Instituto Besc vai a Foz do Iguaçu discutir O Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira

Além de realizar a 43ª ASPEN, a comitiva conheceu a Usina de Itaipu e a Nova Ponte da Integração

Foto: Divulgação V.Art – Alexandre Gazzi, Marcelo Perrupato, Guido Rogério, Amirante Murillo Barbosa, Jussara Ribeiro, Marcos Bonamigo, Fabrizzio Gaspar, Cristian Silva, Kleber Mascarenhas e Aurélio Murta

POR: Jussara Ribeiro – Jornalista e presidente do Instituto Besc de Humanidades e Economia

Entre os dias 13 e 14 de julho, os conselheiros do Instituto Besc de Humanidades e Economia de vários estados do Brasil estiveram em Foz do Iguaçu-PR para reuniões e visitas técnicas com o objetivo de conhecer as ações voltadas ao Desenvolvimento da Infraestrutura Energética e de Transporte para a Região da Tríplice Fronteira.

Com esse tema, o iBesc realizou a 43ª edição da ASPENAssembleia Permanente pela Eficiência Nacional na sede da Usina de Itaipu, que contou com a presença de diversos participantes e instituições locais.

Foto divulgação V.Art – Visita às instalações da Usina de Itaipu – Comitiva  IBesc com Jussara Ribeiro à frente

A Tríplice Fronteira sempre foi admirada por sua importância econômica, cultural e turística, por unir três dos mais importantes países da América do Sul. Brasil, Paraguai e Argentina sempre mantiveram excelentes relações comerciais e culturais, que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de uma das regiões mais bonitas do nosso país.

É de se lamentar que há muito mais brasileiros até mesmo entre os que rodam o mundo, que ainda não conheceram o Parque Nacional do Iguaçu, as suas Cataratas e a colossal Usina de Itaipu. Talvez pudéssemos ter um preceito como o têm os muçulmanos, que se obrigam ao menos uma vez na vida ir à Meca.

A beleza natural da região, a grandiosidade da Usina de Itaipu, que pode ser considerada o “estado da arte” da engenharia moderna, são ícones turísticos que merecem ser conhecidos, especialmente, por nós, brasileiros. Recebe-se por ali um número de turistas estrangeiros bastante considerável, mas os brasileiros continuam preferindo ir à Florida ver o Mickey Mouse.

Foto: divulgação V.Art – Almirante Murillo Barbosa, Marcelo Perrupato, Jussara Ribeiro, Alexandre Gazzi e Cristian Silva

Nada contra um e outro, mas tudo a favor de Foz do Iguaçu, de onde se atravessa uma ponte para estar no Paraguai, e ir às compras, ou se dirige por uma avenida para chegar à Argentina, para os bons vinhos e a boa comida.

A região, no entanto, necessita de investimentos estruturantes que possam garantir uma maior integração entre os países fronteiriços, de modo a garantir a sustentabilidade dos negócios e os objetivos de desenvolvimento do Mercosul. Somente esses investimentos poderão acelerar seu crescimento econômico e perspectivas futuras, que são muito promissoras, porque o povo, ali, do Paraná é empreendedor e desbravador.

Itaipu Binacional não é apenas uma gigante geradora de energia. A usina é também um grande atrativo de outras empresas, que investem no estado, e um monumento turístico que só perde para as Cataratas do Iguaçu, no número de visitantes que recebe. O papel de Itaipu naquela região é de indutor do desenvolvimento econômico e social. A empresa distribui royalty para 14 municípios às margens do lago, investe pesadamente na melhoria da infraestrutura local.  É a Usina de Itaipu que está participando com a maior parcela dos recursos que levaram à construção da Ponte da Integração, outra obra de arte da engenharia, que deverá ser inaugurada agora em setembro, ligando o Brasil ao Paraguai.

Foto: Divulgação V.Art. – Cristian Silva, Guido Rogério, Kleber Mascarenhas, Marcos Bonamigo, Almirante Murillo Barbosa, Fabrizzio Gaspar, Fabrizio Rocha, Elisâgela Granville, Marcio Massakiti, Aref Kzam, Jusssara Ribeiro, Marcelo Perrupato, Alexandre Gazzi, Helem Oliveira e Aurélio Murta

O Brasil necessita de muitas outras Itaipus para a geração de riqueza e valor, que vão contribuir para os nossos objetivos comuns de desenvolvimento econômico e social do brasileiro!

A transmissão da 43ª ASPEN poderá ser acessada através do canal do Instituto Besc no YouTube.

Depoimentos: https://youtu.be/K2Zsu8oEHpQ

Sobre o Instituto Besc

O Instituto tem como propósito promover o estudo e o conhecimento de todos os núcleos do saber por meio de seminários, conferências, estudos e pesquisas que possibilitem o debate de ideias, a troca de experiências e a realização de ações para o desenvolvimento econômico e humano do brasileiro, para uma vida sustentável no Planeta.

Focado nos aspectos econômicos e humanos, o Instituto Besc reúne dirigentes, especialistas de organizações privadas, públicas e não-governamentais, estudantes e estudiosos de problemas nacionais e continentais. Juntos, eles discutem temas que beneficiam e interessam os brasileiros, buscando a integração de todas as regiões do Brasil para o bem-estar e a prosperidade de sua população.

Sigam o Instituto Besc nas redes sociais e não perca os próximos eventos:

InstagramLinkedInFacebookTwitterYoutubeSite.

Curta a página da ASPEN – Assembleia Permanente pela Eficiência Nacional clicando aqui.

Patrocinadores:

José Aparecido Ribeiro é jornalista

WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com – www.conexaominas.com

Todas atividade toma tempo, e tempo é dinheiro. Se julgar justo colaborar com a manutenção deste site, doando ou anunciando, ficarei agradecido, pois meus proventos vêm desta atividade. Pix para doações: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas