Grupo Mineiro Belvitur manifesta interesse em comprar a Flytour, maior agencia corporativa do Brasil

Embora o setor de turismo tenha sido o mais afetado pela pandemia, a Belvitur Viagens empresa mãe de uma holding com 10 subsidiárias, segue expandindo sob o comando de David e Marcelo Cohen

Foto: Acervo Belvitur – Dr. David Cohen (87) – Fundador da Belvitur

A Belvitur Viagens agência fundada pelo engenheiro e empresário mineiro David Cohen, há 60 anos, anuncia oficialmente a intenção de comprar a sua concorrente Flytour, empresa do empresário e exemplo de superação de vida, Elói de Oliveira. Ele que nasceu em Porto Alegre e foi menino de rua nas duas maiores cidades do Brasil, e que hoje comanda a maior empresa de turismo do país, em grave crise financeira.

A Belvitur é uma das 10 maiores agencias de turismo do Brasil e a maior de Minas Gerais com 12 lojas, e mais de 250 colaboradores, pertence a uma holding com 10 empresas que tem no comando o jovem e bem sucedido empresário Marcelo Cohen, filho do fundador David Cohen, ainda na ativa e altivo. Marcelo informou que pretende usar capital próprio para aquisição da Flytour e tem planos ousados para a gigante das emissões aéreas.

Foto: Acervo Belvitur – Marcelo Cohen (51) – Presidente Executivo do Grupo Belvitur

A história de superação do empresário Elói merece ser contada, pois é coisa que parece tirada de um livro de ficção: Aos 9 anos, fugindo dos maus tratos da irmã em Porto Alegre foi parar na capital Paulista, onde viveu nas ruas como vendedor de jornais e atendente em loja de malas na Rodoviária do Tietê. Sem perspectivas na metrópole paulista embarcou rumo à “Cidade Maravilhosa” onde conseguiu se virar como guardador de carros em frente ao Copacabana Palace até que a sorte lhe fosse apresentada e sua história mudada.

História de superação que parece filme de ficção

Ali no calçadão de Copacabana, ainda menino, conheceu um guia turístico que lhe ofereceu emprego de office boy na Stella Barros Turismo. O que ele não imaginava que dali em diante seu destino seria traçado para sempre e sua vida daria uma guinada de 180 graus. Nunca mais deixou o turismo e acabou  fundando mais tarde a empresa que é líder em emissões de passagens aéreas da América Latina e a maior agência de viagens a negócios do Brasil.

Foto: Acervo Flytour – Elói D`avila de Oiveira (71) – Presidente do Grupo Flytour

A Flytour opera em várias áreas incluindo as viagens a lazer para o Brasil e o mundo. Possui ainda ampla experiência em eventos, franquias e soluções de viagens, sendo uma empresa referência no mercado de turismo mundial. Está presente em inúmeros países como travel partner licenciada da American Express Global Business Travel.

Uma empresa sólida que assim como outras sentiram o baque das sucessivas crises econômicas vividas nos últimos 10 anos no Brasil. Embora tenha mais de 45 anos de crescimento contínuo nos principais segmentos do mercado de turismo: negócios, lazer, eventos, consolidação e distribuição, franchising e varejo, vive momento de dificuldade financeira que despertaram o arrojado empresário mineiro Marcelo Cohen, ele que comanda a Belvitur Viagens com sede no bairro de Lourdes em Belo Horizonte.

Belvitur passou pela pandemia sem se abalar financeiramente, e atua em várias frentes

A Belvitur, ao contrário, conseguiu passar pelas crises sem perder o controle das finanças, a agência e operadora faz parte de uma holding com 10 empresas, incluindo construção civil e várias empresas no seguimento de turismo, todas com sede em Belo Horizonte. Cohen afirma enxergar na Flytour grande potencial de crescimento e que não tem pressa para bater o martelo.

Foto: Acervo Belvitur – Fachada da sede na Rua Professor Antônio Aleixo, 604 – Lourdes – BH

Mesmo com a crise a Flytour segue tentando encontrar soluções para o drama financeiro que sejam capazes de torna-la rentável e adimplente. Potencial e expertise não lhe faltam. A notícia dada em primeira mãos pelo site de negócio NeoFeed na tarde de quarta-feira (15), deixou o mercado de turismo ansioso já que não existe no Brasil um único agente de viagens que não tenha usado os serviços da Flytour.

Marcelo Cohen promete notícias assim que a transação avançar. Para os mortais que desejam o bem das duas empresas, o melhor é aguardar e torcer para que esta união possa trazer bons frutos para o mercado de viagens nacional. Experiência e arrojo empresarial são marcas da Belvitur e da Flytour.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.brjaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

Este blog aceita anúncios e doações para sua manutenção. Colabore anunciando banners ou doando qualquer quantia.

4 thoughts on “Grupo Mineiro Belvitur manifesta interesse em comprar a Flytour, maior agencia corporativa do Brasil

  1. O que li a respeito é que está empresa sofreu muitas perdas na pandemia e que seria oportunidade de venda nessa crise.
    Verdade é que possui muitos fornecedores e clientes ainda com.muita credibilidade.
    Boa sorte pra quem vende e pra quem assume.

  2. Muitos procuram decifrar o segredo do empreendedorismo. A verdade é que ele não existe. O que existe é muito esforço e trabalho duro! Eu conheço Marcelo Cohen e seu pai , merece todo respeito de todos mineiros pela sua incansável luta. São poucos sobrevivem no mercado mineiro  desde minha época do jornal, parabéns para toda familia Cohen.

  3. O David sempre foi um baita empresário, um exemplo para nós que estamos envolvidos com o turismo a tantos anos. Preparou com sabedoria o seu sucessor, o filho Marcelo, um jovem ousado que enxerga longe. Contínuo sucesso! Nosso abraço. Roberto Fagundes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.