Turismo de Minas desembarca em Portugal em Comitiva liderada pela Secult

Depois do “Minas para Minas” e “Minas para o Brasil”, chegou a hora do “Minas para o Mundo”

Foto: Secretário Leônidas e o Presidente do (IF/CE-CPLP) Laurentino Ferreira 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas Oliveira vem trabalhando com afinco desde que assumiu o cargo em meio à pandemia no final de 2020, e uma das suas metas é transformar Minas Gerias em destino desejado por mineiros, brasileiros e estrangeiros.

Os primeiros passos foram dados em diversos projetos internos, e não por acaso o estado é o destino mais procurado por quem deseja viajar dentro do Brasil. O turismo de Minas cresceu mais que o dobro da média nacional e não é apenas retórica, são dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.

Agora chegou o momento de levar o convite para os turistas do velho mundo, para que eles venham desfrutar das belezas e do aconchego que Minas oferece e que não por acaso lhe rendeu o título de estado com destino mais acolhedor do mundo pelo site de reservas Booking.com. Minas são muitas, mas em todas elas receber bem é marca que faz do estado o mais desejado por turistas brasileiros e estrangeiros.

Comitiva liderada pelo Secretário Leônidas Oliveira chega em Lisboa

Foto: Comitiva brasileira em Portugal

Uma Comitiva liderada pelo secretário Leônidas aterrissou nesta segunda-feira (8) em Lisboa, terra de Cabral e da Família Real que um dia dominou um gigante que deram o nome de Terras de Santa Cruz e que hoje chama-se Brasil. Nada mais original do que começar por Lisboa a divulgação do projeto “Minas para o Mundo” às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil.

A iniciativa que integra o Programa Reviva Turismo que busca internacionalizar o destino Minas Gerais para outros países, atraindo turistas e investimentos para o território mineiro, de onde um dia num passado não muito distante, saíram as riquezas que possibilitaram o desenvolvimento industrial e econômico da Europa.

Vários eventos já ocorreram e outros estão programados para acontecer até sábado (12) com a presença de autoridades e operadores de turismo portugueses. O secretário Leônidas explicou o motivo do projeto ser iniciado em Portugal e todos eles estão ligados às raízes históricas comuns com os países do continente Europeu.

O projeto Via Liberdade é o carro chefe dos programas de divulgação do destino

Foto: Ator Marcos Frota, Carlos Melles/Sebrae, Leônidas Oliveira/Secult, George Teixeira/CACB e ator Antônio Évora

Dos vários  projetos anunciados para turistas do velho mundo, um ganha destaque, o Via Liberdade, rota turística ao longo da BR-040 que une Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Brasília. No trajeto do Via Liberdade existem nove patrimônios culturais da humanidade, mais de 100 cidades tombadas como patrimônios históricos do Brasil e 70% do patrimônio histórico nacional.

O secretário Leônidas explica que chegou a terceira fase do planejamento iniciado logo que assumiu o cargo após ter deixado a Embratur em meados de agosto de 2020: “Começamos com Minas para Minas, depois o Minas para o Brasil, com a inteligência em marketing estratégico para os estados limítrofes e para dentro de Minas. Isso possibilitou que o trade turístico não sucumbisse como outros setores afetados pela pandemia. Tivemos menos empresas fechando em relação a outros estados” relata o titular da Secult.

Ele lembra ainda que nada disso foi possível se não fosse a sensibilidade e a confiança do governador Romeu Zema que percebeu no turismo a oportunidade de geração de emprego e renda: “Temos recursos disponíveis recursos de R$ 150 milhões no BDMG para o trade turístico, com juros reduzido. Conseguimos investimentos em R$ 25 milhões em marketing por meio de editais e agora aqui, nesse momento, o Governo de Minas fecha o ciclo virtuoso de ações, buscando turistas internacionais” encerrou o secretário que é um dos mais bem avaliados do Governo Zema.

Fundação de Arte de Ouro Preto fecha acordo com Instituto

Foto: Assinatura de acordos Secult (IF/CE-CPLP)

Durante o evento ocorreu também a assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secult, e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF/CE-CPLP). O objetivo é o desenvolvimento e o intercâmbio de ações conjuntas de extensão no campo da cultura em parceria com outras instituições do meio.

A próxima ação em território Europeu foi agendada para iniciar em 28 de novembro com duração de 10 dias em Paris na França. Estão previstos acordos bilaterais entre o governo de Minas Gerais e o governo Francês, cuja capital recebe sozinha, mais de 50 milhões de turistas por ano.

Além do time da Secult, desta vez estará presente o vice-governador Paulo Brant. Agendas com outras missões de negócios na Europa e nos Estados Unidos, além de países da América Latina estão programadas para o início de 2022.

A Comitiva da Secult recebeu importantes adesões.

Foto: Apresentação do “Minas para o Mundo” no Hotel Dom Pedro de Lisboa

Presentes na Comitiva os prefeitos de Capitólio, Cristiano Silva, o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio Tesar de Freitas, o diretor executivo da Serra da Mantiqueira Empreendimentos, William Meireles, o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva, o presidente do Sebrae, ex deputado Carlos Melles, a idealizadora do evento, Maristela Valadares, o presidente da ACMinas, José de Anchieta da Silva, a representante da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Izabela Drumond Braga, que atuou como a mestre de cerimônias do evento, o ator Marcos Frota, o chefe da Comunicação da Secult, jornalista Gustavo Mendicino.

Esteve presente também o secretário municipal de turismo e cultural, Marcos Paulo de Andrade Amabis,  e o de meio Ambiente e desenvolvimento, Alcimar Barcelos, ambos de Brumadinho cidade que abriga o maior Museu Natural ao ar livre do mundo, o Inhotim; o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Governador Valadares, Kevin Figueiredo; o secretário municipal de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, e o vice-presidente da Fecomercio-MG, Alexandre Magno. A Comitiva retorna ao Brasil no sábado (12).

Um dia que vai entrar para a história de Minas Gerais.

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais escreveu em seu Instagram:
Há 25 anos, o primeiro ministro da Cultura da história do Brasil, José Aparecido de Oliveira, fundava a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). São 25 anos desse instrumento geopolítico capaz de potencializar objetivos comuns em diversas áreas, sobretudo, econômicas. O dia de hoje foi organizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil. Na Jornada Agostinho da Silva, o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (AMIG), meu amigo José Fernando Aparecido de Oliveira, filho do Ministro José Aparecido, terminou seu discurso com Drummond:“O verso mais belo é o amor. Que a Cultura da Paz seja instrumento de união dos nossos povos. Esse é o maior sentido de uma comunidade”.  A mesa foi composta pela senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado Federal; Aécio Neves, presidente da Comissão na Câmara dos Deputados do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além do presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP e presidente da Assembleia Nacional Popular de Guiné- Bissau, Cipriano Cassamá, do deputado da Assembleia da República Portuguesa e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, Nuno Miguel Carvalho, e do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes. O evento também contou com a presença do jogador Daniel Alves, o presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; e o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o presidente da CDL-BH, Marcelo de Sousa, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis; o representante da Fécomercio MG, Alexandre Magno de Moura; o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva; além de Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo da Secult, e Izabela Drumond, correspondente da EMC em Lisboa.

 

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Crédito de fotos: Comunicação Secult

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jariibeirobh@gmail.com

Colabore para a manutenção deste Blog doando ou anunciando!

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas