Festival Hotel Gourmet promete movimentar a gastronomia mineira neste sábado dia 12 em BH

Acontece neste sábado (12) nas dependências da Faculdade UNA – Unidade João Pinheiro, no centro de BH de 10h às 12h, o Festival Hotel Gourmet. O evento é uma iniciativa da coordenadoria regional da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação – FBHA, que tem no comando Marcos Valério Rocha, profissional com mais de 30 anos de atuação em diversos setores do turismo.

Valério lembra que a gastronomia hoteleira do Estado possui profissionais de altíssimo nível: “Considero uma viagem por Minas através da gastronomia em um único endereço”, relata. O acesso, disse o executivo, é gratuito ao vivo pelo YouTube, com o público podendo ter acesso à receitas e funciona também no modelo Take Away – Pegue e leve

Chefs Consagrados confirmaram presença no Festival

Confirmou presença o Chef Rafael Bruno Rocha representando o hotel Ramada Encore de Belo Horizonte, unidade administrada pela Vert Hotéis, empresa comandada pela ex-secretária de Turismo de MG e herdeira de Décio Drumond do consagrado Ouro Minas, a empresária Erica Drumond.

Representando a gastronomia de Caxambu, o Chef Geraldo Brito, do hotel que leva o mesmo nome da cidade que é destino conhecido das Estâncias Hidro termais. De Montes Claros para o Brasil, o Chef Felipe Leroy promete mostrar que a cidade do norte de Minas tem muito mais do que o tempero baiano a oferecer, e que a gastronomia de “MOC” possui identidade própria, com personalidade. Leroy representa o conhecido Hotel Dubai.

Não poderia faltar no cardápio de gourmets da culinária Mineira o Chef Gustavo Freitas, representando a Pousada Lago de Minas e a cidade de Santa Cruz de Minas, no Campo das Vertentes há 180 km da Capital. A pacata cidade tem clima agradável, cachoeiras famosas e é onde fica o marco zero da Estrada Real.

Da famosa Monte Verde com os seus mais de 150 hotéis na Serra da Mantiqueira, município de Camanducaia, o destino preferido de paulistas será representado no Festival pelo Kuriuwa Hotel, do Chef Danilo Simões. Não poderia faltar a Capital da Zona da Mata Mineira, Juiz de Fora, representa pelo Trade Hotel e seu famoso Chef Giovani de Freitas.

Ir a Roma e não visitar o Papa é o mesmo que visitar Minas e não conhecer Ouro Preto, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Quebrando a hegemonia masculina no Festival, a Chef Rubia Lacerda representa o Hotel Pousada do Arcanjo e a capital do Barroco Mineiro, palco da independência e cidade onde os Inconfidentes mudaram o curso da história do Brasil.

Festival Hotel Gourmet nasce graças ao sucesso do Encontro Mineiro de Hotelaria

Foto: Hoteliernews – Marcos Valério Rocha – FBHA

O idealizador lembra que o Festival Hotel Gourmet surgiu em virtude do sucesso das aulas shows ministradas pelos Chefs de cozinha de vários hotéis Mineiros no encerramento da 19ª Edição de outro evento consagrado, realizado por ele mesmo, o Encontro da Hotelaria Mineira. Foi o que motivou Marcos Valério a promover um evento específico envolvendo os Chefs e divulgando os destinos e os hotéis que eles atuam.

O coordenador regional da FBHA relata que escolheu a data para o lançamento do Festival em virtude da comemoração dos 123 da Capital e os 300 anos de Minas Gerais. Valério acredita no turismo como carro chefe da economia e salienta a importância do trabalho que vem sendo feito pela Secult-MG: “Pela primeira vez conseguimos unir cultura e turismo, e um complementando o outro”, lembra.

Os pratos serão produzidos na cozinha show do Centro Gastronômico da UNA (Praça da Liberdade) pelos Chefs convidados e mediante os pedidos feitos Online serão porcionados e embalados segurança para retirada em sistema Drive Thru (retirada no local). Junto com o prato encomendado acompanham todas as receitas preparadas pelos Chefs.

Secretário de Turismo recebe carta branca do Governador Romeu Zema

Foto: Acerco Secult-MG – Secretário Leônidas Oliveira – “O João de Barro do Turismo”

O turismo em minas é gastronômico e cultural, foi o que disse o Secretário Leônidas Oliveira no lançamento do Circuito Liberdade, que é portal de entrada do Estado, lançado há duas semanas na Praça da Liberdade. O secretário é protagonista das ações que levam o Turismo e a Cultura para Minas, para o Brasil e o Mundo.

Na próxima semana será meu entrevistado no Programa Conexão BH do Canal Noticioso, e vai contar os planos que tem para secretaria e para os 300 anos de Minas. Leônidas conta com o aval do Governador Romeu Zema, o mais bem avaliado do Brasil, e um caixa com mais de R$200 milhões para organizar e vender o destino Minas Gerais no Brasil e em polos emissores internacionais. Vale a pena assistir o Conexão BH edição #130 que ai ao ar na quarta-feira (16) pelo YouTube.

José Aparecido Ribeiro é Jornalista independente em Belo Horizonte e presidente da Abrajet-MG

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.