Foto: Acervo familiar Ivair Nogueira
Minas Gerais perde um dos mais importantes homens públicos que já teve, o ex-deputado Ivair Nogueira morreu hoje em Belo Horizonte no hospital que é referência no tratamento de vítimas da Covid-19, o Madre Teresa. Ivair era mais do que um amigo, desempenhava papel de bom conselheiro sempre pronto para prosas e dicas inteligentes, apontando o melhor caminho, normalmente o do meio, que é onde mora a virtude.
Tinha capacidade rara de segurar os ímpetos dos amigos quando a ira tomava o lugar da razão. Sugeria, quando a decisão representava riscos, que fosse tomada depois da próxima lua. Conhecia a minha indignação de jornalista livre e cidadão inconformado com os absurdos deste país, especialmente os que são advindos da gestão pública municipal de Belo Horizonte nos últimos cinco anos.
O amigo deixa saudades e legado de grandes realizações, foi empresário bem sucedido, marido apaixonado pela eterna namorada, a bela Leia Nogueira que ele olhava com seus olhos verdes brilhosos de esposo apaixonado sempre. Era um pai presente, o amigo que fala, com jeito o que a gente precisa e não só o que a gente gostava de ouvir. Dono de sabedoria notável serrava os olhos e enxergava além das aparências, com inteligência emocional e intuição apuradas.
Engenheiro, advogado e político com vocação, não por acaso ingressou cedo na vida publica como secretario de obras de Betim. Foi na cidade vizinha onde nasceu que tornou-se prefeito em 1991 com relevantes serviços prestados. Foi lá também que criou sua abençoada e bela família, dentro dos princípios e orientações cristãs, ao lado da esposa e dos três filhos que ele tanto amava.
Carreira baseada na probidade e transparência
Como Deputado, Ivair brilhou na carreira tendo iniciado no parlamento em 1995, sendo reeleito por cinco mandatos consecutivos até 2019, foi vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no mandato do colega Diniz Pinheiro, ocasião em que a ALMG mais esteve presente no interior de Minas. A dupla Ivair/Diniz marcou presença no parlamento com capacidade rara de diálogo, aproximação com lideranças empresariais, sociais e políticas. A Assembleia foi de fato uma casa do povo nesta época.
Aos 69 anos parte em momento de angústia generalizada. Seus exemplos serão lembrados por quem, como eu, o admirava pela simpatia, acessibilidade, leveza de alma, bom humor, generosidade, bom caráter e probidade no exercício da coisa pública. Não posso deixar de lembrar e citar as leitoas assadas no gabinete todo dia 6 de novembro, quando comemorava o aniversário mais prestigiado da ALMG ao lado dos bons amigos, e que tive a honra de fazer parte por longos anos da sua seleta lista.
Você cumpriu sua missão e vai deixar muita saudade caro amigo Ivair Nogueira. Que, em sua infinita bondade, Deus te dê o lugar dos justos ao lado dele e conforte a família que você tanto amou em vida.
José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945