O turismo, a cultura e a ACMinas estão de luto com a morte de Octávio Elísio na tarde desta segunda-feira (29)

Reconhecido pelo espírito conciliador, pelo otimismo e lhaneza, Octávio Elísio deixa saudades e um legado de bons serviços prestados à coletividade

Foto: Divulgação ACMinas – Marcos Brafman, Octávio Elísio e Roberto Fagundes

O turismo, a política e a cultura de Minas Gerais estão de luto com a notícia da morte do presidente do Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas, o ouro-pretano Octávio Elísio, aos 82 anos, vítima de um atropelamento que ocorreu no início da noite do último dia 14 de março, ao sair de um evento que comemorava os 100 anos da Semana de Arte Moderna no Palácio das Artes, centro da capital.

Octávio pretendia atravessar os 50 metros da Av. Afonso Pena fora da faixa de pedestre, e por  instantes saiu do campo de visão de um motociclista que trafegava no sentido bairro quando foi atingido. Socorrido imediatamente foi levado ao Pronto Socorro João XIII que fica a menos de 500M do local, onde ficou internado vindo a falecer na tarde de ontem, segunda-feira(28).

Legado

Professor Octávio Elísio como era carinhosamente tratado pelos amigos foi deputado federal constituinte, ex-secretário de Educação de Minas, e ex-secretário adjunto de Ciência e Tecnologia. Teve participação decisiva na fundação do Partido da Social Democracia Brasileira -PSDB. Presidiu o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e atualmente era presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACMinas e Membro do Conselho Estadual de Turismo – CETur.

Era engenheiro, economista e político com temperamento conciliador, um otimista nato que nasceu em Ouro Preto e lá se formou na faculdade de Engenharia de Minas e Metalurgia atuando na área de mineração por muitos anos. Em Belo Horizonte, depois de passagem por importante centro de formação dos Estados Unidos, Universidade de Cambridge, e de ter trabalhado no BIRD, se tornou professor de Economia na UFMG.

Prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo decreta luto pela morte de Octávio Elísio

Manifestações públicas de pesares

Em nota o presidente da ACMinas, o advogado José de Anchieta da Silva lamentou a morte do diretor da casa que presidia um dos Conselhos, o de turismo:  Estamos todos de luto: Minas, ACMinas, os amigos/as tantos/as. Faleceu hoje o professor Octávio Elisio Alves de Brito, político, constituinte, secretário de Estado, presidente do Iepha, dentre tantas outras atividades exercidas com brilho e com êxito. Um gigante Ameno, doce no trato e na palavra, mas, gigante.  Presidiu até o mês passado o Conselho de Turismo da nossa ACMinas. Nosso adeus ao nosso permanente e eterno amigo-e-conselheiro Octávio Elisio, encerrou o presidente Anchieta.

Foto: Acervo ACMinas – Presidente José de Anchieta da Silva

A secretaria de Cultura e Turismo comandada pelo Sangotardense Leônidas  Oliveira também se manifestou em nota: Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) lamenta o falecimento de Octávio Elísio Alves de Brito nesta segunda-feira (28/3), aos 82 anos. Natural de Ouro Preto, vindo de uma família de professores e diretores da Escola de Minas, onde se formou engenheiro de Minas, Octávio Elísio foi Presidente do Conselho Empresarial de Turismo, da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), e teve papel importante na valorização do turismo no estado, articulando iniciativas fundamentais para a constante profissionalização do setor”.

Foto: Blog – Leônidas Oliveira – Secult-MG

O secretário Leônidas Oliveira lembrou ainda que: “Além de professor da Escola de Minas, Octávio Elísio exerceu o mandato de deputado federal constituinte em 1988 e de deputado federal em 1997/1998. Em vários anos de atuação junto ao Setor Público, contribuiu para o fortalecimento econômico, com proposições sustentáveis para a gestão empresarial no país. Profundo conhecedor da História de Minas, também foi membro do instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais e grande defensor das causas mineiras. Neste momento tão difícil, a Secult presta solidariedade aos familiares e amigos de Octávio Elísio”, encerra a nota.

José Aparecido Ribeiro é Jornalista e presidente da Abrajet_MG

www.zeaparecido.com.br – www.conexaominas.com  – WhatsApp: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas