Rede Accor faz mudanças no comando dos hotéis de BH e se prepara para o pós pandemia

Foto: Acervo ABIH-MG – Rodrigo Magerotti e Gulherme Sanson, principais executivos da Accor em Minas Gerais

Hotelaria Accor Brasil mexe no seu tabuleiro de xadrez em peças chaves para o mercado de Belo Horizonte. As mudanças visam fortalecer o comando de suas unidades locais para enfrentar 2021 em um cenário de incertezas, é o que afirma o principal executivo da Rede em Belo Horizonte, Rodrigo Mangerotti. A operadora hoteleira francesa tem atualmente na capital Mineira 2.474 UH´s, em quatro hotéis de categoria midscale, (3 e 4 estrelas) e nove hotéis economy (econômicos).

Quando estiver funcionando em meados de 2021, o Novotel Savassi (203 UH´s) e o Ibis Budget Savassi (240 UH´s) elevarão a oferta da Accor para 2.917 unidades habitacionais no mercado de hospedagem belo-horizontino.  Os três principais e maiores são o Mercure Lourdes (384 UH´s), o Novotel Savassi e Ibis Budet (443 UH´s) previstos para 2021. E o Combo Ibis & Ibis Budget, que é o maior hotel da capital com 500 Unidades Habitacionais, em operação no bairro Funcionários.

Assume as unidades Ibis e Ibis Budget vindo de Curitiba Wagner Freitas

Foto: Acervo pessoal – Gerente Geral do Ibis e Ibis Budget Wagner de Freitas

Com 42 anos Wagner formou em administração de empresas e tem pós graduação em gestão gastronômica. Há 19 anos na Accor, iniciou sua trajetória em São Paulo no Mercure Jardins, onde ficou por 10 anos. De mensageiro a Sub Gerente viu na Accor o seu futuro e não titubeou. De São Paulo para Curitiba-PR, foi um pulo para chegar a gerência geral do Mercure CWT Batel, onde ficou por 7 anos, sendo responsável pela gestão de 146 aptos. Sua passagem por pela capital do Paraná incluiu também o hotel Adágio Batel, por dois anos.

O desafio agora é fazer rodar com bom desempenho, mesmo em tempos de pandemia, um dos maiores conjuntos hoteleiros de Belo Horizonte, o Combo Ibis & Ibis Budget com 500 unidades habitacionais (UH`s). O desafio não é pequeno, mas Wagner relata que, “apesar de todos os percalços, a crise está nos deixando mais fortes, resilientes e isso nos ajuda a trabalhar fortemente na gestão de custos, na qualidade e, sobretudo na proteção à saúde dos colaboradores, nosso bem maior,” relata o executivo.

Guilherme Sanson Assume o Mercure Lourdes

Wagner vai substituir ninguém menos do que o atual Presidente da ABIH-MG – Guilherme Sanson, que tem 44 anos, é casado e pai de três filhos. Sanson assume o Mercure Lourdes no lugar de Rodrigo Mangeroti, um dos mais respeitados profissionais de hotelaria da cidade, com longo currículo e que também é vice-presidente da entidade que representa o setor.

Guilherme nasceu no Rio de Janeiro, mas morou grande parte de sua vida em São Paulo, onde iniciou carreira no Maksoud Plaza Hotel. Atuou em diversos hotéis da rede Accor, empresa que trabalha há 22 anos.  Em Belo Horizonte Sanson gerenciou o Ibis Liberdade, de 2012 a 2013, o Ibis Savassi, entre 2013 e 2015 e o Site Afonso Pena, de 2015 a 2020, enfrentando os primeiros seis meses da maior pandemia da historia moderna, e que trouxe um apagão de hóspedes jamais visto.

Formado em gestão hoteleira, já recebeu prêmios como o Bernache de Ouro, pássaro-símbolo da Accor, que condecora os melhores profissionais de destaque da rede.  Em 2019 em disputa acirrada com André Beckerman, sagrou-se vencedor em eleição direta para a presidência da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH/MG) gestão 2019/2021, com reconhecida atuação a favor do setor em Minas Gerais.

Rodrigo Margerotti comanda o Novotel e o Ibis Budget Savassi

Foto: Acervo Accor – Novotel e Ibis Budget Savassi

Do Mercure Lourdes para o Novotel e Ibis Budget Savassi, Rodrigo Mangerote que é a Dama do Xadrez da Accor, e um dos seus principais executivos da Cia Hoteleira no Brasil. Ele recebe a missão de montar e colocar para rodar o mais novo empreendimento da Accor em Belo Horizonte numa parceria com a Maio Paranasa, depois de uma longa espera que iniciou na Copa do Mundo de 2014, ocasião em que o hotel deveria ter sido entregue, mas por questões financeiras e de mercado, não abriu.

Rodrigo tem larga experiência no ramo, iniciou sua carreira na Delusa Hotéis, empresa da conhecida empresária Cleusa Salvador em meados da década de 90 onde deu os primeiros passos. Em 1998 ingressou como estagiário de eventos no San Diego Lourdes, e pouco tempo depois foi promovido a Gerente de Vendas com reconhecida performance.

Não demorou muito para entrar no radar da Accor, a convite do experiente Maarten Van Sluys, então gerente Geral do Mercure Lourdes. Rodrigo aproveitou as oportunidades e voou para uma carreira que o levaria a superintendência da Arco Hotéis por 6 anos; foi também Diretor responsável pela implantação dos hotéis econômicos Super 8 By Wyndham, e um retorno triunfal para Accor já na condição de Gerente Geral do Mercure Lourdes e do Mercure Goiania.

O executivo que conhece como poucos o mercado de BH lembra que a cidade está preparada e com uma oferta hoteleira de alto padrão: “Nossa hotelaria está forte, estruturada e pronta para receber eventos internacionais. Só precisamos vencer o vírus e retomar a vida normal, que acredito, voltará assim que a vacina for disponibilizada”, conclui o Gerente Geral do Novotel & Ibis Budget Savassi.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Contato: jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.