Mais um amigo vítima da Covid-19 que parte antes da hora deixando saudades: Ivair Nogueira

Foto: Acervo familiar Ivair Nogueira

Minas Gerais perde um dos mais importantes homens públicos que já teve, o ex-deputado Ivair Nogueira morreu hoje em Belo Horizonte no hospital que é referência no tratamento de vítimas da Covid-19, o Madre Teresa. Ivair era mais do que um amigo, desempenhava papel de bom conselheiro sempre pronto para prosas e dicas inteligentes, apontando o melhor caminho, normalmente o do meio, que é onde mora a virtude.

Tinha capacidade rara de segurar os ímpetos dos amigos quando a ira tomava o lugar da razão. Sugeria, quando a decisão representava riscos, que fosse tomada depois da próxima lua. Conhecia a minha indignação de jornalista livre e cidadão inconformado com os absurdos deste país, especialmente os que são advindos da gestão pública municipal de Belo Horizonte nos últimos cinco anos.

O amigo deixa saudades e legado de grandes realizações, foi empresário bem sucedido, marido apaixonado pela eterna namorada, a bela Leia Nogueira que ele olhava com seus olhos verdes brilhosos de esposo apaixonado sempre. Era um pai presente, o amigo que fala, com jeito o que a gente precisa e não só o que a gente gostava de ouvir. Dono de sabedoria notável serrava os olhos e enxergava além das aparências, com inteligência emocional e intuição apuradas.

Engenheiro, advogado e político com vocação, não por acaso ingressou cedo na vida publica como secretario de obras de Betim. Foi na cidade vizinha onde nasceu que tornou-se prefeito em 1991 com relevantes serviços prestados. Foi lá também que criou sua abençoada e bela família, dentro dos princípios e orientações cristãs, ao lado da esposa e dos três filhos que ele tanto amava.

Carreira baseada na probidade e transparência

Como Deputado, Ivair brilhou na carreira tendo iniciado no parlamento em 1995, sendo reeleito por cinco mandatos consecutivos até 2019, foi vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no mandato do colega Diniz Pinheiro, ocasião em que a ALMG mais esteve presente no interior de Minas. A dupla Ivair/Diniz marcou presença no parlamento com capacidade rara de diálogo, aproximação com lideranças empresariais, sociais e políticas. A Assembleia foi de fato uma casa do povo nesta época.

Aos 69 anos parte em momento de angústia generalizada. Seus exemplos serão lembrados por quem, como eu, o admirava pela simpatia, acessibilidade, leveza de alma, bom humor, generosidade, bom caráter e probidade no exercício da coisa pública. Não posso deixar de lembrar e citar as leitoas assadas no gabinete todo dia 6 de novembro, quando comemorava o aniversário mais prestigiado da ALMG ao lado dos bons amigos, e que tive a honra de fazer parte por longos anos da sua seleta lista.

Você cumpriu sua missão e vai deixar muita saudade caro amigo Ivair Nogueira. Que, em sua infinita bondade, Deus te dê o lugar dos justos ao lado dele e conforte a família que você tanto amou em vida.

José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

 

5 thoughts on “Mais um amigo vítima da Covid-19 que parte antes da hora deixando saudades: Ivair Nogueira

  1. Meus pêsames, sinto a dor de cada partida! Que Deus conforte o coração de todos nesse momento!💚😔

  2. Esse quadro triste está se repetindo quase toda a semana, e nosso coração fica mesmo em lágrimas.
    É bom ler uma homenagem tão bonita como esta.
    Que Deus console o coração da família e dos amigos que o amavam.

  3. Conheci o Ivair quando assumiu a Prefeitura de Betim em 1991. Ficamos amigos desde então , e hoje recebo essa notícia tão triste. Aparecido, suas palavras sobre o nosso Ivair refletem quem era , pessoa rara , e hoje veio a informação que não queria receber. Sentimentos a sua família e a todos que tiveram o privilégio dessa convivência com o querido Ivair.

  4. Esse arrebatamento devido ao vírus tá nos deixando órfãos e sem lugar.
    Palavras já não adianta para confortar, pessoas maravilhosas estão partindo precocemente mas mesmo assim vamos deixar nossos elogios a elas, sabemos que Deus está sentindo nosso coração e em cima dessas boas referências damos novo aval para o julgamento delas diante de Cristo.
    Descanse em paz Deputado, e para a família nossos sentimentos, bem como, para os amigos , em especial José Aparecido.

    Busquemos o seu legado, pratiquemos as suas virtudes.
    Ele foi mas a lua continua, a estrela que partiu será nosso guia.

  5. E assim se vai mais um guerreiro para o fronte celestial e de lá estará buscando brechas para dar uma mãozinha a esse nosso povao sofrido. Vai com Deus e que ele o tenha a seu lado, sentimentos ao amigo e seus familiares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.