Um passeio histórico relembrando as fases do desenvolvimento individual, chamadas setênios, associando elas às transformações globais coletivas que ocorre em intervalos de 2.160 anos
As Lives Especiais do Médicos pela Vida em parceria com a Aliança Medicina e Pedagogia Antroposófica sobre Medicina, Psicologia e Aconselhamento Biográfico com base na Antroposofia, chega na 6ª edição destacando a série Trilogia, Alma da sensação (1ª live), Alma da índole e do intelecto (2ª live; 3ª live; 4ª live), Alma da Consciência ( 5ª live) e por fim a edição de número 6 que vai acontecer na quarta-feira (13).
A conclusão da Trilogia: “Uma sociedade desenhada para destruir o Eu”, é um trabalho de resgate da história da humanidade em pontos fortemente conectados com o desenvolvimento psicológico do ser humano. Acrescentamos a visão da Antroposofia, para enriquecer ainda mais a oportunidade de conhecimento e diálogo.
Neste passeio pela história, guiados pelo Professor Rufo Garcia Rubio e acompanhados pela médica psiquiatra, Dra. Ana Cristina L. Malheiros, vamos relembrar as fases de desenvolvimento humano individual, chamadas setênios, relacionadas às percepções sensoriais, ao intelecto e à consciência e seus reflexos nos passos evolutivos da própria humanidade.
Em linguagem Antroposófica, trata-se do processo histórico da humanidade, definido em períodos de 2.160 anos, caminhando em sintonia com as fases de desenvolvimento do indivíduo em sua biografia, em períodos de 7 anos, chamados setênios. Destacamos, portanto, as seguintes épocas culturais:
– Cultura egípcia assírio-caldeo-babilônica (2.907 a 747 a.C.): Alma da sensação (Alma sensible, em espanhol)
– Cultura greco-romana e idade média (747 a.C. a 1.413 d.C.): Alma da índole e do intelecto (Alma racional y afectiva, em espanhol)
– Cultura anglo-saxônica (1.413 d.C. a 3.573 d.C.) atual: Alma da consciência (Alma consciente, em espanhol)
Dando continuidade ao tema e caminhando para o fechamento, vamos assistir a abordagem das forças crísticas, essenciais para compreensão do Eu que recebe sua completude e pode se elevar acima do eu humano terrestre, iniciando o processo de se tornar um verdadeiro Eu.
Com Cristo, o Eu é transformado de ser criatura (criada pelos deuses) a ser criador, por suas próprias forças. Este é o grande mistério que começa na transição dos tempos, especialmente na época em que vivemos século XXI. Mas como todo este processo evolutivo começou?
Com o início da evolução da alma consciente, o ser humano desenvolverá em si mesmo os atributos do Eu Verdadeiro, elevando-se gradualmente até alcançar pleno conhecimento de si mesmo como individualidade espiritual. Esse percurso é desenvolvido em etapas e elas serão apresentadas pelo Professor Rubio nesta 6ª e última Live Especial.
Na bancada desta Live que sela a proposta de compreensão da trilogia, “Uma sociedade desenhada para destruir o Eu”:
Professor Rufo Garcia Rubio que possui formação em Arte, Pedagogia e Antroposofia na Escola Superior de Artes de Alanus Hochshule, em Boom na Alemanha. Por muitos anos ministrou aulas de Escultura e Antroposofia. É fundador da Editora Antroposófica e do Centro de Estudos Artísticos “Perceval”, em Buenos Aires, Argentina. Atualmente, é docente em Seminários de Pedagogia na Argentina e no México. Estudioso da correlação entre ideologias e ações políticas, principalmente sobre o globalismo, suas consequências sobre a humanidade, a partir da visão antroposófica.
Dra. Ana Cristina Lemos Malheiros é médica psiquiatra, formada na UFMG, com certificado internacional em Medicina Antroposófica. Com 37 anos de atuação, participa de atividades educativas sobre Bioética na pandemia e consequências para a saúde física e psíquica. Com ênfase profissional em promoção da saúde e desenvolvimento humano. É articuladora de grupos de participação social para defesa da vida, da verdade e da liberdade. Foi palestrante no segundo congresso internacional sobre COVID-19 promovido pela World Council for Health e dos Médicos pela Vida, em julho de 2022 em Foz do Iguaçu-PR.
Participação especial da jornalista Tereza Cristina Tonelli Racy– Defensora da Pedagogia Waldorf
Âncora: Jornalista José Aparecido Ribeiro
Links para acesso: Quarta-feira (13) às 20h30!
HTTPS://medicospelavidacovid19.com.br/live/
HTTPS://gettr.com/user/medicospelavida
Associe-se ao MPV, acessando o site www.medicospelavidacovid19.com.br – Doe para o MPV pelo pix: CNPJ: 19.548.229/0001-93
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV
www.conexaominas.com – Wpp: 31-99953-7945