Mineiro sempre trabalhou em silêncio, mas na WTM Latin América 2023 a ordem é fazer barulho e aproveitar o momento positivo

A WTM Latin América começa na segunda-feira (3) e vai até quinta-feira (6) no Expo Center Norte em São Paulo

Foto: Milena Pedrosa e Gustavo Greco

A máxima de que mineiro trabalha em silencio está sendo contrariada pela equipe do governo que cuida do setor de turismo, uma das áreas da economia que mais crescem no país. Minas cresceu o dobro da média nacional, segundo dados do IBGE. Nos últimos seis meses o turismo mineiro foi comparativamente aos outros estados, o que alcançou números expressivos, ficando 20% acima dos outros 26 estados. Não foi por acaso, a conquista é fruto das ações coordenadas pela Secretaria Estadual de Cultura e Turismo – Secult-MG, comandada pelo Sangotardense Leônidas Oliveira, que é PhD em Cultura.

Saindo do lugar comum e deixando o silêncio de lado, o governo anunciou hoje quinta-feira (20) um dos maiores e mais criativos estantes já produzidos para apresentar Minas Gerais aos visitantes da WTM Latim America 2023 que vai acontecer em São Paulo no Expo Center Norte de 3 a 6 de abril próximos. O estande é um projeto do renomado Arquiteto Gustavo Pena que tem sua marca em vários endereços famosos do Brasil, incluindo o “sovaco” de Brasília.

Foto: Laura Penna, Gustavo Penna, Milene Pedrosa, Natalia Dornellas e Maria Luiza

Foi lançado hoje em petit comitê no escritório do arquiteto o protótipo do estande que promete impactar a WTM em localização privilegiada ao lado dos anfitriões paulistas. Não faltou criatividade e nem elementos que remetem ao estado mediterrâneo de Minas Gerais. Gustavo revelou sua paixão por Minas e o orgulho de ser montanhista. Disse que prefere muito mais as cachoeiras às praias. Para ele a sensação é a seguinte: “O mar não gosta da gente, pois quando tentamos entrar, ele nos empurra para fora. Já a cachoeira não, o efeito é o contrário”, brincou o arquiteto na apresentação que fez para a imprensa do estande de 220 M2 que já está sendo montado no Expo Center Norte em São Paulo e que promete ser o point da feira, com direito a pão de queijo, café, cachaça, doce de leite com goiabada e aconchego.

Cada vez que um mineiro que marcou presença no mundo morre, ele vira montanha, e é isso que precisamos mostrar para o mundo, a nossa força, uma Minas orgulhosa de si mesma, esta aí a essência do projeto. O estande é baseado nas montanhas; nos telhados históricos; nas portas abertas, no cristais das Minas Gerais, uma mistura da nossa história com a nossa cultura. Sem perder de vista a contemporaneidade, o empreendedorismo que está nas nossas raízes”, revelou o arquiteto que é membro do instituto Oscar Niemayer, tendo sido convidado pelo próprio gênio da arquitetura nacional.

Foto: Gustavo Penna e Milena Pedrosa

Gustavo continua dizendo: “A ideia é começar mostrando Minas com as portas abertas, os picos, as curvas, deixando que cada visitante descubra por si, por meio das vielas o que é Minas, e neste trânsito interno sair transformado do outro lado, desejoso de conhecer o que ainda não se imaginava existir. Vamos sair do convencional e ao invés de sentar e ouvir o que temos para contar, o visitante é quem vai descobrir, na experiência de circular pelo estande, impactado e emocionado. Ao invés de ensinar, queremos que ele aprenda por si só, no sentido de compreender por meio dos recortes e da experiência”, encerra o idealizador.

O estande é uma galeria de arte cultura e turismo na concepção dos artífices do projeto, Laura Pena e Gustavo Greco, arquitetos que compõem o time de Gustavo Penna. De acordo com a secretaria adjunta de Turismo e Cultura Milena Pedrosa, a escolha de Gustavo Pena para a empreitada seguiu o critério do fazer diferente: “Nossa passagem este ano pela WTM vai ser impactante, e Gustavo representa bem Minas, os artistas, a criatividade, alinhando com o pensamento do governo, que quer levar para o mundo a grandiosidade e diversidade de Minas. Somos afeto, experiência, transformação, é o que temos de mais bonito, o nosso jeito de receber e tratar as pessoas que nos visitam”, relata a secretária que embarca amanhã para São Paulo para ver de perto a montagem do estande que terá como elementos o copo lagoinha, os sinos e as janelas da arquitetura barroca espelhada nas cidades históricas.

Foto: Lançamento do estande de Minas WTM no escritório do Arquiteto Gustavo Pena

Minas já tem o melhor queijo do mundo, a melhor cachaça, a cerveja, o café, até o azeite que virou produto de exportação, e agora até whisky. Isso tudo junto e misturado com a fama de receber bem, vira um guisado de atrações capazes de encantar turistas ávidos por liberdade e experiências novas, tanto que o estado foi eleito pelo site de reservas internacionais Booking.com como o mais aconchegante do mundo entre 10 destinos internacionais.

Gustavo lembrou no encerramento da apresentação que não somos mais só comodities, e que basta virar a chave para mostrar que muito mais do que minério de ferro, temos artistas talentosos, somos o berço de Guimaraes Rosa, Carlos Drumond de Andrade, Juscelino Kubstcheck, Pelé, Santos Dumond e tantos outros. E isso tudo será mostrado para o mundo na WTM de São Paulo que é a maior e mais importante feira de turismo da America Latina.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Faça sua sugestão de pauta, anuncie e colabore com a manutenção deste Blog doando e compartilhando seu conteúdo: Pix para doações: 31-99953-7945

Este jornalista é filiado da Abrajet: www.abrajetnacional.com.br

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas