Marinha do Brasil realiza operações de fiscalização nos principais Rios e Lagos de Minas Gerais no último feriado

Marinha do Brasil realiza operações de fiscalização durante feriado de Corpos Christ

Foto: Acervo Capitania Fluvial de Minas Gerais – (CFMG)

As Delegacias Fluviais da Marinha do Brasil, representadas pela Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) com sede em Belo Horizonte e comanda pelo Capitão de Mar e Guerra Viera Barros, realizaram operações de interagências durante o último feriado de Corpus Christ, que ocorreu entres os dias 2 e 6 de junho.

Foram várias operações simultâneas em Pirapora (DelPirapora), nos Rios e Lagos da Região e em Furnas (DelFurnas) no Mar de Minas (Furnas e Peixoto). Participaram das operações de fiscalização e disciplinamento a Polícia Militar de Minas Gerais e as Guardas Municipais das cidades onde as investidas ocorreram, mais de 20 cidades.

Operações visam aumentar a segurança dos lagos e rios de Minas Gerais

As inspeções Navais ocorrem em beneficio da segurança do tráfego aquaviário, bem como apoio de segurança pública na fiscalização do cumprimento das medidas sanitárias de prevenção a Covid-19, dispensando aglomerações e eventos clandestinos nas regiões onde as operações foram realizadas, além de combate ao tráfico de drogas por meio de inteligência e abordagens das forças navais e terrestres. O Lago de Furnas banha 34 cidades. Já a Represa de Três Marias que pertence a Cia. Energética de Minas Gerais – Cemig, banha 9 cidades.

De acordo com o Capitão de Mar e Guerra Silvio Aderne Neto, Assessor de Relações Institucionais da (CFMG), que conversou com o Blog, disse que “nos períodos de feriados o movimento de embarcações aumentam consideravelmente e com eles os riscos de acidentes, por isso as ações neste período”, relata o militar da Marinha.

Presentes nas Operações de Fiscalização 50 militares da Marinha do Brasil

Estiveram presentes nas operações, representando a Marinha do Brasil por meio da Capitania Fluvial de Minas Gerais 50 militares e 12 embarcações. As abordagens foram coordenadas por polos de inspeções localizados na Grande BH, Represa da Várzea das Flores, em Araguari, Pirapora e Mucuri, bem como no Lago de Furnas, nas Represas de Peixoto, Alfenas, Fama e Represa de Funil.

No total, de acordo com o Capitão Silvio, foram efetuadas 379 abordagens, 49 notificações e 14 apreensões por irregularidades da documentação. As operações ocorreram dentro das normas e conformidade com as medidas de prevenção para evitar a disseminação do Coronavírus.

“A comunidade aprova as operações de fiscalização da Marinha, isto por que a disciplina trás segurança para quem navega nos lagos e rios que cortam o Estado”, foi o que confirmou o presidente da Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte (SOAMAR), o experiente professor Paulo Roberto Cardoso.

José Aparecido Ribeiro é Jornalista

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este Blog não recebe verbas públicas e aceita doações ou anúncios, colabore!

4 thoughts on “Marinha do Brasil realiza operações de fiscalização nos principais Rios e Lagos de Minas Gerais no último feriado

  1. Parabéns José !
    Ainda bem que as mídias sociais estão antenadas para nos trazerem as notícias, que a grande mídia não divulga.

  2. Divulgação de extrema importância e necessidade, o que confere ao blog do José Aparecido, confiança e credibilidade ! “ ISSO a GLOBO não MOSTRA!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.