Deputado Roberto Andrade recebeu título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (22)

Roberto Andrade agora é oficialmente cidadão belo-horizontino, o que já era de fato desde 1970 quando chegou na capital

Foto: Secretário Igor Eto, Vereador Wanderley Porto, Deputado Deputado Roberto Andrade e Des. Luiz de Moura Faleiros

O deputado estadual Roberto Andrade (Patriota-MG)  foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte em cerimônia realizada na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (22) por indicação do vereador Wanderley Porto. O evento aconteceu no plenário do Parlamento municipal na presença de amigos e convidados ilustres. A família compareceu em peso incluindo a esposa, os filhos e as tias.

Roberto Andrade é natural de Viçosa-MG e possui fortes vínculos com a capital, chegou em BH em 1970 e por aqui permanece até hoje. Além de sua atuação política, ele é um entusiasta do futebol e do time do Cruzeiro. Sua carreira inclui a presidência da Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais, onde contribuiu para a regularização fundiária no estado, incluindo a capital. É um apaixonado por BH em especial pela gastronomia.

Foto: Secretário Igor Eto, Deputado Antonio Carlos Arantes, Maria Gomes Matoso

Como empresário da Construção Civil, Roberto colaborou com o Sinduscon-MG na elaboração de diretrizes para a legalização e registro de imóveis em Belo Horizonte, trazendo mais padronização e clareza às regras jurídicas. O Deputado também é reconhecido por seu diálogo com o setor produtivo e por promover o desenvolvimento econômico e social da cidade.

Andrade liderou esforços para manter voos de grande porte no Aeroporto Internacional de Confins e tem participado das discussões sobre o Aeroporto Carlos Prates, bem como o sistema aeroportuário da Região Metropolitana. Além disso, ele apoia o fortalecimento dos sistemas ferroviário e metroviário, e a indústria. É entusiasta do turismo e da cultura como motores da economia criativa. Recentemente o deputado assumiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vem fazendo um trabalho importante junto às forças produtoras do estado.

Foto: Mesa da solenidade na Câmara Municipal presidida pelo vereador Wanderley Porto

A concessão do título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte é na verdade um reconhecimento pelo esforço do cidadão viçosense Roberto Andrade para a capital, sua dedicação em diferentes áreas de atuação”, relatou autor do título de Cidadania Honorária, vereador Wanderley Porto. ele acrescenta que o deputado esta sempre preocupado com o bem estar da população belo-horizontina e mineira. Roberto chama atenção para a importância do turismo: “BH é a porta de entrada do Estado, está muito bem localizada geograficamente e preparada para receber bem o turista, seja ele visitante a trabalho ou a lazer”, destacou o homenageado.

Foto: Secretário Igor Eto, Deputado Roberto Andrade , Desembargador José Luiz de Moura Faleiros, e Deputado Dr. Maurício

O evento foi prestigiado e contou com a presença de Igor Eto, Secretário de Governo de Minas Gerais, representando o Governador Romeu Zema; – Desembargador José Luiz de Moura Faleiros, representando o Presidente do TJMG, Desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; Delegado-Geral Aluísio Fagundes, representando a Chefe da Polícia Civil, Doutora Letícia Gamboge; Ari Álvares Pires Neto, Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais – SERJUS-ANOREG/MG; o  Dep. Estadual Antônio Carlos Arantes, 1º Secretário da ALMG; Dep. Estadual Dr. Maurício; Felipe Attiê, ex-Deputado Estadual e Presidente da Fundação Ezequiel Dias; Tiago Ulisses, ex-Deputado Estadual;  João Leite, ex-Deputado Estadual;  José Aparecido Ribeiro, jornalista; Sérgio Santos Rodrigues, Presidente do Cruzeiro Esporte Clube;  Arcedino José de Almeda (Didi Almeida), Prefeito de São Sebastião da Vargem Alegre; Edson Teixeira Filho, Prefeito de Ubá; Ricardo Andrade, Prefeito de Cajuri; Adilson Lopes Silva, Prefeito de Jequeri; Maria Gomes Motoso Rocha, Prefeita de José Gonçalves de Minas; Francisco José Rezende dos Santos, Titular do 4º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (MG); Eurico da Cunha Neto, Diretor-Geral do Detran-MG; Eduardo Calais, Vice-Presidente do Colégio Notarial do Brasil;  Bruno Gonçalves Fonte Boa, 2º Vice-Presidente da SERJUS-ANOREG/MG; Estevão Fiúza, Presidente do Conselho do Agronegócio da Associação Comercial de Minas Gerais; Leandro Gabriel Moura Teixeira Mota, Presidente do Instituto de Protestos de Minas Gerais; Thiago Rodrigues, Gerente de Meio-Ambiente da FIEMG; Paulo Renato Alves Oliveira, Diretor do Departamento de Assuntos Políticos e Legislativos do Instituto dos Advogados de Minas Gerais;  Samuel Marcelino de Oliveira Júnior, ex-Subsecretário de Administração Prisional e de Weyder Marques Borges: personal trainer do homenageado.

