No mar ele pode comandar a Esquadra brasileira, em terra ele comanda a diplomacia dentro do governo Bolsonaro
Foto: Plenário da ALMG tendo ao centro O Almirante Rocha e o Deputado Carlos Arantes
O Almirante Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, recebeu na manhã da última quinta-feira (2) justa homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG pela boa relação que mantém com Minas Gerais. Reconhecimento que teve como protagonista um construtor de pontes, o simpático e articulado vice-presidente da casa, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB).
Arantes tem características semelhantes as do Almirante que Bolsonaro ouve nos momentos difíceis do governo, ambos são pacificadores, indivíduos centrados e sensatos. Portanto a afinidade não é por acaso, desempenham, por maturidade e experiência a tarefa de fiéis da balança, no legislativo estadual e o outro no executivo Federal.
Rocha é um diplomata nato
Diplomata nato, o Almirante de Esquadra Flavio Augusto Viana Rocha (Rochinha ) como é carinhosamente tratado pelos amigos, veio do Ceará para o Rio de Janeiro para ingressar na Marinha em 1981, fala fluentemente seis idiomas, e tem a confiança do presidente da República. É um dos assessores que Bolsonaro mais confia.
Não é por acaso que é visto (discretamente sempre) ao lado do presidente em todas as missões internacionais que Bolsonaro realizou nos 3 anos de governo. Conhece como poucos os meandros do Congresso Nacional e suas idiossincrasias, pois representou a Marinha em Brasília antes de assumir o Comando do 1º Distrito Naval.
Foto: Almirante Rocha e o presidente Jair Bolsonaro
Foi na sua gestão à frente do 1º Distrito Naval que Belo Horizonte recebeu a sede da Capitania Fluvial de Minas Gerais, articulações que tiveram participações decisivas do também discreto Professor Paulo Roberto Cardoso, hoje presidente da SOAMAR, Sociedade Amigos da Marinha, e do empresário Roberto Gontijo, presidente da Confraria do Fogão a Lenha, espaço de encontros das forças que comandam o estado e o pais.
Até então a Marinha do Brasil era representada em Minas por uma Delegacia Fluvial em Pirapora. Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Nicácio Sátiro, que hoje está em Whoshigton – DC, terminando um doutorado para assumir posto estratégico no GSI, a investidura da Capitania foi realizada com a presença do Almirante Rocha e da alta cúpula da Armada Brasileira em dezembro de 2018.
Foto: Ao centro Alm. Rocha, Desemb. Caldeira Brant, Procuradora Elke Andrade, Cap.Mar e Guerra Vieira de Barros, Jussara Ribeiro IBesc, Deputado Carlos Arantes…
A Capitania foi instalada em espaço cedido pelo Ministério da Agricultura na Av Raja Gabaglia, e posteriormente, em fevereiro de 2020 ocupando prédio que era do Ministério da Economia no Belvedere. Hoje a Marinha conta com quatro endereços operacionais e administrativos no estado, sendo dois na capital, uma na região de Furnas e outra em Pirapora.
O comando da Capitania Fluvial está a cargo do também articulado e simpático Capitão de Mar e Guerra, Viera de Barros, e o colega de mesma patente, Silvio Aderne, que é o responsável pelas Relações Institucionais. A Marinha sabe da importância dos grandes lagos para o Turismo Mineiro e para a economia do Estado. O Almirante Rocha é a favor da cota 762 para o Lago de Furnas e reconhece seu papel estratégico para o desenvolvimento dos 34 municípios banhados por ele.
Foto: Almirante Rocha e o presidente da SOAMAR – Professor Paulo Roberto Cardoso
Com efeito, a homenagem é um reconhecimento pelo empenho do Almirante Rocha na instalação na capital, da Capitania Fluvial, e pelos laços afetivos com os mineiros que não cessam. Minas é a caixa d’água do Brasil, aqui estão as nascentes de Rios estratégicos como o da integração nacional, o São Francisco, além da importância dos mananciais para a segurança hídrica e manutenção das hidrelétricas, represas e cursos de água que exigem presença constante, e domínio dissuasório.
- Estivemos com muita honra na seleta lista de convidados, ocasião em que participamos de uma das etapas do CGERD – Curso de Gestão de Recursos de Defesa na Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro, e por isso não pudemos estar presente na ALMG.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e Diretor da SOAMAR
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste Blog compartilhando, anunciando ou doando