O produto lançado pela TMX em parceria com a Invista coloca o mercado de investimentos alternativos em um novo patamar, vale a pena se informar se você tem dinheiro aplicado em bancos ou parado
Foto: reprodução TMX – Hiury Gutemberg – CEO da TMX Energy
A TMX Energy, empresa especialista em eficiência energética, player na construção de usinas fotovoltaicas se alia a Invista, plataforma digital que atua como correspondente bancário na facilitação e disponibilização de acesso ao ambiente de investimentos. Elas se unem e lançam no próximo dia 11 de setembro um produto inédito no mercado de capitais. Por meio de tecnologia blockchain você terá acesso as Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) da TMX com garantias do Banco Central.
O investimento tem resultados garantidos com segurança e lastreamento pelo Banco Central do Brasil e variam de 1,37% a 1,68% ao mês. O acesso e ágil e pode ser feito do próprio computador em processo simples e transparente. A Invista é uma plataforma independente de investimentos alternativos, que emerge como um spin-off estratégico da G2 Capital em parceria com a TMX, que possui expertise e credibilidade no setor de energia fotovoltaica, empresa cujo CEO é o Administrador de Empresa Hiury Gutemberg.
Hiury é um profissional com larga experiência no mercado com formação em Administração, Comércio Exterior, Direito, tem pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios, Custos e Finanças. O executivo está há 20 anos no setor de eficiência energética e geração de energia renováveis, teve passagens pela General Eletric Inc., Banco Mercantil do Brasil S.A., Itaú – Unibanco S.A., Insight Lighting Co., TMX RAE Hong Kong.
Além disso liderou a instalação e operação de mais de 800 mil pontos de iluminação a LED na América Latina em projetos de eficiência energética. O Blog conversou com ele nesta matéria que vale a pena ser lida e compartilhada: “A oferta de energia da TMX está vendida pelos próximos 12 anos, renováveis por mais 12, e isso nos deixa seguros para essa parceria com a Invista. Vamos levar para os nossos clientes um investimento seguro e com rentabilidade garantida e mais, com sustentabilidade”, relata o presidente da TMX. A empresa já instalou mais de 2.000 usinas fotovoltaicas e tem contratos de compra de energia por 25 anos.
Com foco em tecnologia blockchain, a Invista vai elevar os padrões de segurança e retorno para os investidores, impulsionando o mercado de investimentos alternativos a um novo patamar. A plataforma digital disponibiliza investimentos a partir de R$ 1.000,00, com remuneração mensal do capital e rentabilidades de até 18,5% ao ano para investimentos a partir de R$ 50.000,00.
Sobre a plataforma Invista
A Invista Club é uma plataforma digital que atua como correspondente bancário para facilitar o processo de contratação de empréstimos para projetos da economia real. Eles oferecem investimentos seguros, acessíveis e ágeis, utilizando tecnologia Blockchain para garantir segurança e validade para todo o processo.
O Diretor Executivo da G2 Capital, Ricardo Carvalho é administrador com larga experiência em gestão estratégica e de negócios, formado pela UFMG. No seu currículo pesa positivamente a gestão de fundos cujo montante aplicado ultrapassa a cifra de 7 bilhões de reais em desenvolvimento de concessões. Sua experiência também inclui o papel de board member de startups, mentor em aceleradoras e bancas de investimento, onde compartilha seu conhecimento e orienta empreendedores em estágios iniciais.
Foto: reprodução G2 – Ricardo Carvalho – CEO da G2 Capital
O blog conversou com Ricardo Carvalho que revelou sua admiração e respeito pela forma como a TMX atua no mercado: “Nossa parceria estratégica com a TMX Energy reflete o compromisso com o setor de energia solar aproveitando da credibilidade da empresa. Acreditamos que essa colaboração é apenas o começo de uma jornada emocionante rumo a um futuro financeiro mais sustentável e inovador. Ao combinarmos experiência acumulada com a tecnologia blockchain de ponta da Infratoken, estamos criando uma plataforma única e inovadora” relata o CEO da G2.
Ele lembra ainda que, “a tokenização é o futuro dos investimentos, e nossa parceria com a Infratoken é um passo ousado em direção a essa nova realidade, democratizando o acesso a oportunidades de investimento. Com a tokenização, os investidores podem explorar ativos de maneira mais flexível, rápida e transparente. Essa é apenas a ponta do iceberg do que a Invista planeja trazer para os investidores que buscam uma nova abordagem nos investimentos alternativos”, encerra Ricardo.
Sobre a tecnologia utilizada
A plataforma utiliza a tecnologia construída pela Infratoken, empresa focada em infraestrutura tokenizada para ativos financeiros. Utilizando a rede Blockchain pública da Polygon, tokens no padrão ERC1155 são gerados automaticamente por Contratos Inteligentes. Estes são meticulosamente construídos para se adequar às regulamentações do mercado primário e secundário. A operação tokenizada permite o fracionamento dos ativos financeiros, garantindo rastreabilidade e monitoramento de transações. A arquitetura adotada combina armazenamento centralizado e descentralizado, assegurando a proteção e privacidade dos dados.
A Blockchain
A Infratoken opera em uma das mais renomadas blockchains públicas, conhecida por sua escalabilidade, segurança e rapidez. Esta blockchain é compatível com a Ethereum Virtual Machine (EVM), facilitando a integração com outras redes compatíveis e promovendo interoperabilidade. Um exemplo do potencial dessa tecnologia é o projeto piloto da moeda digital do Banco Central do Brasil, construído no Hyperledger Besu, uma cadeia compatível com a EVM.
O blog ouviu a advogada especializada em propriedade intelectual, Caroline Nunes, fundadora e CPO da InspireIP, Infratoken e Emana. Caroline tem Mestrado em Direito (LL.M.) na USC Gould School of Law, com certificado em Direito do Entretenimento, Direito Transnacional e Empresarial. É a fundadora da InspireIP, uma plataforma brasileira de Propriedade Intelectual criada para simplificar o registro de marcas, direitos autorais e patentes no Brasil, utilizando a tecnologia Blockchain.
Essa é a primeira oferta tokenizada de CCB da TMX e será a primeira oferta a ser veiculada na plataforma Invista, uma operação que segue regulação Bacen. “Estamos trabalhando com Polygon. Desenvolvemos varias soluções tecnológicas para garantir os benefícios de uma “blockchain permissionada”, mas com os custos baixos de uma blockchain pública L2 (camada 2). Atualmente focamos em fornecer infraestrutura em blockchain pública para instituições financeiras,” encerra a advogada.
Liquidação Instantânea de Ativos Financeiros Tokenizados
A plataforma construída pela Infratoken permite a liquidação imediata de Cédulas de Crédito Bancário (CCBs) tokenizadas. As CCBs são convertidas em tokens não fungíveis (NFTs), que podem ser negociados com empresas de securitização e, posteriormente, transformados em tokens fungíveis. Este sistema é potencializado por uma comunicação eficaz através de APIs, garantindo a troca de dados em tempo real.
Tokenização de CCBs no Mercado Secundário
A Infratoken lidera a criação de um ambiente descentralizado para a negociação de frações de ativos como CCBs tokenizadas, facilitando a contratação e execução de contratos no mercado, caminho necessário para viabilizar o mercado secundário com potencial de escala para obter maior liquidez dos ativos. A empresa oferece:
- Registro e venda simplificados de tokens de Ativos CCBs.
- Gerenciamento robusto de carteiras.
- Processo de Conheça seu Cliente (KYC) otimizado.
- Segurança reforçada com a integração de diversas APIs.
- Ambiente que facilita a negociação em várias plataformas financeiras.
Para maiores informações caso você não tenha familiaridade com os termos, mas deseja investir seu capital com segurança e retorno garantido, a Invista e a TMX Energy mantém centrais de atendimento descomplicadas para orientar e se for o caso, realizar todo o processo de aplicação sem burocracia. Se quiser, utilize o código deste Blog, quando falar com um dos atendentes pelo e-mail: suporte@invista.finance – luanda@tmxenergy.com – tel: 31-99550-4455.
Foto de capa: Caroline Nunes
Informações sobre os entrevistados:
Representante TMX Energy – Hiury Gutemberg:
https://www.linkedin.com/in/hiurygutemberg/
Representante da G2 Capital – Ricardo Alexandre Carvalho:
https://www.linkedin.com/in/ricardo-carvalho-12833476/
Representante da CPO da InspireIP Infratoken – Caroline Nunes:
https://www.linkedin.com/in/carolctr/?originalSubdomain=br
José Aparecido Ribeiro é jornalista e editor
www.conexaominas.com – jaribeirobh@gmail.com – WhatsApp: 31-99953-7945
Este blog é acessado mensalmente por mais de 200 mil pessoas, boa parte delas formadoras de opinião, e você pode ajudar na manutenção anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Doe pelo pix: 31-99953-7945