Minas Gerais deve fechar o ano com 8 novos destinos internacionais conectados ao BH Airport em voos diretos
Foto: Divulgação Secult-MG – Abav 2023
A Secult-MG, secretaria responsável pela promoção do turismo de Minas Gerais e pelo sucesso do estado neste setor que foi um dos mais afetados pela pandemia, e que hoje deu uma guinada e cresce, segundo dados do IBGE, acima da média nacional, começou 2023 com 2 destinos internacionais (Lisboa, Cidade do Panamá) e deve terminar o ano com 8 (Panamá, Bogotá, Fort Lauderdale, Orlando, Curaçao, Santiago, Lisboa e Buenos Aires).
Isso significa divisas para o estado, geração de emprego e intercambio cultural. E por falar em cultura, a mesma secretaria, comanda pelo arquiteto que é PhD/MD em Cultura Européia, o mineiro de São Gotardo que antes de ser arquiteto, quase virou padre, Leônidas Oliveira, é também responsável pelo sucesso da promoção da cultura em Minas.
Foto: A320 Neo Avianca
No turismo os recordes não param, o estado foi eleito pelo site de reservas internacionais, Booking.com, como o destino mais aconchegante e hospitaleiro do mundo em eleição espontânea feita pelos próprios turistas que visitaram Minas Gerais. Os dois destinos eleitos estão umbilicalmente ligados à Ouro Preto: Lavras Novas e São Bartolomeu.
O sucesso fez a Latam anunciar um voo ligando Belo Horizonte a Santiago no Chile – CNF-SCL, que começa operar no próximo dia 29 de outubro. O secretário Leônidas voou direto da feira da ABAV, a maior da história que chegou na sua 50ª edição e aconteceu durante a semana que passou, para Buenos Aires, e de lá anuncio o 8º destino que terá voo direto para Belo Horizonte, desta vez inaugurando uma ponte direta com “los hermanos.”
Foto: Divulgação Secult-MG – Estande de Minas na Abav 2023
A missão internacional que começou no último sábado vai ter duas paradas: Argentina, Buenos Aires, e no Chile, Santiago. A ação na terra de “Los hermanos” está atrelada à participação do destino Minas na FIT-Buenos Aires, uma das maiores feiras de turismo da América, mas a cereja do bolo é a inauguração do voo BHZ – BSAS, da Gol, que começa a operar em 16 de dezembro próximo. O Blog conversou por telefone com o secretário que mais parece uma usina de ideias e não para nem para recarregar as baterias.
“Estaremos presentes no stand da Embratur e contaremos com a presença do chef Felipe Rameh, que fará um cooking show apresentando um pouco da Cozinha Mineira. Ele vai servir canapés que são a cara da nossa cozinha mineira contemporânea (canapé de ovinho de codorna e queijo Minas; canapé de melancia, queijo de cabra, broto de coentro e pimenta; canapé de suflado de tapioca, creme azedo, peixe defumado e dill) e, pra fechar, a famosa goiabada frita Tragaluz.”, relata o secretário.
Foto: A330 da Azul
Da cidade do tango e das milongas, a comitiva embarca junto com o time do BH Airport, para Santiago, onde a promoção do destino Minas segue com apresentação das delícias do sofisticado chef Felipe Rameh. “Nossa estratégia de atração para o público chileno não poderia ser outra: levaremos nossos melhores queijos, cafés e quitandas e para um café com jornalistas e operadores de turismo do país”, relata Leônidas Oliveira que vai entrar para história de Minas Gerais como o secretário que promoveu uma revolução no turismo. E não custa lembrar que ele assumiu a Secult-MG em setembro de 2020 em plena pandemia.
Foto: Airbus A321 Latam
A meta da equipe que acompanha Leônidas em Santiago vai além da simples ação de marketing, a proposta é apresentar os atrativos turísticos de Minas Gerais e ensiná-los a vender o destino. O evento acontece no The Ritz-Carlton Santiago, três semanas antes do lançamento do voo da Latam, entre Belo Horizonte e Santiago, rota inédita para o estado. O voo entre BH e Santiago será operado três vezes por semana no moderno A321, com capacidade para até 198 passageiros, equipado com turbinas General Electric – CFM56-5B3/P, com velocidade de Cruzeiro, 837 km/h (520 mph). Alcance, 4,350 km (2,300 miles). Altitude de Cruzeiro, 10,670 m. (35,000′).
Mais do que entregar folhetos e apresentar as performances degustativas do chef felipe Raméh, o secretário pretende aproveitar a oportunidade para trabalhar o posicionamento dos destinos mineiros no mercado, estimulando o tráfego de chilenos e argentinos para Minas nos vários seguimento potenciais, incluindo o de turismo de lazer, eventos os negócios.
Foto: Boeing 737-800 Max
Os agentes e jornalistas receberão informações sobre às atratividades que são múltiplas e vão do turismo histórico, passando pela gastronomia de Belo Horizonte, Mercado Central, capital dos bares, Inhotim, cachoeiras, Mar de Minas, circuito das grutas, turismo termal, cachaça, futebol, queijo, o café, saúde, o pão de queijo e até o turismo religioso, isso porque Minas é o estado com o maior número de templos católicos do Brasil, tudo isso junto e misturado com a gastronomia e a rica cultura do acolhimento que rendeu ao estado a fama de lugar de povo mais acolhedor do mundo.
Não se assuste se em breve o castelhano estiver dominando as ruas e o comércio de BH, e também nos destinos turísticos de Minas Gerais, não será por acaso.
- Foto de Capa: Marden Couto – Turismo de Minas
José Aparecido Ribeiro é jornalista, presidente da Abrajet-MG.
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945