Ministro das Comunicações segue em silencio diante dos ataques da imprensa ao presidente da República
Foto: Catraca Livre – Famílias Bolsonaro e Silvio Santos
Fábio Salustino Mesquita de Faria, (44) é administrador, filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e atual Ministro das Comunicações. Começou cedo na política e já está no quarto mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Norte. Licenciado do cargo assumiu o Ministério das Comunicações, um dos mais importantes e estratégicos do governo Bolsonaro. Mas será que está cumprindo sua missão?
O genro do Silvio Santos (SBT) não mostrou a que veio até hoje. Segue cego, surdo e mudo diante do festival de absurdos que virou o jornalismo e a imprensa no Brasil. Até um cego consegue ver e um surdo ouvir as mentiras que tomaram conta do noticiário quando o assunto é o presidente da República.
Imprensa bate e Fábio Faria segue em silêncio
Diante do massacre sofrido por Bolsonaro o que este jovem ministro tem feito? No máximo repetido frases feitas que não surtem qualquer efeito no comportamento de inimigos declarados. A postura de Fábio faria é incoerente com a do chefe das comunicações no Brasil. Se alguém já viu ou ouviu ele exigir direito de resposta quando o presidente é atacado levianamente, me avise por favor, pois eu nunca vi.
Não se tem noticias do ministro usar rede obrigatória de rádio e televisão para desmentir ou defender o chefe do executivo, que diuturnamente é atacado por jornalistas ativistas. Fica claro que ele não quer se “indispor” com a imprensa. Não é de hoje que a liberdade de expressão e de imprensa no Brasil virou libertinagem. A cobertura jornalística é instrumento para militantes de esquerda travestidos de jornalistas atacarem a imagem do chefe da nação.
A imprensa usa a palavra democracia falaciosamente para justificar seus atos conspiratórios com ajuda de especialistas escolhidos a dedo que confirmam reportagens combinadas e manipuladas. Não raro a dramaturgia se mistura retóricas grotescas que distorcem os fatos criando narrativas a bel prazer de apresentadores e repórteres. Grupos como Globo, Band, CNN, incluindo TV e rádios ligados a estes conglomerados já não escondem a perseguição, ela tornou-se explicita.
Concessões publicas de rádio e televisão estão sujeitas a regras que não são cumpridas
Quem mais denigre a imagem do presidente são justamente as empresas que fazem uso de concessões públicas para o exercício de suas atividades. As concessões são regidas por regras e deveria ser também pela ética. Elas não são direito adquiridos e muito menos estão isentas de punição. Em contrato ficam sujeitas a normas que incluem o dever de falar a verdade. Mas isso virou detalhes costumeiramente esquecidos.
Foto: Montagem Jornal da Cidade Online – Joseph Goebbels Ministro da Propaganda Nazista
As Comunicações foram utilizadas no governo nazista de Hitler para confundir o povo, manipular informações e esconder a verdade. No Brasil a mesma prática vem sendo usada com o objetivo de prejudicar o presidente da República. Uso de narrativas falsas, manipulação de imagens e descontextualizações, semiótica e fake-news são flagrantes em toda a grade do jornalismo.
Imprensa mente e não recebe punição
No entanto o ministro segue em silêncio. Vale lembrar que a televisão desempenha papel estratégico e de segurança nacional no momento que o mundo vive uma pandemia. A TV aberta entra na casa de 92% da população brasileira e exerce poder de formadora de opinião, portanto deveria mostrar a verdade e não confundir a população ou manipular os fatos de acordo com seus interesses políticos.
Nada disso é suficiente para tirar o genro do Silvio Santos do conforto e do silêncio que parece ser regra no Ministério das Comunicações. Fábio Faria precisa urgente mudar de postura ou entregar o seu cargo de Ministro das Comunicações para alguém que faça valer a lei para jornalistas sem limites e antiéticos.
E por falar nisso, alguém saberia dizer se temos Ministro da Justiça e o nome dele?
José Aparecido Ribeiro é jornalista
Contato: jaribeirobh@gmail.com Whatsapp: 31-99953-7945 www.zeaparecido.com.br
Este blog necessita vive de anúncios ou doações para sua manutenção. Ajude a manter a independência deste Jornalista.