Um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais, oferece celebrações no Domingo de Ramos, Ressurreição e Via Dolorosa em espetáculo ao ar livre
Foto: Acervo Caraça – Encenação da Semana Santa
A Semana Santa é uma das celebrações mais importantes para os Cristãos Católicos. É um período de renovação e comprometimento com os ensinamentos de Jesus. Celebrada neste ano de 02 a 09 de abril, as opções do turismo religioso são vastas e uma em especial merece destaque, a do Santuário do Caraça, que é porto seguro para quem busca retiro espiritual e contemplação da natureza em estado puro.
Para bem vivenciar este momento tão rico em toda a Igreja, o Santuário do Caraça, um dos destinos turísticos mais procurados de Minas Gerais, oferece celebrações no Domingo de Ramos até o Domingo da Ressurreição, além da Via Sacra, orações devocionais e apresentações teatrais que relembram a Paixão de Cristo. No Brasil, Minas Gerais é dos estados, o que mais sofreu a influência da igreja, e não por acaso ela é cartão postal em praticamente todos os 853 municipios.
Foto: Acervo Caraça
O Blog conversou com o Padre Adalberto Costa, sobre a importância da Semana Santa para os católicos, especialmente os praticantes que seguem com fervor os passos de Jesus. “A Semana Santa é um momento que nos faz olhar para a entrega total de Jesus e buscar em nós a coragem para enfrentar todo e qualquer sofrimento. Adentramos no mistério da Paixão do Senhor que culminará em sua gloriosa Ressurreição. Celebramos a fé no Deus que se encarnou, sofreu e morreu na cruz por cada um de nós. Assim, deixamos um convite a todos, para que venham celebrar e vivenciar como povo de Deus a vitória de Cristo. Refletir, renovar a própria fé e abrir a mente e o coração para uma conversão pura e verdadeira”, convida o religioso que estará presente nas celebrações no Santuário do Caraça.
Ele aproveitou para nos deixar toda a programação da Semana Santa no belíssimo Santuário que fica a 130 km de BH pela BR 381, neste trecho praticamente reformada entre o trevo de caeté e o trevo de Barão de Cocais que da acesso a Catas Altas e ao Santuário.
Foto: Acervo Caraça – Lobo Guará
Programação da Semana Santa
– 02/04 – (Domingo de Ramos) – Missa com Procissão de Ramos: às 11h
– 03/04 – (Segunda- feira Santa) – Missa: às 18h
– 04/04 – (Terça-feira Santa) – Missa: às 18h
– 05/04 – (Quarta-feira Santa):
- Missa: às 7h
- Reflexão das dores de Nossa Senhora: às 18h
– 06/04 – (Quinta-feira Santa) – Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés: às 18h
– 07/04 (Sexta-feira da Paixão):
- Via Sacra no Calvário: às 9h
- Teatro: As Dores de Nossa Senhora (Âncora Cia de Teatro): às 14h
- Adoração da Cruz: às 15h
- Ofício das Trevas: às 18h
– 08/04 (Sábado Santo):
- Ofício de Nossa Senhora: às 7h
- Teatro: Os passos da Agonia (Âncora Cia de Teatro): às 14h
- Missa da Vigília Pascal: às 19h
– 09/04 (Domingo da Ressurreição) – Missa: às 11h
Sobre o Santuário do Caraça
O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde está a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), o hotel com 57 apartamentos e quartos, com capacidade para até 230 pessoas, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.
O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado, onde também há campos rupestres.
Foto: Acervo Caraça – Santuário
Em suas serras há nascentes, ribeirões e lagos que possuem águas de coloração escura, que carreiam material orgânico em suspensão. Seu solo é rico em minérios, explorados nos séculos anteriores, e com grande concentração de quartzito ou rocha metamórfica. Desde 2011, passou a ser preservado contra exploração comercial. O clima tem baixas temperaturas e elevada umidade do ar, comuns em ambientes de mata.
O território do Complexo do Caraça integra a Área de Proteção Ambiental ao Sul da Região Metropolitana de BH, onde começam duas grandes bacias hidrográficas, a do rio São Francisco e a do rio Doce, que abastecem aproximadamente 70% da população de Belo Horizonte e 50% da população de sua região metropolitana.
Santuário do Caraça
Local: Estrada do Caraça, Km 9 – Entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara – CEP 35960-000
Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do cômodo acesso por trem (Estação Dois Irmãos – Barão de Cocais)
Taxa entrada:
R$ 25 (em dias de semana)
Finais de semana, feriados e datas comemorativas: R$35,00 (por pessoa)
Idosos: 50% de desconto
Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara: 50% de desconto (qualquer dia)
Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)
Reservas: centraldereservas@santuariodocaraca.com.br
Instagram: @santuariodocaraca
O Blog foi provocado pelo Grupo Balo de Comunicação – Jornalista Heberton Lopes
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Faça sua sugestão de pauta, colabore com o Blog anunciando ou doando: pix para doações: 31-99953-7945