Grupo Nobile de Hotéis reafirma compromisso com investidores em carta pública

Grupo Nobile Hotéis reafirma compromisso com investidores e parceiros comerciais em carta pública escrita pelo fundador da terceira maior administradora hoteleira do Brasil

Com autorização do presidente do Grupo Nóbile, o jovem empreendedor e gestor hoteleiro Roberto Bertino,  que foi meu entrevistado recente no Programa Conexão BH, segue na integra a carta enviada aos milhares de investidores e parceiros deste que é um dos grupos hoteleiros que mais crescem no Brasil.

Em nome do GRUPO NOBILE, esperamos que estejam bem e com boa saúde.

Albert Einstein disse: “Uma vez que você para de aprender, você começa a morrer”. Esse ditado nunca foi mais verdadeiro do que no contexto atual. Até os mais experientes gestores, com reconhecidos êxitos no passado, estão sendo desafiados pela crise provocada pela COVID-19. 

Diante da incerteza, todos nós estamos tendo que reaprender alguns dos pilares fundamentais do setor, como gerenciamento de pessoal e receitas, que passaram por grandes transformações por causa da pandemia. Como resultado, o tráfego da web em plataformas educacionais relacionadas à hospitalidade quase dobrou nos últimos meses.

Em vez de chafurdar na autocomiseração, os hoteleiros entenderem que precisavam agir para se adaptar e salvar seus negócios.  O campo de jogo foi nivelado! À medida que a onda COVID varria a indústria da hospitalidade, quase todas as suas bases aparentemente sólidas foram abaladas. Mesmo os hotéis mais bem-sucedidos, cujo negócio prosperava há décadas tiveram que sair do curso para se adaptar à situação.

Por outro lado, o surto deu aos hotéis que não estavam se saindo bem uma oportunidade única de alcançar seus concorrentes. De fato, com a indústria transformada em uma folha em branco, agora é o momento perfeito para construir novamente e começar a desenvolver vantagens competitivas para o futuro. Independentemente de como se administravam os hotéis antes da pandemia, em primeiro lugar e acima de tudo, as ações tomadas durante esse período crítico definirão a posição do hotel no mercado nos anos, talvez até nas próximas décadas, à frente.

MEM (Metodologia Empresarial Nobile)

Foto: Acervo pessoal – Roberto Bertino Presidente do Grupo Nobile de Hotéis

Nesse diapasão, a NOBILE realizou reuniões com seus Gerentes Gerais e Controllers com o objetivo de implantar a MEN (Metodologia Empresarial Nobile), que surgiu de uma ideia criativa, que foi o ponto de partida do planejamento, no qual o todo e as frações foram pensados e repensados, sempre em busca do equilíbrio das necessidades e dos interesses das partes envolvidas no negócio. A ideia da MEN é gerar riqueza calcada nos princípios da ética, da moral e do trabalho.

A MEN estimula os líderes da companhia a pensarem e atuarem como empresários. O objetivo da MEN é criar o grande Pacto Social, fundamentado no Pacto Político com os stakeholders, no Pacto Empresarial com seus Líderes e no Pacto Operacional com os seus colaboradores. Considerando que estamos atravessando uma crise de proporções globais e muitos são os desafios que se apresentam a nós enquanto gestores, acreditamos que a MEN é o tesouro a descobrir e precisamos nos empenhar e ir o mais longe em sua direção. 

A organização é o seu corpo de líderes, as suas responsabilidades e a comunicação entre eles. Portanto, os nossos gestores das unidades, enquanto representantes da NOBILE, interagirão com os Conselhos e Representantes dos Investidores, donos e grupos proprietários de hotéis do nosso portfólio, fornecedores, parceiros comerciais e colaboradores para apresentarem a MEN com o objetivo de colocá-la em prática e assim superarmos esse difícil momento e nos prepararmos para a retomada, garantindo os melhores  resultados possíveis aos públicos envolvidos no negócio.

Com simplicidade, espírito de servir com alegria e capacidade de adaptar-se pro-ativamente às mudanças, a NOBILE está preparada para a retomada, a qual será catalisada com o avançar da vacinação. O Comitê de Crise para enfrentamento do Covid-19 da NOBILE continua trabalhando arduamente, prestando suporte, informando, instruindo, treinando, controlando e diligenciando as rotinas junto aos líderes e equipes dos empreendimentos sob nossa gestão, licenciados e associados, sempre priorizando a saúde dos nossos funcionários, clientes e parceiros, com os quais temos mantido uma comunicação constante e transparente. 

Registro meus sinceros agradecimentos aos nossos Investidores pela confiança em nós depositada, aos nossos colaboradores pelo engajamento e trabalho frutuoso e aos nossos fornecedores e parceiros pela crença em nossa proposta de trabalho. Teremos meses desafiadores à frente, mas juntos afrontaremos com a máxima confiança.

A todos o meu cordial abraço.

Vamos em frente!

Roberto M. Bertino

Fundador e Presidente

Nobile Hotels & Resorts

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-MG

Este Blog não recebe verbas públicas, depene de anunciantes e doações, ajude a mantê-lo!

One thought on “Grupo Nobile de Hotéis reafirma compromisso com investidores em carta pública

  1. Neste seu blog tenho tido a oportunidade de conhecer um pouco de pessoas desconhecidas, seus desejos, suas vontades de lutas, de seus sonhos e seus planos. Estou achando maravilhoso. Gosto do ser humano e de conhecer um pouco das pessoas.
    Acho gratificante, feliz, e autruista, pessoas que se reinventam em meio a dificuldades, seguem em frente e se sintem em paz se tornando contribuidores na sociedade .
    Lutar por algo em que se acredita, é a oportunidade de ser feliz.
    Parabéns às pessoas dispostas a se reinventar e lutar por isso.
    Por tudo isso sou fã do seu blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.