O legado de Alysson Paolinelli se estende agora para o maior projeto Ferroviário do Brasil

O maior projeto de ferrovia  do Brasil vai resolver definitivamente o gargalo da falta de escoamento da produção agrícola 

A Academia Latino-Americana do Agronegócio-Alagro realizou evento na última segunda-feira (17), para apresentar o lançamento oficial da Ferrrovia Ministro Alysson Paolinelli. Um projeto do tamanho do legado do pai da agricultura brasileira, três vezes indicado para o prêmio Nobel da Paz. A ferrovia vai ligar os estados do Espirito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, encurtando as distâncias entre o Centro Oeste e o Sudeste ao Oceano Atlântico, pelo sul do Espirito Sando, na Cidade de Presidente Kenedy, onde está localizado o Porto Central.

Além do agronegócio, a ferrovia abarca a mineração, um oleoduto, fibras óticas, servindo de escoamento para os grãos que fazem do Brasil um celeiro mundial da segurança alimentar. O nome que está sendo dado à este projeto gigantesco é uma forma de homenagear um dos cidadãos mais respeitados no mundo que o Brasil já teve, o ex-ministro Alysson Paolinelli.

O café da manhã oferecido pela Alagro, grupo Macro Investimentos teve apoio da Lacerda Diniz & Sena advogados que cedeu o espaço e foi a anfitriã deste grande lançamento. O evento contou com presenças importantes da política, da iniciativa privada e do agro-nacional. A apresentação do projeto pelo CEO da Makro – Fabrício Cardoso de Freitas, revelou um estudo avançado da engenharia de ponta nacional, com investimentos previstos da ordem de R$50 bilhões, em 10 anos.

A Ferrovia já tem o aval do Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT que deu sinal verde para o grupo Makro fazer suas articulações através de uma autorização de construção cujo projeto é denominado: EF-352. Os trabalhos estão avançados e em breve as maquinas estarão abrindo picadas para o progresso em direção ao Brasil que produz e é motivo de orgulho nacional.

O evento contou com a presença de Marisa Paolinelli, viúva do ex-ministro que agradeceu a homenagem em nome da Família. Presentes também autoridades políticas como o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, 1º Secretário da ALMG, a secretária de estado do Meio Ambiente – Marília Melo, o sub secretário da Agricultura de Minas Gerais, Caio Coimbra, que representou o Governador Romeu Zema e o Secretário Thales Fernandes, a secretária adjunta da Fazenda, Luciana Mundin, o CEO da Ivestminas – João Paulo Braga, o presidente da AlagroManoel Mário de Souza Barros, o presidente da Cocatrel, a maior cooperativa de café do Mundo – Marcos Valério Souza, o CEO do grupo Lacerda Diniz – Daniel Sena –  Dra Lorenada Costa Moreira – Diretora da Alagro.

Presença também de players da iniciativa privada ligados ao agronegócio, mineração empresários e especialistas que possuem interesse neste novo corredor de cargas que liga o Centro Oeste, o Norte e o Sudeste do Brasil ao Porto Central até o Mato Grosso. Trata-se de uma expansão da rede ferroviária nacional e um canal de escoamento de grandes dimensões para as commodities brasileiras.

O Blog conversou com o presidente da Alagro, Manoel Mário de Souza Barros, que está otimista e acredita que a ferrovia vai transformar o Porto Central em Presidente Kenedy, no extremo sul do Espírito Santo, em um dos maiores e mais eficientes hubbys de cargas, encurtando as distancias entre o Brasil e os mercados consumidores na Europa, América do Norte, Asia e Oceania.

Esta é uma homenagem para um dos brasileiros mais importantes da nossa história, o ex-ministro Alysson Paolinelli, pai da agricultura do nosso país. Vamos precisar do envolvimento dos governos Federal e Estadual, da iniciativa privada, todos trabalhando em parceria para a concretização deste que é o maior projeto de ferrovia dos últimos tempos, resolvendo definitivamente o gargalo da falta de escoamento da produção agrícola do Brasil”, comenta o presidente.

Manoel lembra ainda que as péssimas condições das rodovias, a inexistência de hidrovias, limitações portuárias e ausência de ferrovias, encarecem as commodities, e faz o país perder competitividade nos mercados globais: “A Alagro cumpre seu papel histórico, nossa entidade foi fundada pelo ministro Alysson Paolinelli que sonhava com esta ferrovia, sabedor que o agro necessita de canais eficientes de escoamento da produção, sem perdas. É a continuidade do legado do ministro que estamos materializando neste projeto e acreditamos quem em 10 anos o sonho da Ferrovia Ministro Alysson Paolinelli estará concretizando, transformando a agricultura brasileira na maior fonte de segurança alimentar do planeta, e redenção da economia do nosso país”, encerra.

O evento registrou presença de Werner Rohsfs – Sociedade Mineira de Engenheiros, Frederico Radicchi – TMX Energy, Ênio Fonseca – jornalista, Professor Paulo Roberto Cardoso – TCE, Jornalista Walter Freitas – Gasmig, Bernardo de Souza Barros – diretor da Alagro, Domingos Ferreira – escrito e autor de livro sobre a história de Alysson Paolinelli, O CEO do Grupo Monte Santo Tavares, Otávio Lacerda de Sá, o presidente do Grupo Pif-Paf Alimentos – Rodrigo Coelho. O diretor da Caramuru Alimentos – Mauro Carrusca, presidente da ABRADT – Valter Lobato, Conselheira da OAB-MG – Maria Flávia Máximo, Fabiana Diniz, sócia da Lacerda Diniz & Sena – Fabiana Diniz, Bruno Sena, sócio do mesmo escritório de advogados, o jornalista Valdir Barbosa – CNN/Rádio Itatiaia, Diretor da DK Advocacia – Décio Marcato. CEO da CoBrasil – Carlos Galvão.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

3 Comments

  • É sempre importante conhecer uma notícia que mostra a inteligência de técnicos que se unem em volta de um projeto como este.O estado de Minas tem grandes possibilidades de se desenvolver se agregando a projetos como este.Já era tempo de Minas se levantar e partir para obras deste vulto.Que Deus permita que este seja um primeiro de uma quantidade que o Estado merece e precisa.Meus parabéns!

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