Batizado nas pistas do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o Airbus A 320 da Itapemirim é o primeiro de dez aeronaves que comporão a frota da nova Cia. Aérea brasileira.
Foto: Acervo de imagens da Itapemirim
O primeiro dos dez aviões Airbus A 320 da mais nova empresa aérea brasileira, a Itapemirim Transportes Aéreos pousou ontem, segunda-feira (22), em Natal – RN. O acontecimento que merece comemorações não só pela equipe da Itapemirim, mas pelo trade turístico, em momento de fechamento e declínio de Cias. Aéreas em todo o mundo, todas afetadas pela redução drástica das viagens em virtude da pandemia, foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e mobilizou as equipes de operações da nova Cia.
O A320 de fuselagem branca com pequenos detalhes no motor na cor amarela e cinza aterrissou em Natal por volta do meio dia e lá recebeu a sua nacionalização. Trata-se da menor distancia entre Madri na Espanha e o território brasileiro, detalhe certamente considerado pelos gestores da empresa na hora da escolha do melhor aeroporto para receber a sua primeira aeronave. Sobre a fuselagem do Airbus a marca antiga da Itapemirim que será substituída em São José dos Campos pela logo definitiva, similar aos ônibus da empresa.
Foto: Acervo Itapemirim
O batismo da aeronave foi feito pelo Corpo de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, respeitando uma tradição da aviação para novas aeronaves em solo nacional. Isso vale também para quando elas se despedem, é uma forma de dar as boas vindas e de despedir de um avião que presta ou prestou serviços a uma Cia. aérea brasileira. O avião que antes pertencia a Vueling Airlines, subsidiárias da Ibéria tem matrícula PS-SPJ e já voou por 16 anos antes de aterrissar em solo Potiguar.
De acordo com informações da Itapemirim a tripulação da aeronave que veio da Europa foi composta por quatro integrantes: No comando Jaqueline Guglielme, Pegoraro, além dos co-pilotos Lucas e Peter. O Airbus fez uma escala de segurança em Cabo Verde vindo de Madri, onde estava parado. De Natal seguiu para São José dos Campos, onde receberá nova configuração na fuselagem identificando as cores e a marca da Itapemirim Transportes Aéreos. Chega prometendo dar trabalho para concorrência.
Foto: Acervo Itapemirim
A Itapemirim é importante ressaltar, tem larga experiência no ramo de transporte de passageiros, cargas e operação de turismo. A empresa se especializou também da gestão de contas corporativas e domina toda a cadeia do turismo de negócios e eventos. O presidente Sidney Piva que é um empresário discreto comprou a Itapemirim em 2016 em momento de grande aflição financeira, quase fechando, e hoje fatura R$2 bilhões. A empresa nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, interior do ES pela mãos de Camilo Cola e ficou conhecida em todo o país transportando passageiros em ônibus.
Foto: Folha Uol – O discreto Sidney Piva
Em nota a Itapempirim informou que pretende iniciar suas operações dentro de mais alguns dias com voos entre Vitória, Brasília e São Paulo pelo aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) e pelo também aeroporto internacional de Belo Horizonte (Confins). A empresa anunciou que pretende intensificar suas estratégias comerciais fortemente no setor de cargas aéreas, em condições bastante atrativas. A Cia Itapemirim Cargo já existe há 10 anos. Se a memória está boa, todas as vezes que uma nova Cia. aérea chega ao mercado, a tendência dos preços é cair. Então é hora de planejar e aproveitar as promoções para os destinos onde a Itapemirim oferecer voos.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br
O Blog não recebe verbas públicas e está aberto para anunciantes ou doadores que acreditam no trabalho deste jornalista autônomo.