O que está acontecendo com a Rádio Itatiaia, uma das mais importantes do Brasil?

Foto: Acervo Rádio Itatiaia – Fachada da sede

O leitor que me acompanha, não é de Belo Horizonte e que para a minha sorte, satisfação e honra não são poucos, a Rádio Itatiaia é, desde 1952, há 69 anos aqui em BH uma espécie de oráculo da notícia. A boa e a ruim, sem filtros e nem lado, a notícia como ela deve ser reportada para o ouvinte. O sonho de todo jornalista é fazer parte deste time de craques.

O criterioso trabalho de apuração dos seus repórteres, todos com lastro, boa formação, prestígio e ética, dão ao ouvinte a segurança de que a notícia é quente e representa a verdade dos fatos. A Itatiaia também pauta a imprensa local, tanto que nas redações dos jornais, TVs e sites noticiosos, incluindo a concorrência, o “dial” da Itatiaia é imexível: 610 am e 95,7 fm. A Itatiaia presta relevantes serviços para a sociedade há sete décadas e é um sucesso comercial, indiscutivelmente.

A equipe de repórteres da rádio é testemunha privilegiada da história, são sempre os primeiros a chegar dando o “furo”, gozando da confiança e fidelidade do ouvinte mineiro, pelo menos a parcela bem informada da população que acompanha o futebol e os acontecimentos no Brasil e no mundo. Todos desejam o bem para esta empresa, inclusive este insignificante e desconhecido jornalista em início de carreira.

No entanto, vez ou outra essa credibilidade vem sendo questionada e colocada à prova, para a tristeza de quem continua considerando a Itatiaia um oráculo do bom jornalismo. A missão da rádio é muito mais do que ser detentora do lugar privilegiado da informação, mas a de formadora de opinião. Tem credibilidade para isso e a métrica comercial confirma seu sucesso na vasta grade de anunciantes. Boa razão para não se deixar contaminar pelo duelo entre o “nós e eles”.

Ontem recebi de alguém que não conheço a carta abaixo e como acho que o bom amigo é aquele que fala o que a gente precisa e não o que a gente gosta de ouvir, resolvi replicá-la, na esperança de que a direção da Itatiaia reflita, e quem sabe consiga ter a humildade de corrigir rumos, se assim entenderem ser necessário.

Quem escreveu ao que parece, também deseja ver a Rádio Itatiaia longe do partidarismo, e perto da verdade, cumprindo a sua missão de informar com o distanciamento recomendável para que faz jornalismo sério.

Os jornalistas com suas vaidades e estrelismo passam, quantos já se foram. O lema da Itatiaia de não vender opinião, e vender espaço, fica. Bolsonaro também passará, basta ter paciência e respeitar as regras do jogo democrático, se este for o desejo da direção da Rádio Itatiaia…

O QUE SE PASSA RÁDIO ITATIAIA?

POR: Gilmar Dumbá

“Sempre tive a Rádio Itatiaia como uma referência na comunicação desse País, principalmente para nós mineiros. Conheci o seu fundador, Januário Carneiro e conheço o presidente do grupo Itatiaia hoje, Emanuel Carneiro. O lema, lançado em sua inauguração, pelo seu fundador, para mim, deveria ser exemplo a ser seguido por todo meio de comunicação do planeta: ‘VENDEMOS ESPAÇO, NÃO VENDEMOS OPINIÃO”.

O rádio sempre foi minha paixão e sempre tive muito respeito pelos radialistas dessa emissora. Cada um em sua função. Acir Antão como grande conhecedor da MPB, Joselino Souza Barros com um programa com uma bancada que discute diariamente as notícias do  dia a dia, Eduardo Costa com suas opiniões, no esporte era o que de melhor tínhamos no Estado.

De repente vejo tudo isso ruir, a esquerda parece que virou um câncer em metástase nesse País.  Discordar do presidente não é o problema, discordem com honestidade, façam jornalismo responsável compromissado com a verdade.

O jornalismo da emissora tornou-se ideológico, a coerência dos comentários do Eduardo Costa ruíram e  tornaram-se parciais, no esporte, os comentaristas sabem tudo de COVID 19, sabem todos os protocolos a serem usados, mas o futebol não é mais o seu conhecimento maior.

Hoje (05/03/2021)  tive uma decepção ouvindo o  programa do Joselino Souza Barros, que sempre ouvi, no final do programa fez um comentário, totalmente desnecessário.

O radialista comentou que o povo brasileiro agoniza por falta de vacina e que essa incompetência o presidente não pode terceirizar. E essa não é a primeira vez que faz comentários demonstrando total falta de compromisso com a verdade e é mais um a se aliar a uma ideologia criminosa. Em outubro de 2020 o presidente comentou pra muitos idiotas, canalhas,  que indicou o Kássio Nunes para o STF porque tomou muita tubaína com ele. Não é preciso ser inteligente pra interpretar a ironia da resposta, mas o Joselino preferiu fazer uma crítica comparando o presidente à Dilma, demonstrando sua desonestidade intelectual. Ou será que a esquerda tirou de você sua capacidade de interpretação? Não precisa ser inteligente para compreender a ironia da resposta do presidente.

Joselino, pelo tempo que conheço você, sempre o tive como um dos melhores jornalistas do rádio brasileiro, inteligente, não me faça ter certeza de que errei na minha avaliação.  Se você e a Rádio Itatiaia ainda não sabem, devo informar que a responsabilidade por toda política de combate à pandemia é dos Estados e Municípios, de acordo com entendimento e ordem do STF, o todo poderoso.

Vou passar aqui alguns números, talvez assim esteja prestando a vocês um grande serviço, já que o departamento de jornalismo da emissora perdeu o compromisso com a verdade. Depois de ler os números talvez repensem no que disse o jornalista e facilite para que vocês possam enxergar de quem realmente é a incompetência.

A imprensa insiste em fazer comparações, escondendo a verdade dos fatos, senão vejamos.   Dizem que o Brasil só conseguiu vacinar 5% da população enquanto que Israel já vacinou 50% da população e o Chile 15% da população. O Brasil tem 220 milhões de habitantes e 5% corresponde a 11 milhões de habitantes. O Chile tem 20 milhões de habitantes e 15% corresponde a 3 milhões de habitantes. Israel tem 9 milhões de habitantes e 50% corresponde a 4.500 milhões de habitantes.

O Brasil vacinou 7.591.266 pessoas com a 1ª dose de imunizantes contra o coronavírus até as 17h30 desta 5ª feira (4.mar.2021). Desses, 2.426.554 receberam a 2ª dose. Ao todo, foram 10.017.820 doses administradas no país. Ou seja o Brasil já vacinou mais do que o Chile e Israel juntos. Já vacinou quase o dobro que eles vacinaram.

Outros dados:

Extensão territorial de cada país:

Brasil 8.500.000 km2.

Chile 757.000 km2

Israel 22.000 km2

Este número de Israel corresponde ao tamanho do Estado de Sergipe, o menor Estado do Brasil. A maior cidade do Brasil é São Paulo com 12 milhões de habitantes que corresponde a 5.4% da população do Brasil. Santiago tem 5.600.000 que corresponde a 28% da população e todos sabem que a metade do Chile é de gelo e deserto onde não mora ninguém. Tel  Aviv que é a capital de Israel tem 500.000 habitantes.

Vejam como os jornalistas confundem a população com comparações absurdas

O Brasil não é este caos que a esquerda cria todos os dias.  A Logística do Brasil é bem diferente.

Fica aqui a minha decepção com a Rádio Itatiaia, e também a minha tristeza, segue os rumos da mídia podre, que dá cobertura aos absurdos de uma  ideologia que tenta nos levar ao caos, tirando nossa liberdade e acabando com os ideais democráticos que tanto caracterizaram o Estado das Minas Gerais. Esse, com certeza, não é o caminho traçado para ela, por seu fundador, Januário Carneiro. De onde está, deve estar também decepcionado com os rumos tomados pelo seu legado e patrimônio que lutou tanto para deixar  para Minas Gerais.

Sua decadência está escancarada, seus jornalistas brigam e lavam a roupa suja nas redes sociais, já aconteceu com Eduardo Costa e Junior Brasil e aquele que não concordou com tanta lama, Kadu Doné, pediu demissão e expôs toda sujeira nas redes sociais.

Para afastar os maus espíritos de nossas vidas e também dos ambientes que nos cercam é fundamental mudar a nossa postura e adotar atitudes de luz, de bem, de amor e de caridade.

Todos os obsessores são atraídos pelas doenças da alma, pelos vícios e pelas posturas negativas em relação a nós mesmos e ao próximo. Por isso, é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai. Então o melhor a fazer é desligarmos rádios, TVs, parar de ler jornais, revistas e buscarmos a verdade dos fatos e não ficarmos expostos ao pânico que a mídia ideológica quer nos impor.

Cuidados devemos ter sim, mas não esse absurdo que querem nos impor, como toque de recolher, fique em casa. A vida continua e o mundo não pode parar.”

Gilmar Dumbá – postado nas redes sociais em 05/03/2021

José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte.

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este Blog não recebe verbas públicas, aceita anúncios e doações.

31 thoughts on “O que está acontecendo com a Rádio Itatiaia, uma das mais importantes do Brasil?

  1. DEVERIA O CONSELHO DE ÉTICA JORNALÍSTICA APURAR SEVERAMENTE OS TRABALHOS DE REPÓRTERES E JORNALISTAS, ASSIM COMO COLUNISTAS, E OUTROS CORRESPONDENTES E FAZER VALER A HONESTIDADE DAS INFORMAÇÕES.

  2. O Sr Gilberto Dumbá foi cirúrgico no seu comentário. Não sou das Minas Gerais, mas a Rádio Itatiaia é conhecida no Brasil inteiro. É com tristeza que vejo quanta antipatia a linha editorial desta Rádio angariou. Parece que isso é um câncer que lança metástases no meio jornalístico e vai matando o autêntico jornalismo, como dizia o fundador da Rádio Itatiaia: “Vendemos espaços e não opinião”. Aqui no Rio Grande do Sul não é diferente. Aonde os tentáculos da Globolixo tem seguidores também sofremos desse mal. Mas nós temos a melhor arma de combate desse câncer. Eliminamos essas emissoras do nosso dia-a-dia. E temos que eliminar, também, donosso consumo os produtos que ainda patrocinam essas emissoras.

  3. Que pena Itatiaia!!!!
    QUE PENA !!!!!
    Tenho 74 anos e sou uma apaixonada pelo rádio!
    Ouvia vcgrande parte do dia,durante os afazeres domésticos!
    Ouvir o programa do Joselino hoje ,só mesmo por “penitência “!
    Na madrugada,segue a mesma regra !
    Inacreditável no q vc se transformou!
    Que Pena !!!!!!
    Maria Ângela M. Murta

  4. Deixei a Itatiaia de lado como deixei a Globo. Será que cortaram a verba publicitária do governo na Itatiaia, como cortaram da Globo?
    A Itatiaia precisa de renovação nos seus quadros profissionais .
    Chega de “BONDES”.

  5. Moro em Guarapari desde 1994, nunca deixei de ouvir a Itatiaia como fazia quando morava em BH. CANAL 789 da Sky, sempre ás 11:00 e 18 horas. Rádio sempre isenta de política, mas parece que a globo, chegou ai também.
    Que tristeza e decepção, assim como não vejo mais a GLOBO LIXO, vou riscar a Itatiaia da minha vida. GLOBALISOU

  6. Itatiaia entrando na Honda da Globo lixo. Quê pena uma rádio excelente virando lixo
    Vou parar de escutar como fiz com a Globo lixo.

  7. Espero que um dia lá na frente ou talves agora eles falam a verdade e principalmente espeito com os brasileiros achando que nos samos burros

  8. Não posso fazer nada, a não ser replicar essa publicação a todas as pessoas do meu convívio. O jornalismo morreu. E sobrevivia as custas de verbas públicas. Isso nada mais é que uma síndrome de abstinência é o desejo insano de se fazer atuante a Deus propósitos na política através dos quase candidatos próprios lançados. Pena. Também não ouço mais.

    1. Parei de ouvir a muito tempo.
      Ouço a SuperFM, que já está superando a Itatiaia, embora uns e outros ainda dêem uma escorregada, como ouvi, um dia, alguém defendendo o casagrande, chamando-o de herói…
      Precisamos mudar nossos heróis, que foram tirados até das notas e moedas, na busca de reescrever a história, conforme a “profecia” contida no livro 1984, de George Orwel. Como alguém disse, se não estiver satisfeito, mude de emissora o quanto antes.
      A Itatiaia, pra mim, tal qual Pura Harmonia diz em música….
      SE PERDEU!

  9. É uma pena.
    Desde que Kadu Doné, pediu demissão, eu me desgostei com a Itatiaia.
    Itatiaia era minha companhia de manhã, de tarde, à noite e de madrugada.
    Felizmente não temos só esta emissora, e isto me dá o direito de mudar.

  10. Infelizmente não ouço mais a Itatiaia faz tempo,nem mesmo futebol.Com isso não sei o que andam dizendo, e sabe de uma coisa? Não estão me fazendo falta alguma.

  11. Perfeito! Há um bom tempo que já não ouço a Itatiaia, uma rádio que trai o seu próprio lema de “… não vender opinião”, como já não ouço a um bom tempo, digo “percebia-se” do partidarismo ideológico da rádio, não só em relação ao governo federal, mas a “guarita” que se dá a esse prefeito “Kalixo”… Não quero acreditar que seja “por vender espaço”. Uma pena os rumos que imprensa brasileira tomou. Uma pena que a Itatiaia embarcou nesse rumo!

  12. INFORMAÇÃO. Essa é a grande força motriz desses novos tempos. Como ela vem sendo produzida numa quantidade e velocidade nunca imaginada só nos resta saber obter e usar, de acordo com os nossos anseios. Não adianta, existe demanda para todo tipo de informação. O homem sempre foi assim. Fico com uma frase que postei no meu facebook que não sei de quem é: NÃO É A GLOBO QUE MENTE PARA VOCÊ, É VC QUE PROCURA A GLOBO PARA OUVIR MENTIRAS. TV NÃO LIGA SOZINHA. Mutatis, Mutandis: NÃO É A ITATIAIA QUE MENTE PARA VOCÊ, É VC QUE PROCURA A ITATIAIA PARA OUVIR MENTIRAS. RADIO NÃO LIGA SOZINHO. MANTENHA-O DESLIGADO OU PROCURE OUTRA RÁDIO.

    1. A itatiaia é uma rádio que tende ir para a série b…ela não renova seus ouvintes…quem sabe ou tem dados do percentual de ouvintes com idade abaixo dos 40 anos…ate no futebol já é questionável. Vejam o nível dos comentaristas políticos da rádio…comentam com ódio.. tem um tal de sapori que espuma até a boca. Com excessao da Rita mundim todos os restantes são apenas jornalistas ideológicos ligados à esquerda. Noto que quando o presidente tem algum deslize ou fala alguma besteira a correspondente de Brasília sempre entrevista 3 deputados..1 do principal, 1 da rede, 01 do psol..e pra rir..

  13. Infelizmente,mais uma que tomou rumos diferentes do caminho que traçara. Fui obrigado a não mais ouvi-la.Piorou muito,que pena!
    Não diz mais a verdade, e isso dói!

  14. Texto perfeito.
    É bom quando a pessoa tem capacidade para organizar os sentimentos, os pensamentos e traduzir em palavras, sua percepção e o seu olhar.
    Sinto-me, integralmente, contemplado neste excelente texto.
    Infelizmente essa é a mais pura verdade e eu sou mais um que não mais escuto a rádio Itatiaia. Sabe, até que foi bom. Descobri que existe vida inteligente em “outros planetas”(espero que compreendam a Tubaína 😏).
    A cada novo veículo de comunicação incorporado pela ideologia esquerda, com ganâncias “capitalistas”, lembro-me do “Nata da 💩”, ministro Gilmar Mendes falando da cleptocracia instalada pelo PT, exposta pela Lava Jato e a cifra de R$1 trilhão.
    É 🤔… O dinheiro compra quase tudo, rádios, tvs, opiniões, ministros, deputados e até a vergonha na cara.

    1. Onde os esquerdalhas se fazem presentes, esse é o ritmo que seguem.
      Impressionante, como os que os seguem são tão tapados e capazes de denegrir a melhor imagem. Aquele dizer: água mole em pedra dura tanto bate até que fura, é próprio dessa corja, eles falam tantas inverdades, mas tantas que eles mesmo acabam acreditando.
      Só Deus para nos socorrer.

  15. José Aparecido, me desculpe mas estou sentindo pela EX-GRANDE Rádio Itatiaia a mesma coisa que estou sentindo pela globo… não acredito em nada que esses jornalistas que vc citou e todos os outros falam, com exceção da Rita Mundim, é assim que escreve o nome dela? Essa parece ser a única pessoa lúcida no meio desses caras todos aí que vc citou e o resto do bando…
    Pois é, na Itatiaia, última mente, só escuto o Rádio Esporte, de 11:30 ás 12:30 horas e nada mais…
    Abraço pra você, Zé Aparecido e um bom fim de semana…
    Grato.

  16. Parabéns ao escritor. Uma carta com conhecimento, bem escrita, e que, como seta, foi direto ao alvo. Lê-se nas entrelinhas não só o respeito, mas o amor que o ouvinte sente pelos seus arautos das notícias. Isso gera credibilidade, pertencimento e responsabilidade. Existe uma frase de Éxupery que diz: ” Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, e isso vale também aos jornalistas que cativam o público com suas noticias bem escritas e verdadeiras. O povo está atento ao que a imprensa fala ou escreve, e bem por isso a Globo perdeu sua credibilidade. É hora de todos os jornalistas, formadores de opiniões, porque todos o são, fazer um balanço se querem fazer história e ficar na história, ou parar na história, porque a fila anda, e o povo está sendo politizado justamente por bons jornalistas.
    Mais uma vez parabéns ao escritor e a você José, que valoriza seu trabalho e o trabalho de seus amigos.

  17. Sr Gilmar Dumbá, sou do Paraná e infelizmente esta Pandemia chamada esquerda, estão fazendo um absurdo com a população brasileira através de informações destorcidas e levando o país ao caos muito pior que a própria Pandemia Coronavírus.
    O jornalismo brasileiro sempre foi fraco, mas a este ponto não imaginava que chegaríamos, mentem descaradamente, ao ponto de não ver ou ouvir mais nada.
    Um ótimo sábado a todos vcs.

  18. Brilhante, Gilmar Dumbá. Existe uma doença contagiosa neste país chamada ” Maria vai com as outras”. Vamos massacrar o presidente para ficarmos em evidência, ficarmos na moda. Vocês da Rádio Itatiaia não tem vergonha de jogar o passado de vocês tão valoroso no lixo?

  19. Muito triste, o comentário de Gilmar Dumba é literalmente um invejável desabafo que todos nós brasileiros de bem estaríamos dispostos a fazer, comparações fidedignas de um conhecedor das proporções universais, Rádio Itatiaia, apesar de não ser mineiro, é muito conhecida, não na profundidade que esse brasileiro do bem, que certamente não precisa mudar de lado para continuar sobrevivendo como esses oportunistas e falsários de informações fantasiosas mal interpreta das e totalmente voltadas para o pânico exatamente como essa esquerda oligofrênica quer expor nosso presidente eleito democraticamente agora, tenham a paciência de ver no próximo pleito qual será o desejo do povo dessa grande nação, diria uma das maiores e promissora deste planeta. Ficaria o dia todo aqui ajudando a que nosso povo tentasse entender o quanto é difícil a um presidente tomar as decisões que para nós são indispensáveis mas será que não é exatamente isso que essa maldita esquerda quer para poder sair como vítima desse processo.
    Dizer que gostaria de ver esses bandidos todos na cadeia e esses malditos membros das altas cortes também é muito fácil mas creio que existam razões que a própria razão, então povo dessa grande nação, vamos deixar a decisão a quem compete, nosso PRESIDENTE.

  20. Parabéns sr. Gilmar Dumbá pela precisão milimétrica do seu comentário!
    Tenho 83 anos de idade e vim para BH dois anos após a fundação da emissora em Nova Lima!
    Eu também estou decepcionado com a mudança de rumos da querida emissora!!!
    missora

    1. Parabéns pelo texto!!👏👏👏
      A expressão ‘ a esquerda virou um câncer em metástase no Brasil ” , foi perfeita!
      Triste o nosso prognóstico!!😪

  21. Eu sempre gostei de radio e foi através desse radio que passei a gostar do erudito clássico, aprendi a gostar da ópera O Guarany que todo brasileiro deveria conhecer, e foi através desse radinho tipo capelinha que meu pai me ensinou a gostar de politica e lutar pelos meus direitos e hoje 2021 nao ouço o meu radinho mas as redes sociais quase sempre me dá as respostas que preciso ler mas estou chocada com as TVS e rádios partidarias, não vejo mais a Globolixo e outras mais e a cada dia msis dificil de encontrar noticias verdadeiras. Obrigads amigo por me passar a verdade dos fatos. Um abraço com meu carinho.Um ótimo sabado.Bjs

  22. Irretocável. O partidarismo da rádio faz com que perda a credibilidade e o respeito dos ouvintes. Cabe ao jornalista o compromisso com a verdade, o que vem faltando à emissora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.