Turismo de Minas desembarca em Portugal em Comitiva liderada pela Secult

Depois do “Minas para Minas” e “Minas para o Brasil”, chegou a hora do “Minas para o Mundo”

Foto: Secretário Leônidas e o Presidente do (IF/CE-CPLP) Laurentino Ferreira 

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais Leônidas Oliveira vem trabalhando com afinco desde que assumiu o cargo em meio à pandemia no final de 2020, e uma das suas metas é transformar Minas Gerias em destino desejado por mineiros, brasileiros e estrangeiros.

Os primeiros passos foram dados em diversos projetos internos, e não por acaso o estado é o destino mais procurado por quem deseja viajar dentro do Brasil. O turismo de Minas cresceu mais que o dobro da média nacional e não é apenas retórica, são dados do Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.

Agora chegou o momento de levar o convite para os turistas do velho mundo, para que eles venham desfrutar das belezas e do aconchego que Minas oferece e que não por acaso lhe rendeu o título de estado com destino mais acolhedor do mundo pelo site de reservas Booking.com. Minas são muitas, mas em todas elas receber bem é marca que faz do estado o mais desejado por turistas brasileiros e estrangeiros.

Comitiva liderada pelo Secretário Leônidas Oliveira chega em Lisboa

Foto: Comitiva brasileira em Portugal

Uma Comitiva liderada pelo secretário Leônidas aterrissou nesta segunda-feira (8) em Lisboa, terra de Cabral e da Família Real que um dia dominou um gigante que deram o nome de Terras de Santa Cruz e que hoje chama-se Brasil. Nada mais original do que começar por Lisboa a divulgação do projeto “Minas para o Mundo” às vésperas dos 200 anos da Independência do Brasil.

A iniciativa que integra o Programa Reviva Turismo que busca internacionalizar o destino Minas Gerais para outros países, atraindo turistas e investimentos para o território mineiro, de onde um dia num passado não muito distante, saíram as riquezas que possibilitaram o desenvolvimento industrial e econômico da Europa.

Vários eventos já ocorreram e outros estão programados para acontecer até sábado (12) com a presença de autoridades e operadores de turismo portugueses. O secretário Leônidas explicou o motivo do projeto ser iniciado em Portugal e todos eles estão ligados às raízes históricas comuns com os países do continente Europeu.

O projeto Via Liberdade é o carro chefe dos programas de divulgação do destino

Foto: Ator Marcos Frota, Carlos Melles/Sebrae, Leônidas Oliveira/Secult, George Teixeira/CACB e ator Antônio Évora

Dos vários  projetos anunciados para turistas do velho mundo, um ganha destaque, o Via Liberdade, rota turística ao longo da BR-040 que une Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Brasília. No trajeto do Via Liberdade existem nove patrimônios culturais da humanidade, mais de 100 cidades tombadas como patrimônios históricos do Brasil e 70% do patrimônio histórico nacional.

O secretário Leônidas explica que chegou a terceira fase do planejamento iniciado logo que assumiu o cargo após ter deixado a Embratur em meados de agosto de 2020: “Começamos com Minas para Minas, depois o Minas para o Brasil, com a inteligência em marketing estratégico para os estados limítrofes e para dentro de Minas. Isso possibilitou que o trade turístico não sucumbisse como outros setores afetados pela pandemia. Tivemos menos empresas fechando em relação a outros estados” relata o titular da Secult.

Ele lembra ainda que nada disso foi possível se não fosse a sensibilidade e a confiança do governador Romeu Zema que percebeu no turismo a oportunidade de geração de emprego e renda: “Temos recursos disponíveis recursos de R$ 150 milhões no BDMG para o trade turístico, com juros reduzido. Conseguimos investimentos em R$ 25 milhões em marketing por meio de editais e agora aqui, nesse momento, o Governo de Minas fecha o ciclo virtuoso de ações, buscando turistas internacionais” encerrou o secretário que é um dos mais bem avaliados do Governo Zema.

Fundação de Arte de Ouro Preto fecha acordo com Instituto

Foto: Assinatura de acordos Secult (IF/CE-CPLP)

Durante o evento ocorreu também a assinatura do protocolo de intenções entre a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), vinculada à Secult, e o Instituto de Formação dos Países de Língua Oficial Portuguesa (IF/CE-CPLP). O objetivo é o desenvolvimento e o intercâmbio de ações conjuntas de extensão no campo da cultura em parceria com outras instituições do meio.

A próxima ação em território Europeu foi agendada para iniciar em 28 de novembro com duração de 10 dias em Paris na França. Estão previstos acordos bilaterais entre o governo de Minas Gerais e o governo Francês, cuja capital recebe sozinha, mais de 50 milhões de turistas por ano.

Além do time da Secult, desta vez estará presente o vice-governador Paulo Brant. Agendas com outras missões de negócios na Europa e nos Estados Unidos, além de países da América Latina estão programadas para o início de 2022.

A Comitiva da Secult recebeu importantes adesões.

Foto: Apresentação do “Minas para o Mundo” no Hotel Dom Pedro de Lisboa

Presentes na Comitiva os prefeitos de Capitólio, Cristiano Silva, o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio Tesar de Freitas, o diretor executivo da Serra da Mantiqueira Empreendimentos, William Meireles, o presidente da CDL-BH, Marcelo Souza e Silva, o presidente do Sebrae, ex deputado Carlos Melles, a idealizadora do evento, Maristela Valadares, o presidente da ACMinas, José de Anchieta da Silva, a representante da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Izabela Drumond Braga, que atuou como a mestre de cerimônias do evento, o ator Marcos Frota, o chefe da Comunicação da Secult, jornalista Gustavo Mendicino.

Esteve presente também o secretário municipal de turismo e cultural, Marcos Paulo de Andrade Amabis,  e o de meio Ambiente e desenvolvimento, Alcimar Barcelos, ambos de Brumadinho cidade que abriga o maior Museu Natural ao ar livre do mundo, o Inhotim; o secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo de Governador Valadares, Kevin Figueiredo; o secretário municipal de Turismo de Poços de Caldas, Ricardo Oliveira, e o vice-presidente da Fecomercio-MG, Alexandre Magno. A Comitiva retorna ao Brasil no sábado (12).

Um dia que vai entrar para a história de Minas Gerais.

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais escreveu em seu Instagram:
Há 25 anos, o primeiro ministro da Cultura da história do Brasil, José Aparecido de Oliveira, fundava a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). São 25 anos desse instrumento geopolítico capaz de potencializar objetivos comuns em diversas áreas, sobretudo, econômicas. O dia de hoje foi organizado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado Federal e da Câmara dos Deputados do Brasil. Na Jornada Agostinho da Silva, o prefeito de Conceição do Mato Dentro e presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (AMIG), meu amigo José Fernando Aparecido de Oliveira, filho do Ministro José Aparecido, terminou seu discurso com Drummond:“O verso mais belo é o amor. Que a Cultura da Paz seja instrumento de união dos nossos povos. Esse é o maior sentido de uma comunidade”.  A mesa foi composta pela senadora Kátia Abreu, presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional no Senado Federal; Aécio Neves, presidente da Comissão na Câmara dos Deputados do Brasil, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além do presidente da Assembleia Parlamentar da CPLP e presidente da Assembleia Nacional Popular de Guiné- Bissau, Cipriano Cassamá, do deputado da Assembleia da República Portuguesa e presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Portugal, Nuno Miguel Carvalho, e do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Gilmar Mendes. O evento também contou com a presença do jogador Daniel Alves, o presidente da Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros; e o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o presidente da CDL-BH, Marcelo de Sousa, o prefeito de Itapecerica, Wirley Reis; o representante da Fécomercio MG, Alexandre Magno de Moura; o prefeito de Capitólio, Cristiano Silva; além de Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo da Secult, e Izabela Drumond, correspondente da EMC em Lisboa.

 

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

Crédito de fotos: Comunicação Secult

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jariibeirobh@gmail.com

Colabore para a manutenção deste Blog doando ou anunciando!

11 thoughts on “Turismo de Minas desembarca em Portugal em Comitiva liderada pela Secult

  1. Parabéns ao secretário Leônidas Oliveira! Nosso país e estado MG possuem belezas e riquezas, naturais inclusive, que só passamos a valorizar mais depois de viajar pro exterior e ver que nada deixa a desejar na comparação. É focar nos investimentos e melhoria dos serviços que o sucesso estará garantido.

  2. Muito importante essa viagem. Portugal é a nossa entrada na Europa e o retorno para Minas Gerais será certo. Parabéns Secretário Leônidas e equipe!

  3. Quando o setor produtivo se une a uma gestao eficiente e focada,so podemos esperar bons resultados.
    Cada oportunidade se torna frutifera!
    MG precisa e merece!!

  4. O turismo bem elaborado, vender sonhos com pacotes e preços acessíveis no mundo em crise e o povo precisando espairecer, mentes cada vez mais estressadas, passam a serem convidativas.
    Li as ofertas para o turismo em Portugal, preços de vôos, hotéis, pontos turísticos, translado tudo muito definidos.
    Penso que nosso Secretário deva estar com tudo muito estruturado.
    É assim sem rodeios que se trabalha.
    Parabéns José Aparecido pela matéria.

  5. Aplausos para o “acolhedor”!! eu me sinto abraçada quando estou em Minas Gerais. Aaaamoo! Principalmente em frente a um fogão à lenha e uma bancada de queijos e doces maaaravilhosos! Aff…pra salvar do resultado na balança só um copinho de “colonial” antes…durante e depois!!..rsrsrs

  6. Esse secretário de turismo não é mole não. Acompanho as matérias do José Aparecido e vejo que ele trabalha muito. Isso sim é servidor público que veste a camisa. O que anda em falta no Brasil. Aqui no meu estado tem um monte de gente na secretaria de turismo que está trabalhando remotamente até hoje. Não precisa nem dizer que na verdade estão é de férias. Minas está de parabéns! – Edvaldo Camilo – Belém

  7. O sonho de apreciar de perto ,tudo de bom das Minas Gerais foi despertado após ler este este artigo do Zé Aparecido.
    Já começo a sonhar com suas belezas naturais, o sabor inquestionável de sua gastronomia,sua cultura multicor,seu patrimônio histórico preservado ,suas cores,o cheiro e o aconchego de sua gente acolhedora,seu folclore e este jeito carinhoso ❤ de cada mineiro!
    SALVE A NOSSA MINAS GERAIS!

  8. Nossa Minas Gerais maravilhosa!! 👏👏👏👏 gostei, mais Turismo, mais negócios, investimentos, empregos!!!

  9. Moro no Rio e estas matérias do José Aparecido são espetaculares. Vamos lá, você me convenceu a trocar minhas férias do sul para Minas Gerais. Parabéns a secretaria de turismo pelo trabalho. Estou encantada com tudo que ouço deste estado.
    Ana Maria de Queiroz

  10. Demorou.
    Sou de Minas sou suspeita. Adoro essa paisagem, o cheiro, os campos, a comida… tudo de muito bom “minhas Gerais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.