O lixo orgânico do BH Shopping é transformado em adubo para jardins e canteiros, e a iniciativa vira case para a Semana Mundial do Meio Ambiente

O sistema de compostagem acelerada, feita em apenas 7 dias é diferente das técnicas tradicionais que demoram  6 meses

Foto: Divulgação BH Shopping – Canteiro da Praça Marcelo Menicucci

A segunda-feira (5) é o dia Mundial do Meio Ambiente e o Blog escolheu um exemplo criativo de contribuição para a preservação do planeta com atitudes pequenas e que geram grandes impactos. O exemplo vem do maior shopping de Belo Horizonte, o BH Shopping cuja administração é da Mulptiplan, empresa que constrói e administra shoppings em todo o Brasil, comandada pelo português radicado no Brasil, Isaac Peres.

Foto: Agencia Brasil – Isaac Peres – Multiplan

A ideia é inovadora e permite que qualquer pessoa participe. Trata-se do ‘Projeto Muda’ cuja iniciativa é o reaproveitamento do lixo orgânico (restos de comida) gerado diariamente na praça de alimentação e resíduos verdes (plantas que seriam descartadas) para a produção de fertilizantes. O resultado é um adubo eficiente que está seno usado nos canteiros do mall e nos jardins do entorno do shopping.

O projeto é um dos braços do projeto Multiplique o Bem, hub de iniciativas adotadas pela Multiplan com o propósito de contribuir com o desenvolvimento social e a qualidade de vida nas comunidades onde seus shoppings estão presentes. Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou pesquisa que revelando que cerca de 30% dos alimentos produzidos no Brasil vão para o lixo, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas/ano.

Pasmem, mas o desperdício seria suficiente para alimentar 216,8 milhões de pessoas, número maior que toda a população brasileira. Os índices colocam o Brasil na 10ª posição no ranking de países que mais desperdiçam comida, conforme levantamento da ONU. A iniciativa do BH Shopping é louvável e deve servir de exemplos para outras empresas que queiram implantar práticas sustentáveis no dia a dia, reaproveitando resíduos e transformando o que seria lixo.

Foto: Acervo pessoal – Simone Fiorello – Superintendente do BH Shopping

O Blog conversou com a superintendente do BH Shopping, Simone Fiorello, que chama atenção para o fato de que mesmo depois de 10 anos, o projeto segue sendo inovador: “A separação do lixo começa quando funcionários especializados colocam os resíduos orgânicos em recipientes exclusivos. O material, coletado diariamente, passa por uma primeira triagem feita pela nossa equipe de limpeza e, em seguida, é encaminhado para a Unidade Compacta de Tratamento de Resíduos (UCTR), localizada no próprio mall. Nesse local, é feita uma segunda decupagem, ou seja, a separação do alimento dos demais resíduos”, explica.

Ela lembra ainda que o rejeito é pesado de 100 em 100 quilos e colocado em uma esteira com serragem. Depois disso, é direcionado, via esteira, para um equipamento chamado Bio Reator, onde “a mágica acontece”. Nesse momento são inseridas duas enzimas no processo, que são as responsáveis pela aceleração da decomposição. O método, praticamente inodor em função das enzimas, dura aproximadamente 45 minutos. Em seguida o fertilizante orgânico está quase pronto, basta retirar o material e deixar descansar por cerca de quatro dias. Após este processo, tudo é triturado e, depois de mais três dias, já pode ser utilizado.

São produzidos por mês oito toneladas de resíduos orgânicos, que iriam para aterro sanitário e seriam descartados:  “Quando a gente vê o passo a passo desse processo, conseguimos perceber o ciclo com clareza, ou seja, o empreendimento produz o lixo mas também dá um destino correto a ele. Costumo dizer que ao se transformar em compostagem, o lixo orgânico ganha um destino nobre. O nosso contribui para embelezar o entorno do BH Shopping”, destaca a executiva. Ela acrescenta ainda que os resíduos não orgânicos incluindo as embalagens de plástico,são destinados a fornecedores capacitados para a reciclagem, reutilização ou tratamento, o que fomenta uma cadeia social importantíssima, que gera emprego e renda.

Foto: Divulgação BH Shopping – Depósito de adubo orgânico

A executiva responsável pela gestão do BH Shopping encerra lembrando que a iniciativa é contribui também para outra meta importante, a do ‘aterro zero’: “O aterro também tem vida útil. Em algum momento ele não vai mais comportar tanto lixo. Quando isso acontecer, para onde vão os resíduos? Então, é necessário desenvolvermos ações em que cada um seja responsável pelos itens que descarta. É claro que não é possível reciclar tudo. Mas temos que trabalhar sempre pensando em reaproveitar o máximo possível. É uma atitude consciente, que diminui impactos futuros para nós e, consequentemente, para o planeta”.

Como funciona a distribuição de mudas?

Amanhã segunda (5) e terça-feira (6), o BH Shopping vai distribuir 800 mudas de temperos com o adubo orgânico produzido pelo mall no “Projeto Muda”. Os interessados em levar as plantinhas para casa devem fazer check-in no app Multi, disponível para download nas versões IOS e Android. As mudas podem ser retiradas no stand do Projeto, localizado no piso Ouro Preto.

A distribuição será feira no Piso Ouro Preto do BH Shopping – BR 356, nº 3049 – Belvedere – Cadastro: App Multi – Duração do cupom no app: 5 de junho, a partir das 10h, até 6 junho, às 19h ou antes de esgotar o estoque de 800 unidades.Cada pessoa pode cadastrar apenas uma vez, limitado a utilização de 01 por CPF.

A matéria foi uma provocação da Rede Comunicação – Jornalista Carolina Paiva

José Aparecido Ribeiro é jornalista

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas