Tudo pronto para a 2ª edição do Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto que começa dia 19 e vai até 22 de outubro

O Festival pretende reunir os 44 Circuitos Turísticos de Minas Gerais, mostrando que Minas são muitas

Foto: Reprodução Prefeitura Municipal de Ouro Pretor – Vista da Rua da Direita

A segunda edição do Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto em Minas Gerais começa quarta-feira dia 19 e vai até sábado, dia 22 de outubro/22, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A centenária cidade que já foi durante o Ciclo do Ouro a mais populosa do mundo continua respirando turismo, história, religiosidade e diversidade cultural.

O objetivo do evento é mostrar para o mundo as múltiplas oportunidades que Minas Gerais oferece para o turismo, e que o Estado não é só cidades históricas, mas um caldeirão de atrações que incluem gastronomia, cultura, belezas naturais, esportes náuticos, aventura, turismo de saúde e diversidade, todas temperadas com o jeito mineiro de receber e que é reconhecido mundialmente.

Esta simbiose funciona em sintonia com os projetos da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, comandada pelo competente e incansável secretário Leônidas Oliveira, mineiro de São Gotardo que é Doutor em Cultura. Não por acaso foram convidados para este importante Festival que está na sua segunda edição, outros municípios que fazem parte dos circuitos turísticos. São mais de 500 municípios que compõem os 44 Circuitos Turísticos do Estado.

Oportunidade de negócios e network

Na concorrida lista de convidados, empresas do trade que oferecem produtos, serviços e roteiros turísticos para um público exigente e curioso para conhecer ou rever Minas Gerais. O encontro é uma oportunidade rara para a realização de grandes negócios e já tem fila de espera para contratação de stands.

A proposta dos organizadores é ir além das aparências e do convencional, mostrando que Minas são muitas. O Estado Mediterrâneo é um caldeirão cultural de atrações. O Turismo vem se destacando no cenário nacional e mundial justamente pela sua diversidade, potencialidades de cada cidade e região que serão apresentados ao publico consumidor e aos players da cadeia produtiva que já confirmaram presença neste evento internacional.

A fama de Ouro Preto é reconhecida internacionalmente, pois a cidade foi declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, a cidade também foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

Aproveitando o prestígio da cidade, os organizadores chamaram as governanças locais e regionais (públicas, privadas, terceiro setor e a sociedade civil),  para fortalecer ações que contribuam para a diversificação da economia, geração de emprego e renda provenientes do segmento do turismo.

Foto: Montagem Festival de Turismo de Ouro Preto

Esperados mais de 100 expositores

São esperados mais de 100 expositores de várias regiões do estado ligados ao turismo através da gastronomia, da música, das artes, da cultura e da economia criativa. Estão previstos shows,  workshops temáticos,  mesas redondas, palestras, talks e intervenções culturais para um público que respira cultura e turismo.

Vale lembrar que o acesso ao Festival é gratuito, bastando que o interessado faça a inscrição antecipada para as mesas redondas, palestras, oficinas e cozinha shows. A promoção deste evento é de responsabilidade da curadoria do projeto “Prepara Gastronomia”, do Sebrae. As inscrições podem ser feitas pelo link @festivaldeturismop.

Foto: Lídia Sucasas – Cássia Regina Neves, Márcio Abdo de Freitas e Cris Nobre

O Festival Internacional de Turismo de Ouro Preto é uma realização do Ouro Preto Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau, cujo o Presidente é o empresário Márcio Abdo de Freitas. A organização está a cargo da C:M Business Hub, da expert Cássia Regina Neves.

  • Fonte: Vero Comunicação – Cris Nobre – Assessoria de Imprensa – 31-9 9231-7535

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

www.conexaominas.comjaribeirobh@gmail.com – 31-99953-7945

Se o conteúdo deste Blog te agrada, contribua com a manutenção dele anunciando, doando e compartilhando seu conteúdo. Pix para doações: 31-99953-7945

Comentários
By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Notícias relacionadas