Em BH a concentração acontece na Praça da Liberdade a partir das 9h até às 13h com atrações para as crianças
Foto: Movimento MPB
Vários grupos de cidadãos que são contrários ao aborto e favoráveis ao direito à vida desde a concepção, marcaram manifestações para esta quinta-feira (12), data em que se comemora o dia das crianças no Brasil. A data comemorativa foi estabelecida por uma lei sancionada em 1924, durante a Primeira República. Em BH a concentração acontece na Praça da Liberdade a partir das 9h, com atrações infantis até às 13h.
Em Curitiba a concentração será na frente de Universidade Federal do Paraná às 10h e 10h30min com caminhada até um local conhecido como, boca maldita, chamado assim porque se tornou um famoso local de encontros na cidade para falar mal do governo. Nesta quinta-feira o alvo será outro, a defesa da vida desde a sua concepção.
Foto: Reprodução internet – Freepik
Dia das Crianças, origem no Brasil
O Dia das Crianças foi criado por um decreto sancionado em 1924, durante o governo do então presidente Artur Bernardes, advogado que governou Minas Gerais de 1918 a 1922 e se tornou presidente do Brasil em 1922, permanecendo até 1926.
A data tem apelos comerciais e visa celebrar a infância, etapa importante do desenvolvimento, em especial os dois primeiros setênios, que na Pedagogia Antoposófica são considerados os mais importantes para a formação da personalidade, de zero aos 14 anos.
As primeiras experiências sociais fora do núcleo familiar acontecem entre o primeiro e o segundo setênios, com destaque para as relacionadas ao convívio social o ambiente escolar, todas exercendo influencia na formação das bases para a estrutura psíquica que acompanhará o indivíduo por toda a sua vida, interferindo na sua biografia e comportamento. Os setênios são ciclos de mudanças que todos nós vivemos e que muitos não têm consciência da sua importância e existência.
Foto: Reprodução Arquidiocese de Juiz de Fora
Dia 12 é também dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil
No Brasil o 12 de outubro além de comemorar o Dia das Crianças é também data escolhida para homenagear Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país e representante máxima do catolicismo. Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do Papa Pio e, 50 anos depois, foi decretado oficialmente que o dia 12 de outubro seria feriado oficial no país.
Tudo começou com um grupo de pescadores às margens do Rio Paraíba do Sul, no que hoje é um dos maiores destinos do turismo religioso do Brasil na cidade de Aparecida, SP, onde fica um dos maiores templos religiosos católicos do mundo, a Basílica de Aparecida. Diz a lenda, que em 1.717, um grupo de pescadores lançaram suas redes no Rio e elas voltaram vazias.
Foto: Diocese de Guarapuava
Prestes a desistirem, um deles, o pescador João Alves, encontrou boiando uma imagem de Nossa Senhora da Conceição partida, o corpo separado da cabeça. Imediatamente ele pegou e enrolou as duas partes em um manto. Minutos depois, as suas redes que estavam vazias se encheram de peixes.
Após dezessete anos, e da notícia ter percorrido o mundo, foi construída a primeira capela que não demorou para virar um destino de peregrinação para os viajantes que circulavam por aquelas bandas a caminho de São Paulo ou vice-versa . Em 1.868, a Princesa Isabel ofertou um manto azul e uma coroa cravejada de diamantes à imagem e daí em diante Aparecida virou o maior destino de católicos do Brasil e um dos mais importantes do planeta.
José Aparecido Ribeiro é jornalista
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945