Humberto Alves Pereira deixa a Cidade e se Conecta ao plano superior

Boa notícia gera notícia boa! A cidade é feita de conexões. Conexões entre pessoas, entre lugares, entre notícias e entre grandes acontecimentos – Filosofia do Cidade Conecta que é legado de Humberto Alves Pereira

Foto: Humbertinho Filho e Humberto Alves Pereira

A notícia não chegou pelo jornal, pelo rádio nem tampouco pela tv, mas pelo WhatsApp, como sugere a contemporaneidade das comunicações no início do século XXI. Aos 74 anos, vítima de um dos seus prazeres, o de “pitar”, o que lhe empurrou para um enfisema pulmonar, o jornalista e empresário Humberto Alves Pereira deixa a Cidade para se Conectar ao plano superior.

Poucas pessoas possuem a presença de espírito e sagacidade de Humberto, no privado e também no público. Seu olhar costumava dizer mais do que mil palavras, seu sorriso largo eventualmente debochado e sempre acolhedor, era garantia de boas risadas. Quando vinha com os olhos serrados,  ficava ainda mais divertido, pois era sinal de que tinha notícia nova no pedaço, algumas mantidas na privacidade, para não contrariar a linha editorial do Jornal da Cidade BH, que por 64 anos contribuiu com a sociedade belo-horizontina, ainda que fosse massageando o seu ego. Afinal, quem não gosta de estar nas páginas do Jornal da Cidade BH (Cidade Conecta).

Em 30 anos de convivência, foram poucas as vezes que não encontrei o Humberto sorrindo e fazendo uma piadinha para receber os amigos e os parentes, em especial, a única irmã, Eliana Alves Pereira, os sobrinhos que ele tratava como filhos, Adriana, Daniela, Sérgio Wilcox, e claro o amigo e irmão José Alexandre, falecido em acidente de automóvel em dezembro de 2002. O Zé Cabeça morreu fazendo uma das coisas que mais gostava, que era pisar fundo no acelerador. Humberto idem, pitando o seu cigarrinho e tomando um bom scotch.

Dono de um humor refinado que lhe abria portas e conquistava corações, o jornalista das “pílulas de cianureto” gozava de um prestígio natural que era fruto do carisma e da herança paterna que ele soube administrar, aperfeiçoar e transferir para o filho de mesmo nome que segue fazendo do Cidade Conecta uma fonte de informações de altíssimo nível, evitando notícias ruins e valorizando as boas.

Humbetinho recebeu o bastão do pai que transferiu do avo Jôfre Alves Pereira, e segue pagando as contas com o fruto do suor de cada dia, com profissionalismo e decência. O Jornal da Cidade sobreviveu à pandemia e vem prosperando com a competências de Humbetinho e Adriana Willcox, ele aqui e ela nos EUA. Só quem vive da comunicação há 64 anos, em especial do jornalismo, em veículo que não está ligado a grandes grupos, sabe o quanto é difícil prosperar em BH. Mas isso é notícia não muito boa, contrária a proposta do Cidade Conecta, e paramos por aqui.

Foto: Adriana Wilcox e Humberto Alves Pereira

Fundado em 1958, o Jornal da Cidade BH registrou, por 64 anos, a história de Belo Horizonte, com um acervo raro e precioso. Hoje Cidade Conecta, o projeto editorial segue contribuindo para a divulgação de assuntos relevantes que marcaram a história de BH, no turismo, na cultura, automobilismo, moda e comportamento. O jornal resistiu até recentemente à era digital e, em 2020, graças a um plano arrojado comandado pelo Humbertinho e Adriana, fez a transição do papel para o digital, sem deixar de valorizar as pessoas. Segue com os seus vários cadernos abordando assuntos relevantes para a coletividade. No seu time, jornalistas do quilate de Luís Otávio Píres – O Tavinho.

Tive o privilégio da convivência em momentos de alegria e de dor, e por isso deixo meu abraço fraterno ao Humberto na certeza de que Dona Hilda, Sr. Jôfre e Zé Alexandre estarão te esperando com um copo de gelo longo, um maço de Dunhrill e algumas garrafas de whisky 18 anos para festejar, lembrando que a sua vida foi uma celebração constante, com pausas para o trabalho, para driblar as intempéries e aempr o lado da família e dos amigos. Você deixa saudades, bons exemplos de que a vida só tem sentido se vivida intensamente de preferência recebendo os amigos, trabalhando e replicando notícias boas.

  • Foto de capa: Recorte enviado por carta, via Correios e Telégrafo, pelo Jornalista Márcio Fagundes.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e vice-presidente da Abrajet Nacional

www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

2 Comments

  • Não o conheci pessoalmente, eu acho, mas você descreveu as características de um grande homem.
    Concordo com o comentário da Ana Maglioni, senti leveza no anúncio da partida dessa pessoa tão especial para o escritor. Meus sentimentos a todos familiares, amigos e leitores.

  • Que belíssima despedida. Senti uma energia tão leve…como a de quem recebe a notícia de um nascimento. E quem disse que não é… não é mesmo?
    Que seu Amigo, honrado cidadão belorizontino continue a brilhar e a sorrir na sua nova morada.
    Meus sentimentos. E parabéns pela homenagem realizada com tamanho sentimento…que tocará a todos que tiverem o privilégio lé-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas