Secretário de Turismo e Cultura de Minas lidera missão em Curaçao, conectando MG e o Brasil ao Caribe, pela Azul

O acordo de Minas com a Ilha de Curaçao abre perspectiva de negócios e intercambio de turismo em território onde vivem 44,5 milhões de pessoas

Foto: Ministro Ruisandro Cjintjie e Leônidas Oliveira Secretário  de Turismo e Cultura de MG

Primeiro, o voo da Azul ligando o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e o Brasil ao Caribe, o primeiro da Cia Aérea, e agora um plano de promoção do destino Minas Gerais com a Ilha Caribenha de Curaçao de forma bilateral. A missão foi liderada pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira que se encontrou com autoridades daquele país, representando o Governo de Minas, na última quinta-feira (5).

O objetivo não poderia ser outro, uma parceria capaz de internacionalizar os destinos turísticos para os públicos do Caribe e Minas Gerais. As ações já começaram e abrangem segmentos como a gastronomia, a coquetelaria, o marketing turístico e a cultura. Os trabalhos são realizados a partir da parceria entre Secult, Curaçao Tourist Board, Sebrae, Azul Linhas Aéreas, Horeca e Curaçao Hospitality & Tourism Association (Chata).

Foto: Entrevistador e o Secretário Leônidas Oliveira

Ruisandro Cjintjie é Ministro do Desenvolvimento Econômico de Curaçao e conversou com o Blog no intervalo de uma das muitas reuniões que foram realizadas na capital Willemstad com a comitiva Mineira liderada pelo incansável secretário Leônidas. “O Brasil é um país continental, e o voo direto conectando Minas com Curaçao é uma porta para que mais destinos conheçam a potencialidade turística mineira e que nossa ilha seja um hub para os viajantes que pensam em ir para outros destinos e continentes. Estamos muito abertos a receber investimentos de empresas que olhem para Curaçao, mas mirem a região caribenha como um todo, pois somos 3 milhões de habitantes”, afirmou o Ministro que mais parece um jogador de basquete.

O simpático ministro esteve em Belo Horizonte na semana passada quando a Azul batizou o seu primeiro voo para o Caribe, partindo de Belo Horizonte e conectando toda a sua malha nacional no segundo maior hub da companhia que é Belo Horizonte. Por enquanto são dois voos semanais, saindo de BH no sábado e retornando da capital Willemstad, aos domingos. Mas em breve, a tendência é que outros voos sejam incorporados, na medida em que a parceria fortaleça entre Minas e Curaçao, ligando a Ilha e o Caribe ao Brasil e a Minas Gerais. 

Foto: Entrevista da TV local com o Secretário Leônidas Oliveira

Nas reuniões bilaterais que aconteceram na última semana, acordos de cooperação foram selados e um deles é a visita de player do trade turístico daquele país que virão a Minas, incluindo os bartenders reconhecidos internacionalmente, acompanhados de um grupo da imprensa local para registrar e conhecer os principais atrativos de Minas incentivando o turismo receptivo e emissivo dos dois destinos.

Nos acordos bilaterais está também um press trip de jornalistas mineiros a Curaçao, levando um pouco daquilo que é marca e agora também patrimônio cultural imaterial, reconhecido pela Unesco, a Cozinha Mineira. Outros produtos reconhecidos que são marca e patrimônio cultural mineiro é o queijo, o café e a cachaça. Na bagagem das duas delegações, lá e cá, claro, exposição sobre os patrimônios históricos da humanidade localizados em Minas em Willemstad e outra similar, curaçauense, no Circuito Liberdade em Belo Horizonte, tudo isso visando impulsionar as relações entre a Ilha Caribenha e Minas Gerais.

Foto: Comitiva do Governo de Minas, BH Airport e Azul Linhas Aéreas

Estamos todos imbuídos na ideia de transformar este acordo em oportunidade de geração de emprego e intercambio econômico, cultural e turístico entre Minas e um destino que possui 3 milhões de pessoas, só em Curaçao, além dos 45,5 que vivem no Caribe. O compromisso do governador Romeu Zema em gerar ambiente para criação de empregos e negócios é tratado com muita seriedade por todos os secretários, incluindo nossa pasta, que está trabalhando para a meta do pleno emprego prometido pelo Governador ainda em 2023”, encerrou o secretário que comanda o turismo mineiro, e cuja pasta (Secult-MG) bate recordes de crescimento, mais do que o dobro dos outros estados brasileiros.

O gigantesco Mar do Caribe (Caribe, ou Índias Ocidentais) se estende por vários países: Aruba, Barbados, Colômbia, Cuba, Curaçao, Jamaica e México. A região abriga cerca de 7.000 ilhas. 13 países integram o Caribe, mas também existem 17 territórios independentes – estes, sob jurisdição dos Estados Unidos e da InglaterraAruba, Barbados, Colômbia, Cuba, Curaçao, Jamaica e México. Existem ainda as ilhas independentes que também são banhadas pelo Mar do Caribe, como as da República Dominicana. Ao todo, vivem no Caribe, 44,5 milhões de pessoas.

Crédito de fotos: Assessoria de Comunicação Azul Linhas Aéreas

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945

Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas