O Carnaval em Minas Gerais não é só folia, governo e cidades históricas incentivam programas alternativos

Diversidade e atrações para toda a família, governo de Minas e a Associação das Cidades Históricas divulgam opções que incluem passeios em sítios históricos, cachoeiras e trilhas, além do Carnaval da Liberdade

Foto: Reprodução Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais – Ângelo Oswaldo

As opções para o feriado de carnaval são muitas e não se restringem aos foliões que buscam os blocos e escolas de samba. Tem gente que prefere aproveitar o feriado longe do barulho, ou alternando, especialmente quando as viagens ocorrem em família. Pensando nisso o Governo de Minas lançou nesta quinta-feira (25), no Palácio da Liberdade, o Carnaval da Liberdade e o Carnaval da Tranquilidade nas cidades históricas.

Trata-se de uma parceria da Secult-MG com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e visa a promoção da diversidade do carnaval mineiro, destacando municípios que promovem os blocos caricatos, escolas de samba, bandas, mas não esquecem de promover atrativos para as famílias que preferem descanso e passeios em sítios históricos, cachoeiras, trilhas e lagos.

Foto: Carnaval de Itabira – Reprodução

A ação está contida na promoção do Carnaval 2024, e foi divulgada no portal Minas Gerais e em campanha nacional, com divulgação em cidades emissoras de turistas como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Salvador. O Blog conversou com o Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, o arquiteto e PhD em História, Leônidas Oliveira.  “Nessa campanha, nós colocamos uma frase muito interessante: ‘em Minas Gerais, o carnaval é na rua e as nossas ruas são históricas”, destacou o secretário que é o líder da maior revolução que o turismo mineiro já viveu.

O secretário lembra ainda que está em curso um reequilíbrio na distribuição dos recursos possibilitando mais isonomia e permitindo que os municípios do interior recebam verbas do governo estadual para a promoção do Carnaval, com destaque para as cidades históricas que possuem atrativos para turistas que visitam o Estado que possui um dos maiores patrimônios históricos do Brasil.

Este ano mais de 450 municípios mineiros vão oferecer programação de Carnaval com opções para quem passar o feriado nelas, e vai ter programa para quem gosta e para quem prefere o sossego durante o Carnaval da Liberdade, com o título (Carnaval da Tranquilidade).

Foto: Reprodução Prefeitura de Ouro Preto – Cachoeira em Lavras Novas

O prefeito de Ouro Preto e presidente da ACHMG, Angelo Oswaldo conversou com o Blog e destacou que o Carnaval das cidades históricas é inclusivo e vibrante. “Todo mundo pensa que cidades históricas só tem Semana Santa, mas, na verdade, nós temos um belíssimo Carnaval, um Carnaval tradicional, das cidades mineiras, do interior, da família, da casa da avó, das brincadeiras de rua, da improvisação dos blocos, aquele carnaval gostoso, descontraído”, detalhou o Prefeito que é uma enciclopédia viva, dono de conhecimentos e erudição raras na classe política.

Foto: Reprodução Prefeitura de Congonhas – Santuário do Bom Jesus do Matozinhos

São 32 municípios que integram a ACHMG, dentre eles Ouro Preto, Diamantina, Sabará, Tiradentes, Caeté, Congonhas, Itabira, Mariana, São João Del-Rei, Santa Luzia, Brumadinho, Januária, Catas Altas e Conceição do Mato Dentro. Cada cidade terá uma programação própria que será atualizada no portal Minas Gerais. Em três deles os Patrimônios Culturais da Humanidade são reconhecidos pela Unesco:  Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, onde está o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, concebido pelos artistas Aleijadinho e Manoel da Costa Athaíde e uma das obras-primas do barroco mundial, uma promessa para o turismo de Minas que está dependendo muito mais da iniciativa privada do que dos governos municipal e estadual. A cidade possui um produto turístico com apelos, mas não possui rede hoteleira capaz de receber o turismo com o conforto e profissionalismo de uma cidade que recebe turistas do mundo inteiro.

Foto: Rua da Direita em Ouro Preto

A expectativa de Ouro Preto para este carnaval é receber mais de 25 mil pessoas, eu buscam suas ladeiras para acompanhar os mais de 50 blocos carnavalescos que possuem história e mobilizam a população local, habituada com o turista que busca a cidade em várias datas festivas. Os mais conhecidos são os Blocos Vermelho e Branco, a Bandalheira e o Zé Pereira dos Lacaios, o Bloco da Funerária e do Caixão.

Na terra de Juscelino Kubistchek, a 290 km de Belo Horizonte, o público do Carnaval da Liberdade poderá escolher entre o Carnaval da Tranquilidade e os blocos tradicionais. “Nós temos inovado no Carnaval de Diamantina, fizemos um resgate histórico dos blocos, e teremos apresentação de mais de 50 blocos este ano. Teremos também uma apresentação numa arena com shows para que a juventude possa se confraternizar, mas temos uma prioridade de atender a família com essa tranquilidade para que as pessoas possam ir se divertir, os pais com os filhos, os avós com os netos, de uma forma bem tranquila”, comentou o vice-prefeito de Diamantina, Alexandre Magno.

Na bucólica cidade de Santa Bárbara bandas de diversos estilos que inclui samba e até  pagode. Na terra natal do Poeta, Itabira, o destaque é para o clássico de Gal Costa “Balancê”, realizando um tributo à cantora. A cidade que fica há pouco mais de uma hora de BH, vai receber blocos da capital como o Então Brilha e o Me beija que sou pagodeiro, entre outras atrações. Em Itapecerica, no Centro Oeste mineiro, o tradicional Carnaval Itabeleza será agitado pelos tradicionais blocos da cidade: Mal Dormidos, Suvaco de Cobra, Balaco Baku e Só a Nata, arrastando os foliões pelas ruas do centro histórico.

Foto: Carnaval em Caeté – Carnacatu

Caeté que fica há 30 minutos de BH, vai realizar o seu Carnavrau! como uma das comemorações oficiais que celebra os 310 anos do município, com shows e desfiles no centro histórico. Sabará oferecerá ao folião um Carnaval descentralizado, tendo pontos em bairros e distritos, como no bairro Nações Unidas e em Ravena. A exposição “A experiência do Carnaval de Sabará”, no Solar do Padre Correia, vai apresentar ao visitante um pouco da história da antiga Vila de Sabarabuçu.

Em Tiradentes 24 blocos vão contagiar o público em seu cortejo pelo centro histórico. São João Del-Rei, além dos tradicionais blocos e escolas de samba, também se destaca pelo patrimônio histórico e a diversidade natural no entorno da região. Prado, ao lado também é tradicional neste período do ano a folia na ruas da cidade.

O municípios que integram a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais:

Brumadinho, Baependi, Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo, Conceição do Mato Dentro, Caeté, Catas Altas, Cataguases, Congonhas, Campanha, Diamantina, Diogo de Vasconcelos, Itabira, Itabirito, Itapecerica, Januária, Lagoa Santa, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Ouro Branco, Paracatu, Pitangui, Prados, Santa Bárbara, Serro, São João Del-Rei, São Thomé das Letras, Sabará, Santa Luzia e Tiradentes.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Colabore com a manutenção deste blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945.

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas