O Almirante “cinco” estrelas Flávio Rocha recebe justa homenagem na ALMG

No mar ele pode comandar a Esquadra brasileira, em terra ele comanda a diplomacia dentro do governo Bolsonaro

Foto: Plenário da ALMG tendo ao centro O Almirante Rocha e o Deputado Carlos Arantes

O Almirante Rocha, Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, recebeu na manhã da última quinta-feira (2) justa homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais – ALMG pela boa relação que mantém com Minas Gerais. Reconhecimento que teve como protagonista um construtor de pontes, o simpático e articulado vice-presidente da casa, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB).

Arantes tem características semelhantes as do Almirante que Bolsonaro ouve nos momentos difíceis do governo, ambos são pacificadores, indivíduos centrados e sensatos. Portanto a afinidade não é por acaso, desempenham, por maturidade e experiência a tarefa de fiéis da balança, no legislativo estadual e o outro no executivo Federal.

Rocha é um diplomata nato

Diplomata nato, o Almirante de Esquadra Flavio Augusto Viana Rocha (Rochinha🇧🇷) como é carinhosamente tratado pelos amigos, veio do Ceará para o Rio de Janeiro para ingressar na Marinha em 1981, fala fluentemente seis idiomas, e tem a confiança do presidente da República. É um dos assessores que Bolsonaro mais confia.

Não é por acaso que é visto (discretamente sempre) ao lado do presidente em todas as missões internacionais que Bolsonaro realizou nos 3 anos de governo. Conhece como poucos os meandros do Congresso Nacional e suas idiossincrasias, pois representou a Marinha em Brasília antes de assumir o Comando do 1º Distrito Naval.

Foto: Almirante Rocha e o presidente Jair Bolsonaro

Foi na sua gestão à frente do 1º Distrito Naval que Belo Horizonte recebeu a sede da Capitania Fluvial de Minas Gerais, articulações que tiveram participações decisivas do também discreto Professor Paulo Roberto Cardoso, hoje presidente da SOAMAR, Sociedade Amigos da Marinha, e do empresário Roberto Gontijo, presidente da Confraria do Fogão a Lenha, espaço de encontros das forças que comandam o estado e o pais.

Até então a Marinha do Brasil era representada em Minas por uma Delegacia Fluvial em Pirapora. Sob o comando do Capitão de Mar e Guerra Nicácio Sátiro, que hoje está em Whoshigton – DC, terminando um doutorado para assumir posto estratégico no GSI, a investidura da Capitania foi realizada com a presença do Almirante Rocha e da alta cúpula da Armada Brasileira em dezembro de 2018.

Foto: Ao centro Alm. Rocha, Desemb. Caldeira Brant, Procuradora Elke Andrade, Cap.Mar e Guerra Vieira de Barros, Jussara Ribeiro IBesc, Deputado Carlos Arantes…

A Capitania foi instalada em espaço cedido pelo Ministério da Agricultura na Av Raja Gabaglia, e posteriormente, em fevereiro de 2020 ocupando prédio que era do Ministério da Economia no Belvedere. Hoje a Marinha conta com quatro endereços  operacionais e administrativos no estado, sendo dois na capital, uma na região de Furnas e outra em Pirapora.

O comando da Capitania Fluvial está a cargo do também articulado e simpático Capitão de Mar e Guerra, Viera de Barros, e o colega de mesma patente, Silvio Aderne, que é o responsável pelas Relações Institucionais. A Marinha sabe da importância dos grandes lagos para o Turismo Mineiro e para a economia do Estado. O Almirante Rocha é a favor da cota 762 para o Lago de Furnas e reconhece seu papel estratégico para o desenvolvimento dos 34 municípios banhados por ele.

Foto: Almirante Rocha e o presidente da SOAMAR – Professor Paulo Roberto Cardoso

Com efeito, a homenagem é um reconhecimento pelo empenho do Almirante Rocha na instalação na capital, da Capitania Fluvial, e pelos laços afetivos com os mineiros que não cessam.  Minas é a caixa d’água do Brasil, aqui estão as nascentes de Rios estratégicos como o da integração nacional, o São Francisco, além da importância dos mananciais para a segurança hídrica e manutenção das hidrelétricas, represas e cursos de água que exigem presença constante, e domínio dissuasório.

  • Estivemos com muita honra na seleta lista de convidados, ocasião em que participamos de uma das etapas do CGERD – Curso de Gestão de Recursos de Defesa na Escola Superior de Guerra no Rio de Janeiro, e por isso não pudemos estar presente na ALMG.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e Diretor da SOAMAR

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção deste Blog compartilhando, anunciando ou doando

4 thoughts on “O Almirante “cinco” estrelas Flávio Rocha recebe justa homenagem na ALMG

  1. Homem culto, disciplinado e do bem. Merecemos mais gente assim no comando. Terroristas ,ladrões, analfabetos funcionais megalomaníacos.. BASTA!!

  2. Um grande homem sem dúvida nenhuma, cearense arretado, uma inteligência rara, discreto e com alguns dons importantes: temperança, Conselho, sabedoria, homem honesto e discreto.
    Realmente com mais de 20 homenagens entre elas 4 internacionais.
    Um pessoa desse nível realmente não pode ficar fora de nenhum governo.
    Hoje nesse mundo complexo um cidadão ter aprovação geral é porque realmente é muito bom e capaz.
    Parabéns Sr. Almirante e Almg e José Aparecido pela brilhante matéria.

    1. Parabéns pela matéria, nunca imaginei que a Marinha do Brasil tivesse representação em Minas!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.