Em Brasília quem tem pressa ou é imprudente, não come cru, é comido. O “recuo” de Bolsonaro!

Para os apressados é importante lembrar que o tempo, a lógica e a moral da política não são as mesmas das do povo

O povo brasileiro acordou com a sensação de ter sido traído, e alguns chegaram a jogar a toalha. A turma do deixa disso, juntamente com a esquerda que deseja tomar o poder estão em êxtase com o posicionamento desta quinta-feira (09) do presidente Jair Bolsonaro. Na leitura mundana e imediatista, Brasília hoje deveria acordar e ver 11 “traidores” dependurados em forcas na Praça dos Três Poderes. Esse é o desejo de milhões de pessoas. É legítimo? Sim. Possível? Evidente que não.

Os ministros que chamaram o povo de “baderneiro”, “radical”, “insano” merecem punição, afinal se dizem defensores da democracia, mas se comportam como tiranos quando agem sendo policiais, delegados, promotores e juízes, rasgando a Constituição que juraram defender. Dão provas do menosprezo que sentem pelo povo no próprio luxo que vivem.

Fato é que a lei do talião, “olho por olho, dente por dente”, ficou para trás e os tempos são outros, aqui o buraco é  mais embaixo. A surra precisa ser dada de outra forma, não na baioneta, ou no modelo medieval, mas na caneta e nas quatro linhas da Constituição – frase repetida centenas de milhares de vezes, mas pouco praticada por quem ataca o presidente e espera deles “flores”. Ele é atacado, mas quando revida é chamado de desequilibrado.

Bolsonaro muito provavelmente não leu “A Arte da Guerra de Sun Tzu”, mas alguém deve ter lido e no pé do ouvido sugeriu que ele aplicasse parte das teorias que estão lá. Também não deve ter lido “O Príncipe de Nicolau Maquiavel”, mas Michel Temer com certeza leu e citou trechos nas 5 horas que conversaram ontem quinta-feira (09).

O presidente pediu e o povo atendeu

O presidente pediu e o povo atendeu, fez o que ele precisava que os inimigos e o mundo visse no último 7 de setembro de 2021.  Não foi por acaso a negação, o desespero, a manipulação de imagens e a tentativa tresloucada da imprensa de mostrar outra versão que não era a das imagens. Eles seguem brigando com as imagens. Sabem o que significou o povo nas ruas, embora o desprezo deles pelo povo também seja maior do que a razão e os fatos.

Uma trégua às vezes é necessária para ganhar fôlego, desarmar o inimigo e se fortalecer para continuar na guerra. Os dois lados estão se rearmando, fato.  Apesar de esgotado, exaurido e legitimamente impaciente, o povo terá que compreender que não é hora de abandonar o barco e jogar a toalha.

Conversando com gente mais experiente do que eu em Brasília tive noticias de que nos bastidores a trégua, que chamam de “pacto de não beligerância” estava sendo construído há um mês. Não creio que o imperador Moraes vá cumprir o acordo, e isso é tudo que os defensores da democracia que Bolsonaro representa, precisam.

Bolsonaro não está sozinho no covil, conhece as serpentes e o modus operandi delas

Na mesa de negociações o executivo governamental está sendo representado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. O legislativo tem na mesa o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG) e pelo judiciário, responde o ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Gilmar Mendes, ele que se fosse jogado aos leões (povo), viraria pó.

Mas é assim a lógica e a moral da política, que não é a mesma dos homens. Basta ver onde foi parar Renan Calheiros. O fato é que os atos que alguns ministros do STF e a imprensa em uníssono chamam de “antidemocráticos” conferiu ao presidente um up-grade no palco dos acontecimentos.

Sabendo disso entra em cena como mediador, o animal político Michel Temer, homem que a história há de ser justa e reconhecer por ter tirado o Brasil do maior buraco da sua história, cavado por Dilma Rousseff e pelos aliados do PT que saquearam o cofres públicos por 20 anos.

Bolsonaro tem pela frente dependendo do Supremo Tribunal Federal ação que pede derrubada dos decretos de armas; o inquérito dos “atos antidemocráticos” devendo ser transferido para a PGR saindo das mãos de Moraes, seu maior desafeto. Tão importante e não menos falada, a questão Raposa Serra do Sol em Roraima.

Nas mãos do Legislativo, a aprovação de Emenda Constitucional que bota freio definitivo no STF limitando suas ações a questões  constitucionais ou inconstitucionais, aumentando o prestígio do próprio legislativo. Não acabou ele terá que costurar a aprovação do ICMS fixo para combustíveis; o Auxílio Brasil e os precatórios, além da sabatina de André Mendonça para o STF.

Em troca, o presidente foi obrigado a contrariar os caminhoneiros em uma greve que estava pronta para um blackout que provocaria desabastecimento e impactos imprevisíveis na economia, obrigando o presidente a decretar a “Garantia da lei e da Ordem” – GLO, prevista da Constituição Federal.

Portanto, o recuo foi um ato simbólico e de boa vontade do presidente com os dois poderes que contou com a maturidade e sagacidade do “mordomo” e safo Michel Temer. Há quem diga que a participação dele nesta articulação não foi de graça. E, convenhamos, merecida pela sua capacidade e lhaneza do trato da política.

Ele vai receber apoio de Bolsonaro para sua candidatura a deputado federal podendo já na próxima legislatura, substituir Lira na presidência da Casa. Com efeito, em se tratando de Brasília, o melhor a fazer é manter o sentimento de patriotismo, esperar o lago decantar e o líder te surpreender, pois de bobo ele só tem a caneta Compass que escreve e assina tão bem quanto as Montblanc.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

www.zeaparecido.com.br

31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Este Blog necessita de anúncios e doações para a manutenção. Colabore!