Presentes também familiares do deputado: Roselene Nantes de Souza Andrade (esposa); Roberto Nantes de Souza Chequer Andrade (filho); Raquel Nantes Andrade (filha); Luiz Fernando Andrade (primo); Maria Doninha Andrade (tia); Adélia Maria de Andrade Ribeiro (tia),

O coquetel que se seguiu ao evento foi servido impecavelmente pelo Buffet Trigoleve.

Íntegra o discurso do Deputado Roberto Andrade:

“Quero, inicialmente, agradecer ao Vereador Wanderley Porto, autor da proposição que me concedeu o destacado Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, e a todos os vereadores desta Câmara Municipal que, por unanimidade, aprovaram a concessão dessa honraria.

Por estarmos nessa Casa Legislativa, que é a representação máxima e síntese social, política, econômica e cultural da população da nossa Capital, sinto-me extremamente à vontade para falar do momento político em que vive o nosso país.

Não se trata da defesa absoluta de grupos A ou B, mas de expressar a defesa intransigente e absoluta que tenho feito na Assembleia de Minas do direito ao livre pensamento, à livre expressão e o livre debate de ideias.

Acredito e defendo que todos nós, deputados, vereadores, enfim, todos os cidadãos devem ser respeitados em suas convicções e nas ideologias que abraçam. Essa é a minha crença maior e a base da minha atuação parlamentar, no exercício do mandato que me foi outorgado pelos mineiros.

No entanto, é patente e cada vez fica mais claro para a população em geral, que os DEBATES se transformaram em EMBATES, uma exacerbada e injustificada luta política desconectada da realidade da vida nacional e dos belo-horizontinos e que muito pouco acrescenta com relação à melhoria na vida dos nossos cidadãos e na solução de seus graves problemas sociais e econômicos.

O confronto de ideias é salutar, é a mais espetacular forma de desenvolvimento da vida humana em sociedade. Muitas das soluções para problemas complexos surgem de grandes debates de ideias e da discussão de diferentes formas de se buscar soluções para problemas da mesma forma complexos.

No CONFRONTO de ideias é primordial que ocorra o ENCONTRO de ideias. E aqui lembro um ditado popular de que não existem soluções fáceis para questões difíceis.

Os homens ou as mulheres que se dedicam à vida pública, que escolhem essa posição, precisam estar sempre prontos para duas coisas muito importantes em suas trajetórias: a primeira é que precisam, permanentemente, prestar contas de suas ações e, a segunda, é saber ouvir e respeitar as vozes discordantes.

Nós que recebemos a delegação do povo mineiro e, em especial dos belo-horizontinos, para representá-los na Assembleia Legislativa e aqui nessa Casa, não podemos perder nunca o norte de que a nossa missão maior é de trabalharmos na fiscalização dos serviços prestados aos cidadãos e no regular emprego dos recursos públicos. Além de apresentarmos propostas de projetos de lei que melhorem a qualidade de vida de nossos conterrâneos.

Infelizmente, nos últimos anos, temos visto que uma névoa se abateu sobre a política, tragada por grupos que privilegiam o EMBATE PELO EMBATE, sem qualquer fundamentação ideológica que justifique tal posicionamento.

Um movimento marcado essencialmente pelo ódio a quem diverge de suas ideias, que contaminou as relações familiares e de amizade, invadiu os templos religiosos, os clubes recreativos e, por fim, está presente em todos os momentos da vida nacional.

É evidente que não se trata da maioria, mas sim de uma minoria raivosa e barulhenta e que, por isso mesmo, acaba por consumir um tempo precioso de todos nós com discussões infrutíferas e sem resultados positivos para o conjunto da sociedade, que paga nossos salários e que mantém as Casas Legislativas de portas abertas.

Falo isso nesse momento, que é de confraternização e de gratidão, não para desanimá-los com relação ao exercício da política e da vida pública, mas, pelo contrário.

