O que está acontecendo com a Rádio Itatiaia, uma das mais importantes do Brasil?

Foto: Acervo Rádio Itatiaia – Fachada da sede

O leitor que me acompanha, não é de Belo Horizonte e que para a minha sorte, satisfação e honra não são poucos, a Rádio Itatiaia é, desde 1952, há 69 anos aqui em BH uma espécie de oráculo da notícia. A boa e a ruim, sem filtros e nem lado, a notícia como ela deve ser reportada para o ouvinte. O sonho de todo jornalista é fazer parte deste time de craques.

O criterioso trabalho de apuração dos seus repórteres, todos com lastro, boa formação, prestígio e ética, dão ao ouvinte a segurança de que a notícia é quente e representa a verdade dos fatos. A Itatiaia também pauta a imprensa local, tanto que nas redações dos jornais, TVs e sites noticiosos, incluindo a concorrência, o “dial” da Itatiaia é imexível: 610 am e 95,7 fm. A Itatiaia presta relevantes serviços para a sociedade há sete décadas e é um sucesso comercial, indiscutivelmente.

A equipe de repórteres da rádio é testemunha privilegiada da história, são sempre os primeiros a chegar dando o “furo”, gozando da confiança e fidelidade do ouvinte mineiro, pelo menos a parcela bem informada da população que acompanha o futebol e os acontecimentos no Brasil e no mundo. Todos desejam o bem para esta empresa, inclusive este insignificante e desconhecido jornalista em início de carreira.

No entanto, vez ou outra essa credibilidade vem sendo questionada e colocada à prova, para a tristeza de quem continua considerando a Itatiaia um oráculo do bom jornalismo. A missão da rádio é muito mais do que ser detentora do lugar privilegiado da informação, mas a de formadora de opinião. Tem credibilidade para isso e a métrica comercial confirma seu sucesso na vasta grade de anunciantes. Boa razão para não se deixar contaminar pelo duelo entre o “nós e eles”.

Ontem recebi de alguém que não conheço a carta abaixo e como acho que o bom amigo é aquele que fala o que a gente precisa e não o que a gente gosta de ouvir, resolvi replicá-la, na esperança de que a direção da Itatiaia reflita, e quem sabe consiga ter a humildade de corrigir rumos, se assim entenderem ser necessário.

Quem escreveu ao que parece, também deseja ver a Rádio Itatiaia longe do partidarismo, e perto da verdade, cumprindo a sua missão de informar com o distanciamento recomendável para que faz jornalismo sério.

Os jornalistas com suas vaidades e estrelismo passam, quantos já se foram. O lema da Itatiaia de não vender opinião, e vender espaço, fica. Bolsonaro também passará, basta ter paciência e respeitar as regras do jogo democrático, se este for o desejo da direção da Rádio Itatiaia…

O QUE SE PASSA RÁDIO ITATIAIA?

POR: Gilmar Dumbá

“Sempre tive a Rádio Itatiaia como uma referência na comunicação desse País, principalmente para nós mineiros. Conheci o seu fundador, Januário Carneiro e conheço o presidente do grupo Itatiaia hoje, Emanuel Carneiro. O lema, lançado em sua inauguração, pelo seu fundador, para mim, deveria ser exemplo a ser seguido por todo meio de comunicação do planeta: ‘VENDEMOS ESPAÇO, NÃO VENDEMOS OPINIÃO”.

O rádio sempre foi minha paixão e sempre tive muito respeito pelos radialistas dessa emissora. Cada um em sua função. Acir Antão como grande conhecedor da MPB, Joselino Souza Barros com um programa com uma bancada que discute diariamente as notícias do  dia a dia, Eduardo Costa com suas opiniões, no esporte era o que de melhor tínhamos no Estado.

De repente vejo tudo isso ruir, a esquerda parece que virou um câncer em metástase nesse País.  Discordar do presidente não é o problema, discordem com honestidade, façam jornalismo responsável compromissado com a verdade.

O jornalismo da emissora tornou-se ideológico, a coerência dos comentários do Eduardo Costa ruíram e  tornaram-se parciais, no esporte, os comentaristas sabem tudo de COVID 19, sabem todos os protocolos a serem usados, mas o futebol não é mais o seu conhecimento maior.

Hoje (05/03/2021)  tive uma decepção ouvindo o  programa do Joselino Souza Barros, que sempre ouvi, no final do programa fez um comentário, totalmente desnecessário.

O radialista comentou que o povo brasileiro agoniza por falta de vacina e que essa incompetência o presidente não pode terceirizar. E essa não é a primeira vez que faz comentários demonstrando total falta de compromisso com a verdade e é mais um a se aliar a uma ideologia criminosa. Em outubro de 2020 o presidente comentou pra muitos idiotas, canalhas,  que indicou o Kássio Nunes para o STF porque tomou muita tubaína com ele. Não é preciso ser inteligente pra interpretar a ironia da resposta, mas o Joselino preferiu fazer uma crítica comparando o presidente à Dilma, demonstrando sua desonestidade intelectual. Ou será que a esquerda tirou de você sua capacidade de interpretação? Não precisa ser inteligente para compreender a ironia da resposta do presidente.

Joselino, pelo tempo que conheço você, sempre o tive como um dos melhores jornalistas do rádio brasileiro, inteligente, não me faça ter certeza de que errei na minha avaliação.  Se você e a Rádio Itatiaia ainda não sabem, devo informar que a responsabilidade por toda política de combate à pandemia é dos Estados e Municípios, de acordo com entendimento e ordem do STF, o todo poderoso.

Vou passar aqui alguns números, talvez assim esteja prestando a vocês um grande serviço, já que o departamento de jornalismo da emissora perdeu o compromisso com a verdade. Depois de ler os números talvez repensem no que disse o jornalista e facilite para que vocês possam enxergar de quem realmente é a incompetência.

A imprensa insiste em fazer comparações, escondendo a verdade dos fatos, senão vejamos.   Dizem que o Brasil só conseguiu vacinar 5% da população enquanto que Israel já vacinou 50% da população e o Chile 15% da população. O Brasil tem 220 milhões de habitantes e 5% corresponde a 11 milhões de habitantes. O Chile tem 20 milhões de habitantes e 15% corresponde a 3 milhões de habitantes. Israel tem 9 milhões de habitantes e 50% corresponde a 4.500 milhões de habitantes.

O Brasil vacinou 7.591.266 pessoas com a 1ª dose de imunizantes contra o coronavírus até as 17h30 desta 5ª feira (4.mar.2021). Desses, 2.426.554 receberam a 2ª dose. Ao todo, foram 10.017.820 doses administradas no país. Ou seja o Brasil já vacinou mais do que o Chile e Israel juntos. Já vacinou quase o dobro que eles vacinaram.

Outros dados:

Extensão territorial de cada país:

Brasil 8.500.000 km2.

Chile 757.000 km2

Israel 22.000 km2

Este número de Israel corresponde ao tamanho do Estado de Sergipe, o menor Estado do Brasil. A maior cidade do Brasil é São Paulo com 12 milhões de habitantes que corresponde a 5.4% da população do Brasil. Santiago tem 5.600.000 que corresponde a 28% da população e todos sabem que a metade do Chile é de gelo e deserto onde não mora ninguém. Tel  Aviv que é a capital de Israel tem 500.000 habitantes.

Vejam como os jornalistas confundem a população com comparações absurdas

O Brasil não é este caos que a esquerda cria todos os dias.  A Logística do Brasil é bem diferente.

Fica aqui a minha decepção com a Rádio Itatiaia, e também a minha tristeza, segue os rumos da mídia podre, que dá cobertura aos absurdos de uma  ideologia que tenta nos levar ao caos, tirando nossa liberdade e acabando com os ideais democráticos que tanto caracterizaram o Estado das Minas Gerais. Esse, com certeza, não é o caminho traçado para ela, por seu fundador, Januário Carneiro. De onde está, deve estar também decepcionado com os rumos tomados pelo seu legado e patrimônio que lutou tanto para deixar  para Minas Gerais.

Sua decadência está escancarada, seus jornalistas brigam e lavam a roupa suja nas redes sociais, já aconteceu com Eduardo Costa e Junior Brasil e aquele que não concordou com tanta lama, Kadu Doné, pediu demissão e expôs toda sujeira nas redes sociais.

Para afastar os maus espíritos de nossas vidas e também dos ambientes que nos cercam é fundamental mudar a nossa postura e adotar atitudes de luz, de bem, de amor e de caridade.

Todos os obsessores são atraídos pelas doenças da alma, pelos vícios e pelas posturas negativas em relação a nós mesmos e ao próximo. Por isso, é necessário eliminar em nós aquilo que os atrai. Então o melhor a fazer é desligarmos rádios, TVs, parar de ler jornais, revistas e buscarmos a verdade dos fatos e não ficarmos expostos ao pânico que a mídia ideológica quer nos impor.

Cuidados devemos ter sim, mas não esse absurdo que querem nos impor, como toque de recolher, fique em casa. A vida continua e o mundo não pode parar.”

Gilmar Dumbá – postado nas redes sociais em 05/03/2021

José Aparecido Ribeiro é jornalista em Belo Horizonte.

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este Blog não recebe verbas públicas, aceita anúncios e doações.

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas