Semana do Marinheiro encerra com homenagem ao Patrono da Marinha no Alphaville Lagoa dos Ingleses

Tataranetas do Marquês de Tamandaré inauguram estátua na Semana do Marinheiro em MG

Foto: Capitão de Mar e Guerra Vieira Barros, Procuradora Elke Andrade Moura, Almirante Lassance e Tomás Souza Lima

A Capitania Fluvial de Minas Gerais, braço da Marinha do Brasil no estado mediterrâneo, realizou solenidade na tarde desta terça-feira (20) no Alphaville Lagoa dos Ingleses em Nova Lima, encerrando as comemorações da Semana do Marinheiro no Estado com inauguração de estátua do Marques de Tamandaré, Gaúcho que é patrono da Armada Brasileira e cuja família e descendentes concentra-se em Minas Gerais.

Foto: Procuradora Elke Andrade Moura ao lado de convidados na solenidade Alphaville Lagoa dos Inlgeses

O monumento em homenagem ao patrono da Marinha do Brasil contou com a presença de autoridades e de duas tataranetas do Almirante Tamandaré, Maria Alice Lisboa e Junia Marques Lisboa, ambas residentes no bairro Sion, Zona Sul da capital mineira. O evento é parte dos planos de crescimento da presença da Marinha em Minas Gerais. A Capitania completou no último dia 5 de dezembro, 4 anos em Belo Horizonte, primeiro na Av. Raja Gabaglia e hoje tendo sua sede principal no bairro Belvedere.

Foto: Ronaldo Granata, Maria Alice Lisboa, Júnia Marques Lisboa e Valseni Braga

No evento de inauguração da estatua do Almirante Tamandaré em Nova Lima, o Capitão de Mar e Guerra Vieira Barros, que Comanda a Capitania Fluvial de Minas Gerais até Janeiro de 2023, completando seus dois anos à frente da CFMG, como é de praxe na Marinha, anunciou as futuras instalações da Patromoria da Capitania, local de treinamento e alojamento de embarcações na orla da Lagoa dos Ingleses. O projeto está pronto e deve iniciar as obras com a chegada do novo Comandante da Capitania que será anunciado no dia 6 de janeiro de 2023.

Foto: Capitão de Mar e Guerra Silvio Aderne

A cerimônia contou com a presença de Soamarinos, diretores e representantes de associações: Elke Andrade Soares de Moura MPC; Almirante Reformado Carlos Lassance mais antigo Oficial da Marinha em MG; Tomás Souza Lima, Diretor de Relações Institucionais de Alphaville;  Desembargador Caldeira Brant TJMG e Instituto Histórico Geográfico de MG; Maury Ferreira CEO CSul; Dr João Carlos Gontijo Amorim Superintendente do MTE em MG; Valseni Braga, Diretor Geral do Grupo Bastista de Educação;  Paulo Sérgio TRT; Fabrino Braga, Diretor Minas Náutico; Dr Adilson Alves Moreia Jr da  6a PRU; Ronaldo Granata, ex-vice presidente do Cruzeiro, e de Representantes da PMMG, CBMMG, 4a RM e CIAAR.

As tataranetas do Almirante Tamandaré, Maria Alice Lisboa e Junia Marques Lisboa, chegaram a tempo de tirar a foto oficial com o Comandante da Capitania Fluvial e com convidados Soamarinos. A solenidade ocorreu debaixo de muita chuva e alertas da Defesa Civil e da própria Marinha sobre precipitações anormais.

Foto: Ronaldo Granata, Capitão Silvio Aderne e J. Aparecido

Curiosidade

No momento do descerramento da faixa, caia sobre o local uma chuva torrencial. Porém, inexplicavelmente, o toró deu uma pausa justo nos instantes da cerimônia, permitindo que os Marinheiros colocassem a coroa de flores aos pés do homenageado, com direito a fotos e poses, deixando os presentes compungidos. Cerca de 50 convidados passaram pelo evento que iniciou às 15h pontualmente, e encerrou às 15h40, debaixo d’água.

José Aparecido Ribeiro é jornalista, presidente da Abrajet-MG e membro da SOAMAR

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – WhastApp:31-99953-7945

Este Blog não recebe verbas públicas e necessita de anúncios e doações. Colabore pelo pix: 31-99953-7945

 

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas