Governo de Minas vai liberar R$42 milhões para Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Parlamentar do Partido Novo garante verbas para UFVJM. Governo de Minas vai investir 42 milhões por meio do Programa Estadual de Apoio às Universidades Federais 

Foto: Divulgação – UFVJM

Zema investe na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A iniciativa teve apoio decisivo da Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO), que juntamente com o governo garante os recursos por meio do Programa Estadual de Apoio às Universidades Federais do estado. O vale é uma região amplamente conhecida devido aos seus baixos indicadores sociais. A região tem uma beleza natural singular e guarda riquezas culturais e diversidade com fortes vínculos com as culturas portuguesa, negra e indígena.

A região é chamada de vale em virtude do Rio Jequitinhonha que atravessa toda a sua extensão, desde sua nascente no município do Serro – MG até sua foz no município de Belmonte, na Bahia. O Vale do Jequitinhonha começou a ser ocupado pelos europeus no início do século XVII, com a descoberta de ouro atraindo multidões de garimpeiros.

Ao todo são 78 municípios, sendo 55 no Vale do Jequitinhonha e 23 no Vale do Mucuri. A parlamentar que está no seu primeiro mandato e é economista, Mestre em Economia pela Concordia University (Canadá), pós-graduada em Controladoria e Finanças e graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com parte dos estudos na Université de Liège (Bélgica). É membro da Golden Key International Honour Society (sociedade internacional de pós-graduados de alto desempenho), destaca que a região é uma das que mais demandam investimentos, sobretudo em educação e por isso seu empenho em conseguir recursos.

Foto: Divulgação – Entrevista da Deputada Laura Serrano ao programa da Jovem Pan

Serrano chama atenção para o fato de que as melhorias na infraestrutura da UFVJM significa possibilidade de acessão social para milhares de famílias.  A vida no Vale do Jequitinhonha e Mucuri sempre foi difícil para as comunidades que nasceram na região árida do estado de Minas Gerais, e não tiveram acesso a educação de qualidade. Para a parlamentar educação é passaporte para novas oportunidades e acessão social.

Laura explica que se reuniu com o Secretário Geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões que é do mesmo partido dela e do Governador Romeu Zema para levar a demanda e que não foi difícil convencê-lo. Esteve presente com eles o reitor da UFVJM, Janir Soares, que ajudou nas estratégias para conseguir convencer o Governador e o Secretário da importância destes recursos para a Educação Superior nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

As conversas com o governo começaram há pouco mais de um mês e envolveram a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Serrano disse que a UFVJM será a beneficiaria dos recursos e receberá o investimento de R$42 milhões para construção do prédio da Faculdade de Medicina, além da criação de curso de Gemologia no Campus do Mucuri, bem como a consolidação do campus Unaí, com a construção do Hospital Veterinário, laboratórios de pesquisa, restaurante universitário e gabinetes.

O governo de Minas dá um passo decisivo e histórico para a melhoria da qualidade na educação desta região, destacou a parlamentar. “Serão melhorias que refletirão no desenvolvimento local e, também fomentará oportunidades da criação de empregos e renda para a população, além da integração das universidades públicas federais no desenvolvimento de projetos e ações conjuntas com a educação básica”, destaca a parlamentar.

Foto: Divulgação Governo de Minas – reunião Reitor da UFVJM, Dep. Laura Serrano e Secretário Mateus Simões

O Governador Romeu Zema cumpre uma de suas promessas de campanha que é promover o desenvolvimento de regiões esquecidas de Minas Gerais por outros governos. “Vamos dar as bases para que a qualidade do ensino do Estado de Minas Gerais, se consolide, tirando o povo do Vale do Jequitinhonha e Mucuri da dependência”, relata o Secretário Mateus Simões que disse ainda. “Na medida em que a mão de obra melhora, investimentos são atraídos para a região”, afirma o jovem secretário que já foi vereador em BH e é assessor parlamentar da ALMG licenciado.

A região de Teófilo Otoni é conhecida pela grande concentração de jazidas de pedras preciosas. Dominar essa área da Gemologia é fundamental para que o título de capital das gemas seja consolidado. “Repare que o curso de Gemologia é fundamental não só para a cidade mas para toda região. É importante fomentar o Arranjo Produtivo Local (APL). Vamos melhorar a economia, desenvolver a região como este pólo que ela já é, e transformar a vida da população”, encerrou a parlamentar do NOVO.

Em Unaí, os recursos que estão sendo disponibilizados visam atender a infraestrutura para construção do Hospital Veterinário, antiga demanda da região, além de laboratórios de pesquisa, restaurante universitário que vai atender estudantes e a própria população carente da região.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog doando, anunciando e compartilhando!

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas