HeadHunter especialista em recrutamento no setor de TI dá dicas importantes para avaliadores e candidatos

A HeadHunter Nathalia Gomes, especialista em seleção de profissionais no setor de TI dá dicas importantes para RH´s e candidatos

Foto: Reprodução Ahoy Alocação de TI

O Brasil possui um problema estrutural gravíssimo para ser resolvido, é o que aponta estudos da BrasscomAssociação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, cuja missão é aumentar a competitividade global do setor de TIC do Brasil e disseminar a sua capacidade transformadora para todos os outros setores econômicos, aumentando a sua eficiência e produtividade. O país terá em 2025 um déficit de 800 mil profissionais no setor.

O mercado de tecnologia tornou-se um dos mais aquecidos setores na última década. Isso por que a pandemia da Covid-19 fez com que os processos de aceleração digital nas empresas fosse impulsionado em muitos anos e a contratação de profissionais de tecnologia fosse cada vez mais necessária. O setor deu um salto que não estava previsto em apenas 2 anos.

O Blog conversou sobre o tema com a HeadHunter Nathalia Gomes, especialista no ramo de seleção de profissionais de TI da empresa Ahoy Alocação de TI: “Como esses profissionais estão em falta, a oferta de vagas é grande, e diante deste cenário nasceu a necessidade de empresas de alocação e busca de talentos, especializados em TI, com o objetivo de alinhar o candidato e vaga de acordo com a necessidade de ambos, diminuindo assim o índice de rotatividade”, explica Nathália.

Com anos de experiência na função, Nathália acredita que o maior desafio da profissão de “caça-talentos” é identificar o profissional certo para encaixá-lo na vaga correspondente, seguindo os objetivos e desejos da empresa contratante. Ela elenca quatro pontos que todo recrutador deve levar em consideração na hora de analisar candidatos.

  • Home office está em alta e candidatos têm preferido esta opção

O home office é uma tendência global. Mesmo com a melhora efetiva da pandemia e o retorno das atividades presenciais, os candidatos têm optado por selecionar vagas que sigam esta modalidade. Além de melhorar a qualidade de vida, o home office também oferece aos recrutadores uma maior possibilidade de estudo sobre os candidatos de todo o país, e até de fora dele.

Vejo de forma positiva quando o requisitante, no caso a empresa, adere ao modelo remoto, pois assim podemos ampliar a nossa busca de profissionais a nível mundial e não somente ficarmos limitados ao estado ou cidade onde a empresa contratante está localizada. Além disso, os candidatos também preferem essa modalidade e buscam cada vez mais pelo home office“, conta Nathália.

  • LinkedIn e currículo são itens obrigatórios

Um bom currículo, seguindo as diretrizes corretas e o LinkedIn atualizado são pontos praticamente obrigatórios para quem deseja arrumar um emprego hoje em dia, e isso vale para diversas áreas do mercado de trabalho. Estes dois pontos são geralmente as primeiras coisas que os recrutadores observam ao buscar talentos ou ao fazer processos seletivos de vagas.

  • Se prepare para a entrevista

Praticamente todo processo de recrutamento possui entrevistas para conhecer o candidato e com o avanço da tecnologia muitas destas conversas são realizadas por plataformas de videoconferência.

É importante que o candidato ligue a câmera para que o recrutador possa vê-lo. Além disso, alguns pontos antes da entrevista são essenciais, como testar a internet e entrar na sala com antecedência”, destaca a especialista

  • Filtro de selecionados a partir de plataformas ajuda em menor rotatividade

Ter plataformas que auxiliem na busca de candidatos se tornou um grande facilitador para os recrutadores. Banco de dados com contatos de profissionais, plataformas disponibilizadas pelo mercado como APinfo, Slack e JobSlot, e aplicativos como Facebook e WhatsApp são maneiras diversificadas de se filtrar a busca por profissionais.

Aqui na Ahoy prezamos pela qualidade invés da quantidade. Para nós é muito válido apresentarmos um ou dois candidatos ao nosso requisitante, que estejam adequados ao perfil da vaga de forma assertiva do que enchermos o nosso cliente de opções fora do perfil”, finaliza a HeadHunter.

Sobre a Ahoy 

A AHOY é uma empresa especializada na alocação de profissionais especializados na área de Tecnologia da Informação (TI). Nasceu do desejo, do Grupo Belago Techologies, em trazer para o mercado brasileiro a experiência multinacional do Grupo nas operações da Inglaterra e Estados Unidos . Saiba mais em: www.ahoy.com.br

  • A matéria foi uma provocação da Agência Contatto – Jornalista Vitor Gabriel – agenciacontatto.com.br – Twitter: @agenciacontatto.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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