Proprietários de carros elétricos ganham estação de recarga no Aeroporto Internacional de BH

No Aeroporto Internacional de BH, proprietário de veículo elétrico não corre mais o risco de sair rebocado

Foto: Divulgação BH Airport

Em 2022, só no primeiro semestre, foram emplacados 4,1 milhões de carros elétricos e híbridos em todo o planeta. Uma tendência que não tem volta e que aumenta cada vez mais. Metade do que foi emplacado durante todo o ano de  2021 com 6,5 milhões de veículos da categoria. De olho nesta nova realidade, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrador pela BH Airport, instala a primeira estação de recarga para veículos elétricos no estacionamento do aeroporto.

No Brasil, no entanto, o carro elétrico é para poucos, pois o custo ainda é proibitivo para a maioria das pessoas. O veículo elétrico mais barato é modelo Kwid da montadora francesa Renault, com um custo de R$146 mil. Somados, foram 5,9 mil veículos totalmente elétricos emplacados no país até agora. Alguns deles já utilizam o Aeroporto Internacional e precisam de recarregar as baterias.

Foto: Site Renault do Brasil – Kwid Elétrico

Mesmo com o preço na estratosfera, a frota de carros elétricos e híbridos alcançou em Julho de 2022, a marca de 100 mil unidades comercializadas ao longo da série histórica iniciada em 2012 e compilada pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).  Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.

Pensando nesta demanda crescente por veículos ecologicamente corretos, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte lançou na última semana sua primeira estação de recarga para carros elétricos e híbridos plug-in, com capacidade para abastecer dois carros ao mesmo tempo. A demanda ainda é pequena, mas a BH Airport já sabe que vai aumentar e sai na frente ao oferecer o serviço gratuito para o passageiro que possui um veículo elétrico e precisa deixá-lo para viagens curtas ou longas.

A instalação de outras estações para abastecimento é apenas uma questão de tempo, alcançando outros pátios do aeródromo. A BH Airport tem se revelado uma empresa compromissada com a redução de emissões de carbono e e não por acaso vem sendo reconhecida internacionalmente pelas boas práticas ambientais e sociais. Os prêmios não param de chegar fazendo do aeroporto uma referência mundial.

Recentemente, o terminal recebeu a renovação da acreditação de redução de emissões de carbono no nível 2 e o Green Airport Recognition – reconhecimento, pelo segundo ano consecutivo, como Aeroporto Verde, além de destaque pelo compromisso em ações socialmente corretas, ao envolver comunidades do entorno do sitio aeroportuário especializadas em recicláveis.

Os pontos de recarga elétrica foram instalados no estacionamento P+, em local de fácil acesso. A iniciativa faz parte das estratégias e compromisso ambientais assumidos pela BH Airport que o CEO da empresa, o Engenheiro Kleber Meira, faz questão de destacar como algo que é levado muito a sério por toda a equipe que ele comanda.

Foto: Divulgação BH Airport – Kleber Meira recebendo premio na Argentina

O ESG é um importante pilar estratégico no nosso terminal e diversas iniciativas ambientais, sociais e de governança estão em prática. Todos podemos e devemos fazer a nossa parte para proteção dos recursos naturais. A instalação desses pontos é mais uma forma de contribuir para redução das emissões de carbono”, avalia Kleber Meira.

Desde que começou a participar do programa da ACI, Aliança Cooperativa Internacional, organismo mundial que tem como função básica preservar e defender os princípios cooperativistas, as reduções das fontes de emissão de gases de efeito estufa saíram de 2.480 toneladas no primeiro ano de participação, em 2017, para 584,6 toneladas em 2021.

Graças aos resultados, recebemos este ano, pela terceira vez, a acreditação de carbono e estamos focados em evoluir e alcançar o reconhecimento no nível 3, que diz muito sobre o envolvimento das pessoas com as práticas adotadas pelo aeroporto”, encerra o CEO da BH Airport.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – Wpp:31-99953-7945

Este blog não recebe verbas públicas, aceita anúncios e doações pelo pix:31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas