Os Lipomas e suas consequências na saúde

Lipoma – Entenda o Que São Esses Tumores

Os Lipomas são pequenos nódulos de gordura que podem surgir sob a pele. Para entender o que é isso, o Blog converso com o especialista no assunto o Dr. Ernesto Alarcon, cirurgião paulista para falar sobre o tema, ele que é cirurgião geral que opera visícula e também faz cirurgia de vasectomia. 

Na maioria dos casos eles são comuns e tendem a não representar riscos para a saúde da maioria das pessoas que são vítimas, mas é  importante entender suas causas e como podem ser  tratados evitando que a protuberância seja mais incômodo do que o da aparência.

“Tumores benignos eles são compostos por células adiposas que se acumulam sob a pele e geralmente não necessitam de tratamento, exceto quando passam a causar dores” – relata o especialista.a

As causas exatas são desconhecida, mas acredita-se que fatores genéticos e hereditários estejam relacionados à formação dos lipomas. Eles surgem em várias parte do corpo, mas são mais comuns no pescoço, braços, ombros e nas costas.

Dr. Ernesto Alarcon explica que a remoção cirúrgica é recomendável quando causa dor ou incômodo estético: “A cirurgia para remoção de lipoma é geralmente simples e envolve uma incisão pequena para retirada do nódulo. Em alguns casos, quando o lipoma é profundo ou grande demais, pode ser necessária uma abordagem cirúrgica mais extensa”, relata o cirurgião. Ele lembra que a cirurgia não é de complexidade, é segurança e resolve o problema, e raramente apresenta recorrência.

Na dúvida se o lipoma é benigno ou maligno o médico indica a remoção cirúrgica que deve ser seguido de análise histopatológica do tecido, garantindo um diagnóstico definitivo.

As outras indicações para a retirada do lipoma, destaca o Dr Ernesto, são as que provocam alterações nervosas, limitação dos movimentos, ou irregularidades nas suas características, quando o tamanho ultrapassa os 5 cm de diâmetro.

“Além da cirurgia, outros métodos de tratamento podem ser considerados, dependendo das circunstâncias individuais. Entre eles, destaco a aspiração por agulha, a injeção de esteroides para diminuição do tamanho do lipoma e a lipólise a laser, que utiliza calor para derreter as células adiposas” relata o cirurgião. No entanto, ele lembra que é fundamental consultar um profissional de saúde qualificado antes de decidir o melhor curso de ação.

Em que pese o fato dos lipomas em sua maioria não serem se origem cancerosas, não significando problemas mais graves, eles de um modo geral representam incômodos estéticos gerando desconfortos.

O especialista recomenda que é fundamental compreender as causas e avaliar as opções de tratamento antes de uma decisão de opera-los. O Dr. Ernesto Alarcon recomenda consultar um médico especialista para um diagnóstico e lembra que cada caso é único, e apenas um profissional médico cirurgião tem instrumentos para orientar e oferecer alternativas para o paciente portador do lifoma.

O Dr. Ernesto Alarcon atende em São Paulo, e consultas podem ser marcadas no seguinte endereço: www.ernestoalarcon.com.br – https://drernestoalarcon.com.br – @drernestoalarcon

José Aparecido Ribeiro é Jornalista

Wpp: 31-99953-7945 – www.conexaominas.com

Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, doando e compartilhando. Pix: 31-9995-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas