Campanha “Contando Histórias pelos Caminhos da Mineiridade” destaca a cultura, o turismo e o social
Foto: Sede da Rede Minas no bairro Santo Agostinho
A Rede Minas de Televisão foi criada em 1984 pelo decreto n.º 23.807 assinado pelo então governador Tancredo Neves que instituiu a Fundação TV Minas Cultural e Educativa, então vinculada à Secretaria de Estado da Cultura. Terceira maior rede pública do país. De lá para cá muita coisa mudou e a Rede Minas ficou bem mais moderna, chegando hoje em praticamente todos os 853 municípios de Minas Gerais, 470 deles, em breve, com o sinal digital.
Recentemente a Empresa Mineira de Comunicação (EMC) – Rede Minas, fechou acordo com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), noticia dada em primeira mão aqui no Blog, parceria inédita, e que conta com o maior investimento da história da emissora desde a sua fundação, R$200 milhões. O objetivo é levar conteúdo de boa qualidade com sinal digital para 470 municípios que aderiram à parceria entre EBC e EMC.
Ao completar 37 anos, a EMC hoje é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), pasta comandada pelo incansável e competente Leônidas Oliveira, e dirigida pelo experiente jornalista Sergio Rodrigo Reis.
Foto: Acordo para TV Digital parceria da EMC com a EBC e o Governo de Minas
Começa amanhã segunda-feira (6), uma nova fase na TV, com programas e temporadas que dialogam com as cores, sabores, saberes, aromas e histórias da cultura popular: “Sabor&Afeto”(estreia), “Estações”(nova temporada), “Minas da gente” (nova temporada), “Mulhere-se” (nova temporada), “Palavra Cruzada” (nova temporada). Junto com as novidades na programação, os jornais diários (Jornal Minas 1ª Edição e 2ª Edição) e os programas “Meio de Campo” e “Opinião Minas” têm como cenário uma redação reestruturada, com novo desenho de iluminação e maior interatividade.
Integrando os programas Reviva Turismo e Descentra Cultura, da Secult, as equipes de produção da Rede Minas percorreram milhares de quilômetros nos últimos sete meses. Entre os quase 300 destinos previstos. Foram 49 localidades retratadas pelo projeto Gerais+Minas (Poços de Caldas, Jacutinga, Sete Lagoas, Cordisburgo, Curvelo, Corinto, Joaquim Felício, Bocaiúva, Glaucilândia, Montes Claros, Capitão Enéas, Pai Pedro, Monte Azul, Belo Horizonte, Governador Valadares, Resplendor, Araçaí, Caldas, Ibitiúra de Minas, Itanhomi, Coroaci, Olhos-D’água, Conceição do Mato Dentro, Santana do Riacho, Jequitibá, Jaboticatubas, Ouro Branco, Ouro Preto, Mariana, Lagoa Santa, Cláudio, Lambari, Lagoa da Prata, Formiga, Pimenta, Andradas, Machado, Mirabela, Japonvar, Botumirim, Grão Mogol, Unaí, Patos de Minas, Vazante, Catuti, Janaúba, Pedra do Indaiá, Alfenas e Caldas).
Trabalhando em sintonia com a Secult por meio das Instâncias de Governanças Regionais (os Circuitos Turísticos), prefeituras, Associação Mineira de Municípios, Associação das Cidades Históricas de Minas e outras instituições, a programação foi construída a quatro mãos.
Foto: Secretário de Cultura e Turismo de MG – Leônidas Oliveira
Para a usina de ideias e projetos que responde pelo nome de Leônidas Oliveira, a nova programação reflete o entendimento de que a Cultura e o Turismo são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e para a geração de emprego e renda.
“São estas particularidades que, unidas, compõem a essência da mineiridade”, declara o secretário de Estado de Cultura e Turismo que chama atenção para um fato recente e extremamente relevante para a Rede Minas: “A expansão do sinal digital para 470 municípios mineiros, fruto de cooperação entre o Governo de Minas, por meio da Secult e da EMC, e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), contemplando Minas Gerais no âmbito do Digitaliza Brasil, democratizando a produção e a melhoria da qualidade do sinal”, lembrou o secretário.
A TV digital em Minas é um projeto de R$ 200 milhões em investimentos em infra-estrutura para levar TV de alta qualidade a 470 municípios. Para o presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis, “a ideia é ampliar nossa capacidade de produção no interior de Minas Gerais em busca do que temos de melhor. O resultado é um rico e impressionante painel da diversidade cultural das paisagens e dos sotaques que sintetizam a nossa mineiridade”, destaca.
Novos olhares
A primeira parte da campanha de lançamentos dos novos conteúdos entra no ar mostrando os vários sotaques, “causos” e imagens do que “Vem por aí”. Todas as experiências capturadas pelas câmeras, nas gravações dos programas e conversas de bastidores, estão reunidas no novo site “Gerais+Minas”, que serve vários aperitivos da nossa mineiridade, com toques de simplicidade e afeto.
É possível dar uma volta por lugares tradicionais e remotos, ver e ouvir boas história. O projeto reúne diários de viagens das gravações feitas pelo estado; vídeos; fotos de bastidores e detalhes sobre “Cantinhos de Minas” raramente vistos se não por quem lá vive ou já viveu. O site será atualizado constantemente, à medida que novos episódios e programas forem ao ar.
Confira em www.geraismaisminas.mg.gov.br – redeminas.tv
NOVOS PROGRAMAS E TEMPORADAS:
Estações
A nova temporada do “Estações” segue a linha do trem, com as estações ferroviárias e as belezas das cidades mineiras que trazem, em suas histórias, a herança das locomotivas. O episódio de estreia é em Jacutinga, no sul do Estado.
Terça-feira, 20h: inédito.
Sábado, 00h15: reapresentação.
Domingo, 13h: reapresentação.
Minas da Gente
A atração faz uma viagem que tem, como guias, os próprios moradores. A estreia é em Caldas, no sul de Minas, onde funciona um dos hotéis mais antigos do país em atividade, sem interrupções, além de outros destaques.
Sábado, 20h: inédito
Domingo, 6h45: reapresentação
Quarta-feira, 23h: reapresentação
Mulhere-se
Primeiro programa feminista da TV brasileira traz, na nova temporada, como protagonistas, as indígenas. Elas é quem fazem a advertência, se mobilizam e convocam a população para entrarem em uma batalha unidas pela vida.
Segunda-feira, 20h: inédito.
Domingo, 00h: reapresentação
Palavra Cruzada
Em nova fase, focada na vida e obra de personalidades mineiras, o Palavra Cruzada estreia com a artista plástica Yara Tupynambá, uma das figuras mineiras mais importantes para a cena cultural do Estado.
Quarta-feira, 20h: inédito
Domingo, 22h: reapresentação
Segunda-feira, 23h45: reapresentação
Sabor & Afeto
O programa Sabor & Afeto mostra a culinária mineira e as belezas do estado. A atração é apresentada pela chef Esperança. O primeiro episódio mostra a cidade de Caldas, no sul de Minas, e os famosos biscoitos de polvilho.
Quinta-feira, 20h: inédito
Sábado, 6h: reapresentação
Domingo, 12h: reapresentação
PROGRAMAS COM NOVOS HORÁRIOS:
Agenda
Segunda a sexta: 18h às 18h30
Brasil das Gerais
Segunda a sexta: 13h às 13h30
Coletânea
Segunda a sexta: 18h30 às 19h
Cinematógrafo
Sexta-feira, 20h: inédito
Jornal Minas
O novo cenário permite interação e aprofundamento das notícias. Um jornal dinâmico, objetivo e equilibrado. Um olhar atento para as muitas Minas. O jornalismo de credibilidade de sempre agora de cara nova.
JM1 – Segunda a sexta: 12h30 às 13h
JM2 – Segunda a sexta: 19h30 às 20h
Opinião Minas
Segunda a sexta: 20h30 às 21h
GERAIS+MINAS
O “Gerais+Minas” é uma ação de interiorização das grades de programação da Rede Minas e Rádio Inconfidência, lançado em março desse ano, em sintonia com os programas Descentra Cultura e Reviva Turismo, da Secult. O objetivo é mostrar a pluralidade dos municípios mineiros.
José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG
www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com
Colabore com a manutenção deste Blog, anunciando, compartilhando ou doando qualquer quantia!