Otimismo do turismo com a Semana Santa em Minas Gerais faz a Azul Cia Aérea aumentar a oferta de voos para o BH Airport

No feriado prolongado da Semana Santa são esperados mais de 400 mil turistas que vão movimentar a economia de 600 municípios mineiros

Foto: Reprodução Rede Minas – Leônidas Oliveira – PhD

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG, lançou esta semana o projeto Minas Santa 2024, em sua segunda edição. A intenção é promover o turismo religioso nos mercados emissores, especialmente o de São Paulo que é o maior emissor de turistas para todo o Brasil. A promoção da Semana Santa aproveitando a religiosidade de Minas Gerais é motivo para a companhia aérea Azul aumentar a oferta de voos para o estado, serão 18 voos extras, sendo 16 para Belo Horizonte, um para Governador Valadares e um para Uberlândia.

Os novos voos representam um aumento na malha de 17% que já conta com 103 voos que a companhia mantém saindo e chegando no BH Airport. A iniciativa reflete o sucesso do Minas Santa de 2023 e que deve ser ainda maior em 2024. Não é por acaso que o volume de turismo vem crescendo a taxas surpreendentes.

A campanha que foi emendada com a Semana da Inconfidência, fez o fluxo turístico em Minas crescer 720% acima da média nacional em abril do ano passado. O Blog conversou com o principal artífice desta revolução no turismo mineiro.

“A ampliação da malha aérea é fundamental para suprirmos a demanda, especialmente porque este ano o Minas Santa está ainda maior. Temos cerca de 600 municípios participantes e esperamos em torno de 400 mil turistas. O turismo da fé é uma grande potência em Minas Gerais e a Semana Santa é um forte atrativo. Em Minas Gerais, as imagens barrocas saem às ruas e essa característica de termos um cenário onde o patrimônio histórico se confunde com a vida contemporânea é motivo de atração de muitos turistas”, revela o Secretário de Estado de Cultura e Turismo, o Arquiteto que é PhD em história, Leônidas de Oliveira.

Foto: Secult-MG – Tapetes de Ouro Preto – Semana Santa

Valladolid, local onde o secretário realizou seu Mestrado e Doutorado, Salamanca e Sevilha inspiram Minas Gerais. Nas três cidades espanholas, a Semana Santa foi declarada Patrimônio Mundial da Unesco e atrai turistas de todo o mundo. Para Leônidas, a riqueza e diversidade das manifestações religiosas de Minas colocam o estado em posição privilegiada para o turismo da fé.

“Aqui temos as encenações da Paixão de Cristo, as afromineiridades, as comemorações evangélicas. Promovemos todos os festejos em prol do bem comum. A meta final é posicionar Minas Gerais como o principal destino turístico nacional durante a Semana Santa, gerando emprego e renda”, finaliza o secretário.

Pesquisa do Observatório do Turismo revela que 36% dos visitantes têm como principal motivação conhecer os bens religiosos, além dos lugares de riqueza histórico-cultural presentes no território, o que confirma a importância e a robustez do turismo religioso no produto turístico de Minas. Estima-se que o turismo religioso R$ 5 bilhões por ano no estado.

Programação do Minas Santa 2024

Foto: Reprodução Secult-MG – Ângelo Oswaldo, Romeu Zema, Dona Clotilde e Leônidas Oliveira

O projeto Minas Santa conta com programação especial no Circuito Liberdade em BH, incluindo a encenação da Via Sacra a céu aberto. A programação inclui lançamento da agenda dos municípios com atrações como as tradicionais procissões, confecções de tapetes devocionais, encenações da Paixão de Cristo e missas. O acesso ao catálogo que consta toda a programação das cidades que disponibilizam eventos está no portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br). São 600 cidades, das 853 que compõem o estado de Minas Gerais, que possuem programação especial para visitantes.

A programação é inclusiva, democrática e diversa, com expressões culturais, religiosas católicas, evangélicas e as afro mineiras. O projeto da Secult-MG conta com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas Gerais), a Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), a Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, a Associação Mineira de Municípios (AMM) e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. A programação vai até 31/3, domingo de Páscoa.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Wpp: 31-99953-7945 – www.conexaominas.com

Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando o seu conteúdo e doando pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas