Minas são muitas, Poços de Caldas é única e vale a pena ser visitada

O turismo de Minas alcança patamares jamais vistos e Poços de Caldas segue na mesma direção, tem o que mostrar e um parque hoteleiro com mais de 100 hotéis

Foto: Divulgação – Fonte Luminosa em Poços de Caldas

Diferente de tudo que existe no Brasil em termos de turismo, Poços de Caldas se prepara para receber brasileiros e estrangeiros, a negócios, eventos e lazer. O turismo é parte da sua história, e não é por acaso que ela é a única cidade que tem no continente Europeu uma cidade irmã, Caldas da Rainha, em Portugal. O que separa as duas é o Oceano Atlântico, mas o que as une é a consciência da importância do turismo, ambas podem ser Patrimônio Mundial em breve.

Foto: Vice-prefeito Julio Cesar de Freitas, Izabela Drumond, jornalista e o secretário de turismo Ricardo Fonseca

Graças a essa geminação oficializada em 2001, ratificada em 2017 com assinatura de um termo de adesão a cidade do Sul de Minas entrou para a rota termal internacional, através da Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (European Historic Thermal Association – EHTTA), que reúne destacados balneários no velho mundo. Poços faz parte de um conjunto de cidades em Minas cujas águas são milagrosas, onde ficam as maiores fontes termais do planeta.

Seria suficiente para a fazer da cidade um destino turístico consagrado, mas Poços tem muito mais, não depende só do turismo. Graças às ações de seus governantes locais, a consciência de sua população, e a parceria profícua com o governo de Minas Gerais a cidade virou endereço de grandes empresas que de olho na proximidade de São Paulo e nas facilidades oferecidas, estão investindo pesado em novas plantas industriais.

Foto: Amazon Danone – Poços de Caldas

A cidade ao contrário de muitas, incluindo a capital, ao invés de criar dificuldades, oferece facilidades para empresas se instalarem em seu território. Quem percebeu isso foi ninguém menos do que as gigantes Alcoa, na cidade há um século, Ferrero, Amazon Danone, Thyessen-Krupp, Lorenzetti, Frutty, Docol, W-Torre, Ancora Engenharia e dezenas de outras empresas que enxergaram em Poços de Caldas terreno fértil para prosperar, gerar emprego, renda e riquezas.

A cidade é detentora de um dos IDH´s (Índice de Desenvolvimento Humano) mais elevados do Brasil. Pasmem, possui 100% do seu esgoto tratado, e gera sua própria energia, com preços muito mais competitivos dos que capitais, incluindo gás canalizado e energia limpa, revelando consciência ambiental e alinhamento com as metas da ONU para o planeta.

Os níveis de educação da população são acima da média nacional, bem como os de segurança pública. A cidade é monitorada por câmeras de segurança com reconhecimento facial. Possui mão de obra qualificada, e centros de excelência em formação com universidades conhecidas que tem unidades em Poços como Unifal, Unifenas, Universidade Católica – PUC, Pitagoras e o Instituto Federal do Sul de Minas – IFMG. Ela também conta com centros avançados do Sesi/Senai – Fiemg, Sest/Senat, Sesc, Senac, tudo isso elevando o nível da mão de obra local.

Foto: Vale Suiço Resort – Poços de Caldas

O parque hoteleiro de Poços é um dos maiores de Minas Gerais, a cidade pode receber congressos e feiras de médio porte e o turismo de negócios, além dos visitantes que buscam suas termas para lazer ou saúde. No início de dezembro/21 o prefeito Sérgio Azevedo anunciou em parceria com a DME, Puc Minas e IF Sul de Minas a substituição das carruagens com tração animal por carruagens elétricas, inauguração prevista para o dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais.

Primeira cidade de Minas a instalar um eletroposto de recarga rápida para veículos.

Poços vai fazer 150 anos em 6 de novembro de 2022, e a prefeitura vai lançar a “Comenda Dom Pedro II”, para comemorar seu aniversário e homenagear  personalidades que estão transformando ela em uma das mais desenvolvidas e prosperas do Brasil. Em Minas é a primeira a disponibilizar eletroposto para veículos. “Um olho no peixe e outro no gato”, ao antecipar o futuro da mobilidade urbana.

O Vice-prefeito Julio Cesar de Freitas e o secretário de Turismo de Poços de caldas Ricardo Fonseca estiveram em Portugal na comitiva do Governo participando da Convenção de Municípios brasileiros, levando o nome de Minas que agora possui um escritório para disseminação do turismo mineiro em Portugal e na Europa. Poços anda alinhada com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG, comandada pela “usina de ideias” cujo nome é Leônidas Oliveira.

Foto: Teleférico de Poços de Caldas

Já está pronto o edital que vai fazer a concessão do teleférico de Poços de Caldas para a iniciativa privada, um dos maiores atrativos da cidade que leva turistas ao alto da Serra de São Domingos, numa altitude de 1.686 metros, onde se tem uma vista panorâmica da cidade, das montanhas e acesso ao Cristo Redentor, com 30 metros de altura, ícone que não pode deixar de ser visitado.

A cidade conta também com rampa de voo livre para os amantes do esporte. Outro atrativo é o Parque Affonso Junqueira onde está localizado o Café Concerto, o tradicional Palace Casino – Patrimônio Histórico. Poços também tem um Mercado Municipal que é ponto de visitação obrigatória, fundado em 1969.

Foto: Hotel do Sesc em Poços de Caldas

Como a cidade é destino de águas termais, as Thermas Antônio Carlos devem ser parada obrigatória. Funcionando desde 1931 a estrutura em estilo neoclássico guarda encantos que deixam os amantes da arquitetura impressionados. E por falar em águas termais, não poderia faltar na cidade a influencia oriental, reconhecida no Recanto Japonês, uma réplica de jardim com as características originais da cultura nipônica.

Foto: Vice-prefeito Julio Cesar de Freitas e Vitor Marques, presidente da Câmara de Vereadores de Caldas da Rainha

A cidade oferece ainda o Complexo Turístico Véu das Noivas, uma cachoeira formada por três quedas d’água em meio à mata ciliar. Para acessar essa beleza natural de tirar o fôlego, o acesso pode ser feito por um trenzinho, tornando o passeio ainda mais emocionante.

E por falar em acesso, o governo Zema já garantiu melhorias nas rodovias que dão acesso a Poços tanto para quem vai de Belo Horizonte, quanto para quem vem de São Paulo, Rio de Janeiro e cidades do entorno, antiga reclamação de turistas e empresários que querem investir na cidade.

Para quem acha que acabou, não, jogar golfe é tradição em Poços: o primeiro campo foi inaugurado em 1932 pelo Presidente Getúlio Vargas, no Country Club. Em 1984, com a expansão da cidade, o Poços de Caldas Golfe Clube mudou para a região do aeroporto municipal, e já conta com 19 buracos, além de condomínio de alto luxo.

Foto: Serras Altas Golfe Clube de Poços de Caldas

Poços, como já foi dito, não é uma cidade comum, caminha a passos largos para se transformar em um dos mais bem sucedidos endereços de turismo e oportunidades do Brasil. O que você está esperando? Arrume logo as malas e vá conferir, o risco é o de não querer voltar!

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste blog anunciando, doando ou simplesmente compartilhando, se você chegou até aqui e gostou, claro!

8 thoughts on “Minas são muitas, Poços de Caldas é única e vale a pena ser visitada

  1. Eu conheci essa cidade é fiquei achando que estava na Europa de tão bonita.
    Lugares maravilhosos, a energia elétrica é gerada pela Prefeitura local, tem um bondinho para passeio com uma vista impressionante.
    E as lojas com os cristais brilhantes e tanto colorido fantástico.
    Sem contar os hotéis e restaurantes lindos.
    A cidade é muito frequentada por paulistas que lotam a cidade.
    Vale a pena com certeza

  2. No ano de 2019, ia fazer este roteiro: Poços de Calda, Caxambu, campos do Jordão e Monte Verde, Mas houve hum contratempo e acabei indo para Santa Catarina, mas vendo a matéria do José aparecido, me deu vontade de planejar novamente este roteiro.

  3. Depois desta bela aula da imensurável beleza de Poços de Caldas e de suas grandes oportunidades estou quase seguindo o conselho. #PartiuPoçosdeCaldas.
    Parabéns pela excelente matéria.

  4. Os Nossos Abraços e os nossos Parabéns!
    Com as Bençãos e Graças celestias!
    Muito lindo ! Quem Cuida da Natureza e do
    Patrimônio Cultural!
    Tem a Vida Presente !
    Em sua Existência !
    Que a SAGRADA FAMÍLIA !

    E a Santíssima Trindade N!os conceda

    A Vossa Benção e a Vossa Proteçã o.
    GUARDEM TODOS os dias da vida Que

  5. Sempre quis conhece Poços de Caldas, depois desta matéria do José Aparecido, o desejo vai sair da especulação para materialidade, estou incluindo no meu próximo roteiro, juntamente com Caxambú. Parabéns e Feliz Ano Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.