45 mil visitantes entre eles player internacionais do turismo, passarão nos stands da BTL onde Minas é destaque
Foto: Secretário do Mtur, Wallace N. Silva; Subsecretaria Milena Pedrosa; Ministra do Turismo, Daniela Carneiro; presidente da Embratur, Marcelo Freixo e o Embaxador do Brasil em Portugal, Raimundo Carneiro
Retornando as origens europeias e de olho no gigantesco mercado emissor de turismo internacional, Minas Gerais está sendo representada por um seleto grupo de profissionais do setor, liderado pela Secretária Adjunta de Turismo, Milena Pedrosa que chegou à capital portuguesa para mostrar aos europeus que a Liberdade mora em Minas. Na bagagem a fina flor da cultura, da cozinha, belezas naturais, patrimônios históricos e o mais importante produto do estado: a arte de receber bem, reconhecida internacionalmente.
O evento em Lisboa começou na última quarta-feira 1º de março e vai até domingo (5). O Governo de Minas leva a sério o turismo e não é por acaso que ele foi o que mais cresceu nos últimos dois anos no Brasil, mais do que a média nacional em 19%. A Secretaria de estado de Cultura e Turismo – Secult está participando da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023, com uma comitiva em estande próprio preparado para receber agentes e operadores de viagens de toda a Europa e do mundo, que visitarão a feira.
Foto: Subsecretária Milena Pedrosa e a superintendente de Marketing Natália Dornellas
Portugal não é só palco das nossas origens, mas tornou-se um dos mercados emissores mais importantes para o Brasil, de acordo com a pesquisa de demanda turística de 2022, realizada pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais, que identificou os portugueses como a nacionalidade que ocupa a 2ª posição entre os maiores consumidores do turismo mineiro. Os dados são confirmados pela Embratur, Empresa Brasileira de Turismo, que aponta os 5 maiores emissores de turistas estrangeiros para o Brasil, tendo Portugal como um dos destaques.
23% destes turistas procuram Minas Gerais para a lazer ou negócios. Além deles, turistas do Reino Unido, França, Itália e Alemanha engrossam as estatísticas de visitantes europeus que escolheram Minas em 2022. Dentre os países do velho continente, Portugal está no topo do ranking de emissores de turistas para o Brasil. A BTL de 2023 vai receber mais de 1.400 expositores que representam 60 destinos internacionais.
Foto: Milena Pedrosa, Natália Dornellas e o jornalista Marden da Mota Couto
A feira é conhecida mundialmente por sua diversidade e alta qualidade na oferta turística. Seu foco é criar ambiente para intercambio e comércio dos destinos, facilitando o fluxo de informações e trocas comerciais entre estes destinos que se fazem presentes em Lisboa.
A localização estratégica do estande de Minas Gerais ao lado do estande da TAP Linhas Aéreas é elemento facilitador na opinião da secretária-adjunta de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Milena Pedrosa, que representa oficialmente o Governo de Minas na BTL. O Blog conversou por telefone com Milena que está otimista e vai cumprir uma extensa agenda de reuniões com empresários e agentes de viagens de vários países europeus presentes da BTL:
“Minas volta a Portugal para se reafirmar como um potente destino turístico ao mercado internacional e reforçar, com novidades sobre nossos roteiros e atrativos turísticos, a consolidação da nossa imagem a partir do tema ‘A Liberdade Mora em Minas’, atraindo investimentos para o turismo e cultura, fomentando a cadeia produtiva, a economia da criatividade e incentivando o trade mineiro a trabalhar de forma coletiva para fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio da geração de emprego e renda. Portugal é, sem dúvidas, um grande parceiro de Minas Gerais, e as similaridades são encontradas na cultura, costumes, na religiosidade e, principalmente, no povo, por isso é tão importante estar aqui mais uma vez dando continuidade às ações para mostrar Minas para Portugal e para o mundo”, afirmou Milena Pedrosa.
Foto: Fachada do estande de Minas na BTL de Lisboa
Estiveram visitando o estande de Minas Gerais na abertura da BTL, ontem quarta-feira dia 1º de março, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, acompanhada do presidente Embratur, Marcelo Freixo e ninguém menos do que o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, que, na oportunidade, foi presenteado com uma cachaça mineira pela secretária Milena Pedrosa e pela superintendente de Marketing da Secult, Natália Dornellas.
Dornellas que assumiu recentemente a missão de cuidar do marketing da Secult, destaca a importância deste evento e lembra dos principais produtos que estão sendo mostrados para os players que visitam a feira: “Trouxemos na bagagem o Bicentenário da Independência do Brasil, com a participação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e do Grupo Caretagem de Paracatu; estamos reforçando a campanha “A Liberdade Mora em Minas” dentro do evento “Minas Destino do Ano em Portugal”, promovida em parceria com o Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Sebrae-MG, além de entidades públicas e empresariais, tudo isso sendo exposto no mercado emissor nos dá projeção e vamos colher frutos em breve para o turismo mineiro”, encerrou a superintendente de marketing.
- Crédito de fotografias, Roberto Castro / Mtur – Foto de Capa com o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa ladeado por Milena Pedrosa, Marcelo Freixo, Daniela Carneiro e convidados
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Faça sua sugestão de pauta, envie seu texto e colabore com a manutenção deste site, anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945