Museu MM Gerdau no Prédio Rosa da Praça da Liberdade abre amanhã para visitas virtuais

MM Gerdau faz homenagem aos arquitetos abrindo suas portas para visitas virtuais com foco nas intervenções de Paulo Mendes da Rocha

Foto: Entrada no MM Gerdau

O MM Gerdau promove amanha quinta-feira (2), às 17 horas, edição ao vivo da Visita Virtual Mediada. No roteiro “O Prédio Rosa” e a exploração dos atrativos do edifício que fica na Praça da Liberdade e é considerado um dos mais importantes  do Circuito Liberdade. A visita será transmitida no canal de YouTube.

Nela Paulo Mendes da Rocha e o filho, também arquiteto, Pedro Mendes da Rocha, irão contar um pouco da história do prédio construído em 1897 e que abrigou s Secretarias de Interior e posteriormente de Educação do Estado de Minas Gerais,  adaptado em 2010 para ser o Museu das Minas e do Metal, uma das construções mais simbólicos da história da capital mineira.

O Prédio Rosa data da inauguração da capital e para virar museu passou por um meticuloso trabalho de restauro que faz dele um ícone na Praça da Liberdade pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica.

O que é o “Educativo do MM Gerdau”

Foto: Visão interna do MM Gerdau

O Projeto nasceu junto com o MM Gerdau e foi pensado para a formação de jovens em idade escolar. É formado por um corpo profissional multidisciplinar composto por analistas em educação, educadores e estagiários de diferentes áreas do conhecimento, como história, geografia, geologia, dança, filosofia, farmácia, medicina, artes visuais e arquitetura.

O Educativo auxilia na formação de estudantes e é base para construção de pontes e conexões entre os conteúdos presentes no Museu e os diferentes tipos de público e setores da sociedade, sejam eles da iniciativa pública ou privada. São ações que envolvem ciências, arte, cultura, história, memória e patrimônio, tanto da cidade quanto do próprio Prédio Rosa.

Promovendo educação o projeto é meio para a formação cidadã, divulgação da ciência, da tecnologia e da cultura, fazendo a ponte entre a história de Minas Gerais e do Brasil e lincando ambas ao museu do metal. Ele visa também despertar nos estudantes o interesse pelas diferentes áreas  do mundo mineral estimulando o pensar criativo tanto nas visitas presenciais, como nas virtuais.

Links para interatividade virtual

Todas as atividades culturais e educativas do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal são gratuitas. A programação completa está disponível no site www.mmgerdau.org.br  e diversas atividades, assim como outros conteúdos educativos, estão disponíveis gratuitamente no canal do Youtube Oficial (https://www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM).

MM Gerdau é parte do Circuito Liberdade da Secult

Foto: Visão aérea da Praça da Liberdade

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). O Prédio Rosa é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), e seu estilo afrancesado da época, é neoclássico e art nouveau.

O Museu das Minas e do Metal é patrocinado pela Gerdau, via lei Federal de Incentivo à Cultura, com o apoio da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). O foco das visitas é a intervenções arquitetônicas de Paulo Mendes da Rocha, e pode ser feita ao vivo amanhã quinta-feira (2) às 17h.

Quem não quiser comparecer pessoalmente pode acompanhar a visita pelo YouTube no link: www.youtube.com/watch?v=Qv9wh8j6hqM

Crédito de fotos: MM Gerdau

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp:31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog doando ou anunciando!

6 thoughts on “Museu MM Gerdau no Prédio Rosa da Praça da Liberdade abre amanhã para visitas virtuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.