Intensa programação em Tiradentes marca o lançamento do Selo da Cozinha Mineira pela Secult-MG

Três dias de intensa programação em Tiradentes para lançamentos do “Selo da Cozinha Mineira”, do “Projeto Renovar” e do programa “Juntos na Cozinha”, que será exibido na Rede Minas

Foto: Acervo Secult – Divulgação

Intensa programação que começou no domingo (19) e terminou ontem terça-feira (22) marcou o lançamento do selo da Cozinha Mineira em Tiradentes. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Secult-MG, pasta comandada pelo secretário Leônidas Oliveira, tendo como secretários adjuntos, a simpática Milena Pedrosa no Turismo e Bernardo Silviano Brandão na Cultura.

Para Leônidas Oliveira o selo vai fortalecer o turismo cultural em Minas e estimular projetos ligados à economia criativa do Estado. Participaram do lançamento em conjunto com a Secult-MG o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) e o Instituto Periférico, este último responsavél direto pela elaboração do Selo da Cozinha Mineira.

Foto: Secult Divulgação

Com este projeto ganhando forma e sendo reconhecido, a Cozinha Mineira passa a ser patrimônio Cultural do Estado. Em Minas, 71% do turismo é cultural, e essa é uma característica que faz de Tiradentes, um dos destinos mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros”, destacou a Secretária Adjunta de Turismo Milena Pedrosa ao justificar a razão da escolha do local para lançamento do Selo da Cozinha Mineira.

Foto: Acervo Secult – Subsecretária de Turismo Milena Pedrosa

Já o titular da pasta do Turismo e da Cultura, o São Gotardense Leonidas Oliveira, relata que a iniciativa do Selo da Cozinha Mineira “é uma importante ferramenta para consolidar as tradições mineiras que passa muito pela gastronomia e em volta do fogão a lenha, nada mais justo do que transformar isso em patrimônio cultural e divulgar para que o turista tenha a garantia de que vai encontrar a originalidade desta cozinha que passou de gerações e está preservada”, relata. Ele lembra ainda que será feito um inventário atestando a originalidade dos ingredientes que compõem a verdadeira cozinha do Estado mediterrâneo.

Projeto Renovar – Iniciativa da Prefeitura de Tiradentes

Foto: Secult – Divulgação

No embalo do Lançamento do Selo da Cozinha Mineira a Prefeitura Municipal de Tiradentes aproveitou para apresentar o “Projeto Renovar”, que pretende reposicionar o destino turístico da cidade como polo gastronômico nacional e internacional, com base na reputação da cozinha mineira tradicional e contemporânea instalada no município. O que já acontece na prática, vai ser oficializado.

Como a palavra de ordem hoje é parceria, a prefeitura convidou o Sebrae/MG, o Circuito Trilha dos Inconfidentes e a Universidade Federal de São João del-Rei para o desenvolvimento a quatro mãos dos estudos sobre o potencial do turismo na região, agregando apelos turísticos para o turista que acessa Tiradentes e necessariamente passa por São João Del Rey. A cidade centenária que completou no mês passado 304 anos, e é polo de atração de viajantes.

Rede Minas marcou presença e vai lançar o programa “Juntos na Cozinha”

Quem marcou presença no evento foi a Empresa Mineira de Comunicação (EMC), empresa comandada pelo experiente jornalista Sergio Rodrigo Reis (Serginho) que vem inovando no comando da estatal de comunicação do Estado. A partir de 26 de fevereiro, emissora passa a exibir o programa de culinária “Juntos na cozinha”, sempre às 12h.

Foto: Secult – Divulgação – Secretário Leônidas Oliveira

O “Juntos na Cozinha” vai chegar a 70 cidades da região central, sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes, em Minas Gerais, e até Barra Mansa e Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A produção é da TV Diversa, de Juiz de Fora. O presidente da EMC destacou que “a culinária  convida os telespectadores a vivenciarem experiências fáceis e descomplicadas no manuseio dos alimentos em suas próprias casas. A intenção é mostrar que a cozinha é um lugar democrático e que qualquer pessoa pode se aventurar pelo universo da culinária e preparar suas próprias delícias, de maneira simples e saudável”, conclui.

Salvaguarda do patrimônio cultural imaterial

Todo este projeto não teria validade se não fosse a chancela de apoio à promoção e salvaguarda do patrimônio cultural imaterial desenvolvida pela Árvore Comunicação, de Belo Horizonte, a identidade visual do projeto Cozinha Mineira será aplicada nas publicações e documentos oficiais, na página eletrônica e nas redes sociais do projeto.

O logotipo será desdobrado em um selo que será utilizado por instituições e estabelecimentos comerciais que se tornarem parceiros do esforço de promoção e salvaguarda da Comida Mineira: “A essência da identidade visual é a ligação do modo de ser do mineiro, do qual a cozinha é parte fundamental, na alegria, na celebração, no acolhimento, na abundância e no orgulho de pertencer a uma comunidade que construiu e ressignifica este patrimônio vivo, que está sempre aberto para novas referências”, encerra o secretário Leônidas Oliveira.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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