Bactérias, má higiene bucal, doenças hepáticas, respiratórias, renais e cânceres podem ser as causas do problema
Foto: Reprodução Freepik
O mau hálito é um problema que atinge milhões de pessoas em todo o planeta, independente de raça, cor, posição social ou situação financeira. Muitas pessoas não sabem que têm mau hálito e acabam deixando seus interlocutores constrangidos e sem saber o que fazer. Por isso é bom perguntar para quem você confia se o seu hálito incomoda, ou se em determinadas ocasiões você apresenta cheiros desagradáveis na boca.
A halitose é mais comum do que as pessoas pensam e pode ser um sinal de desequilíbrios na saúde bucal. As bactérias podem ser as responsáveis pelos odores desagradáveis se estiverem colonizando a boca e eliminando gases. O problema se agrava se a pessoa não tem bons hábitos de higiene ou diminuição de saliva, possibilitando ambiente favorável para a proliferação das bactérias que causam o odor.
Com efeito, a halitose também pode ser sinal de doenças hepáticas, renais e até cânceres. Por isso o problema não deve ser ignorado ou escondido de quem apresenta mau hálito. É recomendável ao detectar a halitose procurar um dentista ou um médico gastro para entender sua origem. O Blog conversou com o cirurgião dentista Paulo Zahr, fundador e presidente do Grupo OdontoCompany, que faz algumas recomendações para acabar de vez com o mau hálito:
Evite ficar muito tempo sem comer
Uma das causas do mau hálito é ficar muitas horas sem comer. O ideal é se alimentar a cada 3 horas com alimentos de fácil digestão que passam rapidamente pelo estômago. Dietas radicais como o jejum ou que cortam totalmente os carboidratos também podem favorecer o aparecimento do mau odor, em especial as intermitentes.
Água nunca é demais
A ingestão de líquidos também é fundamental para evitar o problema. Como a falta de saliva contribui para o mau hálito, é preciso beber bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável. “O consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina também é benéfico para o hálito. Por serem ricas em ácido cítrico, essas frutas estimulam as glândulas salivares e impedem a formação da saburra”, explica Paulo Zahr.
Não esqueça da boa escovação e use fio dental
Manter uma rotina de higiene bucal regrada é essencial para um bom hálito. Os dentes devem ser escovados sempre após as refeições e antes de dormir. Afinal, é durante a noite que as bactérias costuma agir provocando a halitose. O mau hálito pode ter origem no tártaro ou nos restos de comida acumulados entre os dentes. Por isso, é preciso utilizar o fio dental diariamente para limpar os locais em que a escova não tem acesso. E usar enxaguantes bucais pelo menos a cada dois dias após a escovação.
Inclua na higiene bucal a escovação da língua
A saburra lingual nada mais é do que aquela massa branca que fica sobre a língua. Composta por bactérias, células descamadas, muco e restos de alimentos, ela é a principal fonte do mau cheiro.
“A língua precisa de um cuidado especial no momento da higiene. Ela pode ser limpa gentilmente com a escova e creme dental ou você pode optar por raspadores. O ideal é que a limpeza da língua seja realizada logo ao acordar para garantir a eliminação da saburra formada durante a noite”, explica o dentista.
O mau hálito de origem bucal é facilmente controlado com uma higiene eficiente, mas nada disso elimina a visita periódica ao dentista, evitando não só o desconforto e o constrangimento mas também a boa manutenção dos dentes.
A halitóse que não tem origem bucal merece atenção ainda maior, pois pode ser sinal de problemas respiratórios, (sinusite e amidalite) digestiva, (erupção gástrica, dispepsia, neoplasias e úlcera duodenal), a de origem metabólica e sistêmica (diabetes, enfermidades febris, alterações hormonais e outras). Uma consulta ao gastro ou mesmo ao clínico geral, pode ser o caminho para a solução do problema.
Sobre a OdontoCompany
A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 30 anos no mercado e mais de 10 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.
- A matéria foi uma provocação da jornalista Daniela Dutra da Markable Comunicação.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e âncora do MPV
www.conexaominas.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Colabore com a manutenção deste Blog anunciando, compartilhando e doando pelo pix: 31-99953-7945