Turismo de Minas Gerais cresce 20% segundo dados do IBGE, e desponta como o maior do Brasil

MINAS É O ESTADO QUE MAIS CRESCE NO TURISMO DO BRASIL

Foto: Secretário Leônida Oliveira e a subsecretária Milena Pedrosa

Graças ao trabalho sério e dedicado da equipe comandada pelo Secretário Leônidas Oliveira, titular da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult, o turismo de Minas desponta como o de maior crescimento no Brasil.

A Secretaria não parou durante a pandemia. Respeitando os protocolos de segurança, conseguiu lanças vários projetos que permitiram colher os resultados hoje apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.

As atividades turísticas em Minas Gerais foram destaque na Pesquisa Mensal de Serviços – PMS, realizada pelo IBGE.  Minas teve o melhor desempenho nacional no Índice de Atividades Turísticas – IATUR. Entre maio e junho, o estado apresentou crescimento de 19,7% nas atividades do setor.

Esse índice é o maior entre os estados brasileiros, também, acima da média nacional que registrou crescimento 11,9% no período. Com as barreiras impostas pela pandemia as viagens internacionais diminuíram, e o turismo interno ganhou protagonismo.

Nas prateleiras dos grandes operadores, o estado oferece muitas opções de produtos com diferenciais que agradam o turista. Recentemente a hospitalidade de Minas conquistou lugar de destaque internacional por meio do site de reservas Booking.com.

O estado é o único destino brasileiro na lista das regiões mais acolhedoras do planeta, destaque no ranking global da premiação Traveller Review Awards 2021, da plataforma de reservas online mais conhecida do mundo, a Boooking.com.

O secretário Leônidas Oliveira lembra que A Secult soube potencializar isso: “A pesquisa divulgou  os vencedores a partir das avaliações que os viajantes fizeram in loco. Para isso o turista precisam visitar e depois votar. As avaliações são baseadas na experiência de quem viajou de fato e conheceu o destino”, destaca o titular da pasta.

De acordo com o secretário, os números apresentados ontem quinta-feira (19) pelo IBGE aumenta a responsabilidade do time que ele comanda desde maio de 2020, quando assumiu a pasta em meio à pandemia. “A mineiridade, a união das culturas e das formas de se colocar o turismo frente as políticas públicas no estado, além da constante profissionalização do setor é que está possibilitando o sucesso do nosso trabalho, relata Leônidas.

O secretário atribui o crescimento acima da média dos outros estados ao trabalho em equipe e ao avanço da vacinação: “O Brasil é hoje um dos países com o melhor programa de vacinação do mundo, e isso ajuda o turismo”, relata. Leônidas disse ainda que existem em curso várias parcerias com operadores, agentes de viagens, sites de reservas e com a imprensa especializada para divulgação das potencialidades que irão potencializar e consolidar os números de Minas.

Ele encerra dizendo que: “o turismo no estado é múltiplo, passa pela cultura, pela gastronomia, acervos naturais, paisagens, aventura e experiências ligadas ao jeito mineiro de ser, e tudo isso são tendências que agradam o turista”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Minas, o Sãogotardense, Leônidas Oliveira.

José Aparecido Ribeiro é jornalista e presidente da Abrajet-MG

  • Credito de fotos: Governo de Minas – Página da Secult

Contato: jaribeirobh@gmail.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – www.zeaparecido.com.br

Este blog sobrevive por meio de anúncios e doações. Colabore para a sua manutenção!

3 thoughts on “Turismo de Minas Gerais cresce 20% segundo dados do IBGE, e desponta como o maior do Brasil

  1. Bom demais! Notícia promissora apesar do Kalixo e demais aspectos agravantes que envolve a situação atual.

  2. Como pode-se aumentar turismo em época pós trabalho, FAKE pandemia, matança de pessoas a nível global? Desemprego e fome e suicídios? A verdade sempre foi omitida, escolas mentem! 30 famílias detém o domínio financeiro global!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.