17 thoughts on “Em Brasília quem tem pressa ou é imprudente, não come cru, é comido. O “recuo” de Bolsonaro!

  1. Posso estar enganada, mas tudo isso aconteceu como o PR. Bolsonaro planejou c mt paciência e tática. O PR. Viveu 28anos dentro do parlamento federal convivendo com uma corja imunda em sua grande maioria de políticos canalhas, muitos ainda ladrões e corruptos. E foi militar formado pelas Agulhas Negras. Foi uma jogada de mestre.

  2. Eu , sinceramente joguei a toalha, sou imediatista, lutamos por uma justiça e nesse momento o presidente faz uma reunião com o Temer, exatamente quem indicou o abusado Moraes, o ditadorzinho. Exatamente depois da dita reunião , Bolsonaro joga água fria na fogueira, o que você espera dessa situação , é o mesmo que dar milho para o bode , dar linha para pipa.
    Ou seja : Dar tempo para o inimigo te derrubar. Ele jogou o Brasil para as Feras.

  3. Parabéns meu amigo pela matéria tão claramente exposta….Sigamos em frente…🇧🇷🤜🤛

  4. Se enganam quem acha que ganha a guerra quem tem as armas mais potentes
    Isso aí é uma batalha de Davi contra golias uma simples funga ( estilingue) derrubou um gigante com todo o seu poder bélico
    Assim será também com o nosso presidente derrubará todos os gigantes
    Brasil acima de tudo
    DEUS acima de todos

  5. BOLSONARO sempre tem razão. Eu confio no meu Presidente! Será reeleito com certeza no PRIMEIRO TURNO. Se DEUS quiser e ELE há de QUERER!

  6. Se a esquerda achou ruim sinal que foi tudo muito bem feito. Ruim para eles ótimo para nos. Confiando sempre.

  7. Sabemos que quem pratica todo tipo de arbitrariedade o tempo inteiro é o STF através de seus ministros, que já há algum tempo não nos causa mais surpresas, lamentavelmente. Porém devemos compreender que não é tarefa fácil ter que chafurdar no chiqueiro que é Brasília, onde é decidido a vida do povo da nossa nação. Rezemos!

    1. Quando você pensa no mal, ele passa dentro de sua alma.
      A pessoa só fala o que o coração tá cheio.
      O Bolsonaro tem aqueles repente mas só farol, é humilde de coração grandioso.
      Ali em Brasília tem centenas e centenas de pessoas do contra, conviver num ambiente assim é terrível.
      Você nunca sabe de onde vai sair o tiro.
      Dessa forma, .foi melhor, afinal oposição ou posição são todos brasileiros.
      Muita oposição passou a admirar Bolsonaro que tem coragem de se retratar, contrário da oposição.
      Vamos Brasil

  8. Vamos confiar e acreditar que tudo saia melhor que o previsto. Só quem vive entre lobos sabe os próximos movimentos para se proteger .O presidente vive isso à mais de dois anos e saberá como agir .
    O povo nas ruas foi uma demonstração do que podemos fazer pelo Brasil 🇧🇷

  9. Gostei muito da sua matéria. Muita seriedade de pensamento e um tiquinho de ironia, tornaram sua matéria explicativa, lúcida e de fácil leitura.
    Dia a dia você se supera.

  10. Belo comentário!! Cada frase reflete o que penso ou ajudou a uma reflexão mais profunda! Parabéns!!! Compartilharei!👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  11. Os meandros da politica só os sabem quem está mergulhado nela. Tenhamos paciência e acreditemos no rumo que o Presidente está dando repeitando a constituição.

  12. Muito boa a matéria, até para mostrar aos que não entenderam a reação do Bolsonaro, que ele esta certo e que é muitoooooooooo inteligente.
    Vou copiar e postar no facebook.
    Parabéns mais uma vez.

  13. Eu sempre afirmo, BOLSONARO conhece demais as entranhas das politicagens em BRASÍLIA e é super bem assessorado, provocou as autoridades e com o seu carisma obteve o apoio do povo, foram quase 30 Milhões no Brasil todo que foram para as ruas dia 07 de Setembro.

    Ano passado eu estava em BRASÍLIA e devido ao DECRETO não tinha quase ninguém e planejamos levar 1 Milhão de pessoas para os 199 anos da INDEPENDÊNCIA do BRASIL e com a força do ZÉ TROVÃO< SÉRGIO REIS e muitos outros, foram quase 3 Milhões.

    Quantos é que irão em 2022, que serão as comemorações dos 200 anos da nossa INDEPENDÊNCIA da COROA ??

    Com a BANDEIRA BRANCA BOLSONARO recuou ??
    Não, ele continuou dentro das 4 linhas da CONSTITUIÇÃO e desmoralizou muitos que o querem ver fora da Presidência, matou de raiva a esquerda podre que o acusavam de estar preparando o GOLPE.

    GLOBO então, só fala em MOVIMENTOS ANTIDEMOCRÁTICOS, outros em ATENTADO contra a CONSTITUIÇÃO e a DEMOCRACIA, verdadeiros absurdos de quem não admite as mesmas e só as ferem.

    Vamos aguardar os próximos capítulos dessa NOVELA DA VIDA REAL, chamada BRASIL.

  14. Está sua matéria e muito rica de muita lucidez.Parabéns
    Que DEUS continue iluminando nosso Presidente Herói.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.