Exemplos para a indústria Tupiniquim que vem do Japão e que demonstra o poder da transparência nas relações com o consumidor

Comportamentos que geram confiança e que consolidam marcas mundiais – Exemplos de desvio na Daihatsu que fortaleceram ainda mais a confiança da Toyota perante os consumidores

Foto: Reprodução internet – Assinatura do acordo de fusão Toyota Daihatsu

POR: Joel Barbosa Francisco – Militar veterano – É articulista no Blog.

“O Brasil vem acumulando crises pela falta de transparência, uma certa infidelidade genuína dos políticos e gestores públicos que gozam de estabilidade com os princípios basilares da democracia, gerando inclusive a insegurança jurídica que afasta investidores e empresários que poderiam investir no país, trazendo empregos, renda e melhoria na qualidade de vida da coletividade.

“A Daihatsu, montadora japonesa cuja proprietária é a conhecida Toyota, interrompeu a produção nacional depois de admitir que falsificou os resultados dos testes de segurança de seus veículos durante mais de 30 anos. Uma prática inaceitável no Japão.

Tanto que o mal feito aqui, fez a empresa anunciar lá que a linha de produção estará fechada por um período indefinido até que seja solucionado o problema”. Este fato foi divulgado nos principais veículos de comunicação do Brasil. Que lições podemos tirar dele?

Os brasileiros que admiram os produtos da marca guarda-chuva (Toyota) não deixarão de usá-la em virtude deste desvio na Daihatsu. Ao contrário, passaram a ter mais respeito por ela. Isso por que nos habituamos com a falta de transparência e os desrespeito das empresas nacionais com os consumidores pouco exigentes.

Exemplos como esse abrem possibilidades para evoluirmos enquanto nação. São eles que nos faz enxergar que é através de atitudes honestas e transparentes que evitamos danos a terceiros e a nós mesmos. Dizem que é o erro que nos ensina.

A tradição e a seriedade milenares dos japoneses refletem uma prática natural de transparência e retidão, comum na cultura daquele país. São exemplos dignos de serem compartilhados e disseminados para que através deles, possamos melhorar comportamentos por vezes arraigados, e evoluirmos.

Não é por acaso que os produtos japoneses gozam de credibilidade. A qualidade e longevidade dos veículos produzidos pela Toyota, por exemplo, conquistou a confiança de bilhões de pessoas em todos os cantos do planeta, garantindo para a empresa e seus investidores, a liderança nas vendas com resultados expressivos que crescem, fazendo a roda da prosperidade girar num contínuo.”

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor do Blog

www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Colabore com a manutenção deste Blog anunciado, compartilhando e doando qualquer valor pelo Pix: 31-99953-7945 

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas