O Sonho do Ex-Ministro Alysson Paolinelli, de ligar o Centro Oeste ao Oceano Atlântico por ferrovia vai ganhar vida

A Macro Investimentos é a empresa autorizada pelo Governo  Federal para desenvolver, licenciar , construir e operar a Ferrovia  

Foto: Dra. Lorena Moreira, Sra Marisa Gonzaga Paolinelli, Fernando Passalio, Manoel Mario de Souza Barros e Leonardo Monteiro de Andrade

Um dos maiores sonhos do ex-ministro da Agricultura e pai do Agro brasileiro, o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, indicado três vezes para receber o prêmio Nobel da Paz, falecido em 2023, era a construção de uma ferrovia que ligasse o planalto central ao Oceano Atlântico, passando por Minas Gerais e resolvendo definitivamente um dos maiores gargalos para escoamento da produção agrícola do país que está concentrada em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.

O sonho parece ter grandes possibilidade de virar realidade com apoio do governo de Minas, graças a uma iniciativa que tem o apoio da Academia Latino Americana do Agronegócio – Alagro, entidade cujo fundador foi o Ex-Ministro Paolinelli e o presidente é o advogado e especialista em agronegócios, Manoel Mario de Souza Barros.

A Macro Investimentos sabendo do potencial do negócio e conhecendo a importância do Brasil como celeiro mundial, está autorizada pelo Governo Federal a desenvolver, licenciar, construir e operar a Ferrovia (Ferrovia EF-352 ) ligando o Porto Central no Sul do Espirito Santo ao Centro Oeste Brasileiro, passando por Minas Gerais e Goiás, interligando com a Ferrovia Norte Sul, em operação. A Ferrovia já tem até nome, chamar-se-á “Ferrovia Ministro Alysson Paolinelli” e vai escoar não só a produção de grãos, mas também carga geral, fertilizantes, minério de ferro, e servirá também de base para oleodutos, gasodutos, transmissão de energia e fibrótica.

A dificuldade para o escoamento da produção, feito majoritariamente por caminhões em estradas mal conservadas, mal construídas e de pista simples é um tormento na vida de quem produz no Brasil, seja no agro, na indústria e mesmo no turismo. As estradas permanecem as mesmas construída por Juscelino Kubistchek há 60 anos, e durante os governos militares, no conhecido milagre brasileiro. Porém, a indústria automobilística evoluiu, em especial a de caminhões que a cada dia ficam mais potentes e carregando mais tonelagem, circulando em rodovias ultrapassadas, com riscos de acidentes e via de regra, mal conservadas. A exceção vale para o estado de São Paulo.

Historicamente Minas Gerais é o exemplo negativo, onde está concentrada a maior e a pior malha rodoviária do Brasil, o que encarece o preço do frente e por consequência o preço dos alimentos que chegam na mesa do trabalhador. Essa é uma das principais preocupações da Alagro e não é por acaso que a Academia que tem como conselheira a viúva do ex-ministro Alysson, Marisa Gonzaga Paolinelli, se envolveu neste projeto grandioso que poderá transformar o escoamento da produção agrícola brasileira, com apoio do governo de Minas.

Em reunião realizada na tarde desta terça-feira (12) na Cidade Administrativa,  sede do executivo estadual, com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico Fernando Passalio, do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Thales Fernandes e do Subsecretário de Política e Economia Agropecuária Caio Coimbra, dos Secretários Adjuntos de Estado de Sustentabilidade e Meio Ambiente Leonardo Monteiro Rodrigues e de Infraestrutura Pedro Bruno Barros de Souza, do Diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas Ronaldo Alexandre Barquette, do CEO da Macro – Fabrício Cardoso Freitas e da Alagro por meio  do Presidente Manoel Mario de Souza Barros, da Conselheira da Alagro, Mariza Paolinelli e da Diretora de Expansão e Institucional Lorena Costa Moreira, foi apresentado o maior projeto Ferroviário privado Brasileiro.

O Projeto de excelência da Ferrovia que levará o nome de Ministro Alysson Paolinelli, estabelece um auspicioso trajeto que percorrerá o Estado de Minas Gerais, interligando o Porto Central, no Sul do Estado do ES ao Centro Oeste Brasileiro, um porto indústria com terminais de grãos, minério de ferro, containers, produtos siderúrgicos, carga geral e líquidos, integrando os grãos que vem do Brasil central servindo de multipropósito para os navios ancorados no litoral do Espirito Santo.

A ferrovia que interliga o Brasil Central é uma homenagem ao Pai da Agricultura tropical sustentável do País e será construída pela inciativa privada. O Blog conversou com o presidente da Alagro que é a entidade incentivadoras do projeto desta importante Ferrovia: “Trata-se da materialização do sonho do Ministro Alysson Paolinelli que estamos conseguindo viabilizar e este é o nosso papel na promoção do desenvolvimento, do crescimento econômico sustentável, lastreando evidentemente esta obra monumental em projetos sócio ambientais que vão resolver não só o problema do agro, mas do escoamento da produção, servindo para transportar as comodities. A tradução disso é desenvolvimento e melhoria de vida para o Centro Oeste e para o Sudeste do Brasil”, relata o presidente Manoel Mario.

Para o CEO da Macro Investimentos, Fabricio Cardoso Freitas este projeto tem sentido maior: “É a consolidação do sonho do ex-Ministro Alysson Paolinelli,este mineiro que tanto fez para o país, e da mesma forma a liderança de Minas Gerias no desenvolvimento e viabilização da logística brasileira. A nossa capacidade portuária no Porto Central integrada com a Ferrovia Ministro Alysson Paolinelliao Centro Oeste brasileiro viabiliza e resolve os gargalos da logística, que penaliza o setor produtivo no escoamento das nossa comodities que tanto projetam o Brasil em todo mundo como celeiro agrícola e industrial”, conclui.

A largada foi dada, o projeto segue a passos largos com reuniões institucionais com os órgãos reguladores, e o seu processo licenciamento sendo conduzido pela Macro Investimentos com o apoio institucional do Governo de Minas. Sua concretização transformará a infraestrutura logística do país em uma das mais competitivas do mundo, o que garantirá melhores condições de preço e condições para concorrer no mercado internacional, mantendo o Agro brasileiro na poli position das exportações como gerador de riquezas e oportunidades.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

2 Comments

  • Esta feliz iniciativa já começa muitíssimo bem e com o pé direito, a partir do nome do saudoso Min. Alysson Paulinelli, dado à futura ferrovia. Parabéns à ALAGRO e ao governo de Minas Gerais pelo projeto que irá mudar para melhor e para sempre a nossa história.

  • Excelente iniciativa – O País precisa urgentemente dos transportes ferroviários eficiente e abrangente, como previsto por essa importante obra.

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