Exército encerra manobras e treinamento de guerra na Serra do Relógio em Juiz de Fora

 

Sob as ordens do General Álcio Costa, Comandante de Brigada de Montanha, a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro desloca em manobras de treinamento militar na Região de Astolfo Dutra e Descoberto, desde a última segunda-feira (14). São mais de mil militares da 4ª Brigada, cuja sede fica em Juiz de Fora-MG, todos eles em treinamento de guerra na Serra do Relógio, local que abriga várias reservas ambientais e possui cenários próprios para treinamento militar.

O General Álcio Costa comandou o tradicional 12º Batalhão de Infantaria em Belo Horizonte, unidade que hoje tem à frente o Cel Martins Mota. (O 12° BI agora é 12° Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (12° BIL Mth).

Os exercícios são operações simuladas de guerra em ambiente típico de montanha, teatro em que os militares do Batalhão de Juiz de Fora são especialistas. As atividades ocorrem especialmente durante a madrugada e os soldados enfrentam na prática uma topografia composta por vales e serras, tudo feito em total sigilo, de modo a surpreender um eventual “inimigo” no teatro de guerra simulado.

Como a atividade termina somente na noite de hoje, sexta-feira(18), o comando da 4ª Brigada de Montanha  alerta a população para possíveis danos que podem ter sido causados nas operações, e que serão reparados por equipes qualificadas que seguem os pelotões de assalto. A região é conhecida pelas belas paisagens e pelo turismo de aventura, com trilhas desafiantes. Se você mora ou estiver passeando pela Serra do Relógio, não se preocupe, pois o barulho de tiros e explosões não representam riscos para as pessoas, já que a munição utilizada pelos militares é de festim. Lembre-se também que trata-se de treinamento, e que o Brasil não está em guerra.

O Blog ouviu o Comandante do 12º Batalhão, Cel Martins Mota, e ele tranquiliza a população dizendo que as manobras são monitoradas e todos os detalhes com a segurança são estudados previamente. Contudo, deixa contatos para a população rural ou turistas que estiverem na região caso alguma anormalidade ocorra, pois não é uma atividade que pode ser divulgada antecipadamente: “Se porventura qualquer pessoa sofrer algum dano, basta entrar em contato com o comando da Brigada pelos telefones (32) 98468-0447 ou (32) 99934-8472”, reforça o Comandante.

jaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945  WhatsApp

2 thoughts on “Exército encerra manobras e treinamento de guerra na Serra do Relógio em Juiz de Fora

  1. Para quê preocupar-se com o “inimigo” externo?
    Os brasileiros são inimigos de si mesmos…
    Isso já bastam as guerras e a tragédias internas…
    Os crimes…
    As corrupções…
    A falta de iniciativas…
    Os desrespeitos…
    As entregas (verdadeiros atos de lesa-pátria)…

  2. Adoro a disciplina dos militares. Se todos fossem iguais a vocês, que maravilha viver. Me sinto país de primeiro mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.