Esta mensagem tem como objetivo, na verdade, de fazer um convite aos senhores e senhoras, vereadores e a todos os presentes, para nos insurgirmos contra esses movimentos e grupos que, radicalizados, tornaram a essência da política, que é a busca pelo entendimento dos contrários, em uma questão menor, e que transforma qualquer fato em um vale-tudo ideológico.

O desafio nesses tempos de intolerância política é enorme, mas acreditamos que temos condições reais de revertermos esta história, de colocarmos a política em seu eixo primordial que é servir ao povo, de representá-lo honestamente, sem ter que abrirmos não de nossas convicções e ideologias políticas, sem deixarmos de lado os compromissos que temos com as nossas comunidades, com aqueles que depositaram seus sonhos e expectativas em nossos nomes.

Caro Wanderley, se assim me permite, quero aqui destacar também os laços que me unem à nossa Belo Horizonte. Nascido em Viçosa, na Zona da Mata Mineira, desde a década de setenta, portanto há mais de cinquenta anos, tenho uma ligação profunda com a nossa Capital.

Aqui estive quase que semanalmente, geralmente acompanhando o meu pai, e aqui ficávamos hospedados no antigo Hotel Magalhães, que ficava ali na Rua Espírito Santo.

E passei a conhecer e viver Belo Horizonte, com seus excepcionais atrativos, entre eles o Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, palco de tantas emoções para todos nós, na companhia do jovem estudante de medicina Lidson Potsch Magalhães. No Mineirão conheci e apaixonei-me pelo nosso cabuloso Cruzeiro, time do qual tenho a honra de fazer parte de seu Conselho.

Como Deputado Estadual e Presidente da Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais, trabalhamos muito em conjunto com a Prefeitura de Belo Horizonte, para a regularização de centenas de imóveis.

Um programa de grande alcance social e repercussão econômica, que fez e que ainda faz grande diferença na vida daquelas pessoas que tiveram as suas propriedades devidamente regularizadas, reconhecidas e registradas.

A nossa expectativa é a de que esse programa seja novamente retomado e ampliado. A plena propriedade pelo cidadão e seus familiares é um direito fundamental da vida em sociedade, sem qualquer privilégio ou distinção de poder econômico ou condição social.

Na Assembleia de Minas, no exercício do mandato parlamentar, apoiamos e lideramos todas as iniciativas que objetivavam o desenvolvimento econômico de Belo Horizonte, tendo como alicerce, principalmente, o turismo de negócios.

Entre estas iniciativas encontra-se a nossa atuação para o fortalecimento do Aeroporto Internacional Tancredo Neves como importante hub da aviação nacional e internacional. Hoje o aeroporto é líder em conforto para os seus usuários e destaque em segurança aeronáutica.

Hoje colhemos os benefícios de termos um aeroporto que funciona como grande incentivo para que empresas internacionais coloquem Minas, Belo Horizonte e a Região Metropolitana, em seus planos de investimentos, baseados em alta tecnologia.

Aqui em Belo Horizonte, também sempre estivemos ao lado da ABRASEL-Minas, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, em Minas Gerais, da Associação Comercial de Minas Gerais, da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG em apoio aos programas e projetos que objetivam a geração de emprego e renda.

É inegável a vocação de Belo Horizonte para o turismo de negócios. Poucos grandes centros urbanos no país estão tão preparados para receber feiras, congressos e megaeventos sociais, culturais, recreativos e de negócios como a nossa cidade.

Vamos continuar investindo nessa questão, apoiando e dando o suporte para os nossos equipamentos para eventos, como o Minas Centro e o Expominas, só para citar alguns, a para que a rede hoteleira e de bares e restaurantes esteja sempre preparada para proporcionar a Belo Horizonte a melhor infraestrutura para se projetar definitivamente como o grande centro do turismo de negócios do país.

Senhores e senhoras,

Mais uma vez quero deixar aqui registrada a minha grande alegria pelo recebimento desta tão significativa e honrosa homenagem.

Ainda mais especial para mim por ocorrer nesse 22 de maio, em que se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade de Viçosa, e Santa de devoção da minha amada e saudosa mãe.

Uma homenagem que compartilho com todos os mineiros que acreditaram na minha capacidade de representá-los na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com os meus familiares, amigos, colaboradores e, em especial, com os meus conterrâneos de Belo Horizonte.

Muito obrigado a todos e que tenham uma boa noite!” Roberto Andrade!

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas