Secult-MG faz bonito na 34a Festuris de Gramado representando o Turismo e a Cultura de Minas Gerais

Depois de 4 meses sem poder divulgar os atrativos do Estado, Secult-MG retoma atividades na 34a Festuris

Foto: Divulgação Secult-MG – Festuris

Passado o período eleitoral em que a propaganda governamental ficou proibida, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult, volta com o mesmo entusiasmo que marcou os últimos três anos da gestão Leônidas Oliveira.  Na 34ª Festuris de Gramado que começou no dia 3 e vai até amanha (6), o destino Minas Gerais está fazendo bonito nos dois estandes montados para divulgar os atrativos turísticos mineiros com destaque para o eixo alimentação e Circuitos.

Para mostrar o que Minas tem de diferente na gastronomia, o Mercado Central de Belo Horizonte foi convidado e está dando um show, segundo informações do vice-presidente da Abrajet-MG, o jornalista Antônio Claret Guerra – leia-se MG Turismo – que representa a entidade no evento: “Os estandes mais visitados da Feira que, vale destacar, é a mais importante da América Latina, está sendo o de Minas”, relatou o jornalista ao Blog Conexão Minas.

Foto: Divulgação – Secult – Estande de Minas na Festuris

A menina dos olhos do turismo belo-horizontino é considerado um dos três melhores mercados do mundo, segundo revista especializada da Latam Airlines. O responsável pela parceria é o conhecido e competente superintendente do Mercado, Luiz Carlos Braga que também é membro da diretoria executiva do BH Convention e Visitours Bureau, entidade que passa por reestruturação e que promete em breve engrossar as fileiras do marketing mineiro na captação de eventos para a capital, porta de entrada do estado mediterrâneo.

Foto: Self João Carlos Amaral ao lado do governador Cláudio Castro e Claret Guerra

Sou parceiro da Secult há mais de 10 anos e nunca vi um espaço tão bacana, que retrata tão bem a simplicidade, a mineiridade, a famosa acolhida de Minas Gerais. Em anos anteriores dependíamos de verba do Ministério do Turismo, mas hoje contamos com um governo estadual que tem um novo olhar para o turismo, para captar oportunidades. Preciso parabenizar a iniciativa pela visão de negócio e pela beleza”, revelou Braga, em entrevista para o jornalista João Carlos Amaral do Blog que leva o mesmo nome, ele que é diretor e ex-presidente da Abrajet-MG.

Minas são muitas e não por acaso os dois estandes da feira tiveram que ser maiores do que os anos anteriores, com mais 100 metros quadrados, tudo para mostrar as múltiplas opções para o turista que ainda não conhece ou que conhece parte das atrações. Cada região se destaca com suas peculiaridades e pelos atrativos do Circuito Turístico que cada um pertence. São 44 Circuitos especializados em turismo de aventura, turismo histórico com as cidades barrocas, como Ouro Preto e Diamantina, o turismo termal, cujas fontes sãos as maiores do mundo, turismo náutico no Lago de Furnas (Mar de Minas,) agora com a cota 762 garantida pelo Governo Federal, além das atrações da Serra da Canastra com os queijos mais famosos do Brasil e a cachaça que é produto de exportações na região do Vale do Jequitinhonha.

R$51 milhões são injetados na economia pelo Turismo

De acordo com a assessoria da Secult, o turismo de Minas injeta R$ 51 milhões na economia e existem, no estado, 10.295 empreendimentos inscritos no Cadastur. A participação da Secult no Festuris visa fortalecer ainda mais a atividade turística, que se mantém como a que mais cresce no país, acima da média nacional, segundo dados do IBGE.

Por meio dos encontros e reuniões em Gramado também será feito o convite para que os participantes e players do setor conheçam as atrações, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira que conversou com o Blog por telefone: “Nosso estado é o que mais cresceu no turismo no Brasil. Nosso povo hospitaleiro, nossas riquezas naturais, nosso patrimônio, nossa comida, tudo oferece experiência e cultura. O turismo é uma forma de propiciar experiências, fomentar a economia criativa, além de impulsionar investimentos locais. Como resultado, gera emprego, renda e estimula setores importantes da economia”, pontua o secretário que não pode comparecer ao evento em virtude de agendas.

Foto: Divulgação Secult-MG – Estande de Minas na Festuris

No estande da Secult-MG os agentes e operadores de turismo, estão sendo recebidos pessoalmente pela subsecretária Milena Pedrosa e por servidores da eficiente equipe da Secult-MG. Ela e o secretário Leonidas são reconhecidos por visitar pessoalmente as cidades dos Circuitos Turísticos e levar a mensagem do Governador Romeu Zema de que o setor é um dos mais importantes do seu governo. Durante a pandemia o turismo de Minas cresceu mais do que a média nacional, 19,7% mais do que todos os estados do país.

Turismo é prioridade no Governo Zema

Foi também durante a pandemia que Minas entrou para o site Booking.com com dois destinos considerados os mais charmosos e aconchegantes do mundo, eleitos pelos próprios viajantes. O destaque foi para São Bartolomeu e Lavras Novas, ambos próximos à Outro Preto. O secretário destacou o trabalho e está bastante entusiasmado com a reeleição do Govenador Zema: “O govenador enxerga o turismo com os olhos de um administrador que entende sua importância na economia e para a geração de emprego, e tem nos dado liberdade para criar e levar a incentivos para cidades que, em outros governos, foram esquecidas. Temos andado mais de 10 mil km por mês visitando cada cidade e sentido as demandas dos prefeitos e secretários municipais de cultura e turismo, isso nos permite direcionar recursos para os que se fato possuem potencial”, encerrou Leônidas Oliveira.

Foto: Reprodução Secult – Lideranças dos Circuitos com a secretária Milena ao centro.

A subsecretária Milena Pedrosa que comanda o estande de Minas na Festuris recebe visitantes pessoalmente: “Estamos oferecendo atendimento voltado à divulgação de informações sobre os atrativos do estado que são menos conhecidos e os já consagrados. Conversamos com os agentes sobre as oportunidades de negócios e sinto um grande interesse por Minas. Uma lista com mais de 100 pacotes organizados por 71 empresas habilitadas no programa de fortalecimento do turismo receptivo no estado, o Minas Recebe, vai estar disponível aos participantes da feira por meio de um catálogo digital de produtos turísticos”, revelou Milena.

Aproveitando para explorar as delícias do estado, uma mesa com queijos, doces e cafés foi montada no estande para que o público possa apreciar um pouco dos sabores da cozinha mineira. “Nessa mesa, também oferecemos quatro apresentações por dia de cafés especiais dos produtores de duas cidades diferentes de Minas Gerais. Uma é Santa Rita do Sapucaí e a outra é Tiradentes. Os produtores convidados vão explicar o que é um café especial, porque ele é considerado assim, e vão ensinar as pessoas o melhor modo de apreciar esse tipo de café”, detalha o superintendente de Marketing Turístico, Antônio Francisco Monteiro Mourão.

Destaques do estante de Minas na 34ª Festuris

O espaço conta, ainda, com dois ambientes descontraídos para quem quiser curtir, fotografar e compartilhar registros nas redes sociais. O primeiro traz como imagem de fundo o teto da Igreja São Francisco de Assis, pintado por Mestre Ataíde, em Ouro Preto. O segundo ressalta a natureza e a paisagem da Serra do Intendente.

Em pesquisa realizada pelo IBGE no mês passado, Minas aparece como estado com o  5º destino com maior gasto total em rotas nacionais e maior crescimento no volume das atividades turísticas, com aumento de 38,7% no comparativo com julho de 2021. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD Contínua revela que, em 2021, as viagens realizadas para Minas Gerais representaram 11,4% das viagens nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%). Minas Gerais mantém sua posição e participação na distribuição desde 2020, onde ocupou também o segundo lugar.

J. Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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