Nova Abrajet-MG toma posse no tradicional ponto de encontro do turismo, o Boteco do Maranhão

Tomou posse neste sábado (2) em almoço no tradicional Boteco do Maranhão, local que é ponto de encontro do turismo Belo-horizontino há duas décadas, a diretoria da “Nova Abrajet-MG”. A entidade que até aqui dividia com escritores de turismo a representatividade, agora é Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet-MG.

A eleição ocorreu na Casa do Turismo, sede do BH Convention e Visitours Bureau, na ultima terça feira (29). A nova diretoria da Abrajet-MG para o bienio 2019/2021 têm no comando o experiente jornalista Sérgio Moreira como presidente, José Aparecido Ribeiro na vice-presidência, Antonio Claret Guerra como secretário geral, Marcos Guiotti Junior na diretoria de finanças, Walter Freitas, (Pernambuco) na diretoria de expansão, Rosália Dayrell como diretora de comunicação, Eujácio Silva e Renato Cobucci, como conselheiros fiscais, Sérgio Neves e Valdez Maranhão, na suplência e como Conselheiros de Ética, João Carlos Amaral, Edy Fernandes e Maria Sueli Calais Guerra, além de um elenco de jornalistas renomados no quadro de afiliados e diretorias operacionais como Maarten Van Sluys, Marden da Mota, Giovanini Mendes entre outros.

DESAFIOS

A entidade tem desafios importantes a enfrentar pela frente, no momento em que o turismo divide secretaria com a cultura e a crise no setor de eventos se agrava com o fechamento do Minascentro por mais de dois anos. A capital também enfrenta desafios no setor hoteleiro com super oferta de leitos, após a Copa de 2014, e baixa diária média, embora o padrão tenha melhorado significativamente qualificando a cidade para sediar grandes eventos, destacando o produto turístico mais importante e reconhecido: A hospitalidade mineira que é reconhecida internacionalmente.

Por outro lado a capital recebeu esta semana da Unesco o reconhecimento internacional na gastronomia, ao lado de 66 cidades que integram a Rede de Cidades Criativas. No Brasil são apenas quatro cidades a ostentar este título no setor gastronômico: Belém, Florianópolis, Paraty e agora BH. Não é por acaso que a Belo Horizonte ostenta também o título de capital mundial dos bares. Aqui não tem mar, mas tem bar e eles são para todos os gostos e bolsos.

No início de outubro a cidade também recebeu de volta um dos seus patrimônios culturais reconhecidos mundialmente, a tradicional Igrejinha da Pampulha (Igreja de São Francisco de Assis) que é cartão postal e esteve fechada desde 2017 para reforma. A obra fazia parte de um compromisso que a cidade tinha firmado com a Unesco em 2016 para manter o Conjunto Arquitetônico da Pampulha com o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. Ela chega em boa hora, novinha em folha.

APONTANDO CAMINHOS

Não são poucos os pontos positivos que a cidade possui, mas também não são pequenos os problemas que a capital precisa resolver para se firmar como roteiro de turismo reconhecido, começando pela mobilidade urbana, passando pela revitalização do hipercentro, melhorias na pavimentação, sinalização, limpeza, qualificação de mão de obra, Transporte de qualidade e a estética que anda mal cuidada. 

Se de fato as autoridades desejam tratar o turismo como alavanca de prosperidade, o momento nunca foi tão oportuno, pois na pasta do setor em Brasília, o comando está nas mãos de um belo-horiontino, o Ministro Marcelo Alvaro Antonio.

É neste diapasão que a Abrajet-MG, sob o comando de Sérgio Moreira, vai tocar, mostrando as qualidades, apontando os problemas de forma construtiva e cobrando das autoridades as ações necessárias para que o turismo de Minas e de Belo Horizonte ocupe o lugar de destaque que ele merece.

jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

2 thoughts on “Nova Abrajet-MG toma posse no tradicional ponto de encontro do turismo, o Boteco do Maranhão

  1. Minas tem um potencial turístico imensurável no contexto não só gastronômico, como também histórico,arquitetônico e nas belezas naturais. Um clima perfeito para todos os gostos e a famosa hospitalidade mineira tão decantada e real. Falta tão somente, o profissionalismo e um maior investimento nesta área,considerada importante fonte de renda e desenvolvimento sócio-econômico. O turismo em nosso estado pode criar uma fonte de renda e trabalho para milhares de pessoas e cidades.

  2. Parabéns pela Vitória!! Desejo à vocês, Sucesso, Sorte, Prosperidade, e sobretudo o apoio dos nossos governantes nesta jornada, na realização da tarefa árdua e de muita responsabilidade à qual vocês se proporam à assumir!! Eu acredito no êxito dos projetos citados!! Deus os abençoe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.