Troca da Guarda do Palácio da Liberdade vai virar ato cívico e atração turística em BH

“Comandante” da Secult  se une a Comandante da PMMG para transformar a Troca da Guarda do Palácio da Liberdade em produto Turístico da capital Mineira, a exemplo da capital Inglesa

Foto: Rainha Elizabeth Elizabeth 2 em revista a troca da guarda em Londres

A Troca da Guarda é uma das atrações turísticas mais importantes da capital Inglesa, Londres. A cerimônia acontece na entrada principal do Palácio de Buckingham, quando os guardas responsáveis pela segurança do palácio são substituídos de uma maneira própria há séculos, acompanhados pela banda musical militar do Dragões responsáveis pela segurança da Família Real.

O evento tem duração de 45 minutos, e inclui coroamento dos guardas que usam grandes chapéus e realizam desfile ritmo ao som de músicas próprias tradicionais, intercaladas com ritmos atuais. A Troca da Guarda acontece diariamente às 11h 30 de maio a julho. No restante do ano acontece a cada dois dias, exceto nos dias de chuva, quando eventualmente a cerimônia é cancela.

Troca da Guarda do Palácio de Buchckingham é atração turística em Londres

Foto: Secretário Leônidas Oliveira, Governador Romeu Zema e Coronel Rodrigo Sousa Rodrigues

Inspirandos nesta tradição Londrina, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e a a Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG e realizarão no próximo domingo (05/12), às 10h, a cerimônia de Troca da Guarda Governamental do Palácio da Liberdade em Belo Horizonte.

 

Os ritos militares darão ritmo ao evento, com destaque para a precisão de movimentos de ordem unida. A Troca da Guarda do Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas, hoje aberto ao público para visitação na Praça da Liberdade, será acompanhada pelo comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, e pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, que é literalmente uma usina de ideias e projetos, Leônidas Oliveira.

Foto: Troca da Guarda no Palácio da Liberdade

Com o intuito de fazer da cerimônia uma atração turística e um ato de civismo, outros eventos enriquecerão a programação de domingo. Às 9h a PMMG fará exposição intitulada “Mostra de Viaturas Históricas”, com veículos cujo modelos, pinturas e cores retratam um pouco da história da corporação e do policiamento nas décadas de 70 e 80.

 

Logo depois da Troca da Guarda, músicos da PMMG farão apresentação de canções populares na parte interna do Palácio da Liberdade, transformando a atração em um acontecimento que pretende entrar para o calendário turístico da capital mineira.

Foto: Exposição de viaturas da PMMG década de 70 e 80

O edifício foi palco de importantes acontecimentos da história de Minas, inaugurado em 1897. Ele tem traçado neoclássico mesclando com estilos arquitetônicos Luís XV. A escadaria principal do Palácio veio da Alemanha e tem estilo art nouveau. Desde 4 de março de 2010, a sede do governo foi transferida para a cidade Administrativa no bairro Serra Verde e o Palácio virou ponto turístico de BH.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Colabore com a manutenção do Blog anunciando, compartilhando ou doando!

6 thoughts on “Troca da Guarda do Palácio da Liberdade vai virar ato cívico e atração turística em BH

  1. Fantástico!!!José Aparecido você foi iluminado, mente brilhante!
    Valorizar nossa cultura, nossa linda BH, essa praça maravilhosa…
    Parabéns , arrasou!!!!

  2. Estou muito longe, geograficamente, mas mantenho ligação com a pátria. Ideia de enfatizar a troca da guarda é excelente. Parabéns e que venham mais atos de valorização do nosso acervo.

  3. Fantástica ideia da secretaria de Turismo de BH lançar a “Troca da Guarda”
    Cívico chique é belo. Parabéns

  4. Ótima Matéria!
    A nação brasileira é ávida por participar e acompanhar atos de civismo e patriotismo.
    Parabéns ao autor, José Aparecido Ribeiro, pelo feeling e timing acurados, ao Gov de MG e à briosa PMMG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.