A atividade é uma das que mais geram emprego no mundo, em Minas chegou a 700 mil postos de trabalho
Foto: Léo Bicalho – Secult-MG – Profetas de Congonhas – MG
Só no mês de fevereiro de 2024 o turismo e a cultura geraram em Minas mais de 28 mil novos empregos formais, tudo isso embalados pelo entusiasmo e trabalho da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult-MG, pasta liderada pelo arquiteto PhD em Cultura, Leônidas Oliveira, que está sempre inovando e explorando a transversalidade das duas áreas que se complementam.
O estado tem um forte caldeirão cultural que colabora para este sucesso, e não por acaso se diz que “Minas são muitas”. Manifestações populares como o Carnaval e a Minas Santa proporcionaram, em fevereiro, que o volume de atividades turísticas superasse a média nacional no mesmo período em 1.533%.
Foto: Léo Bicalho – Secult-MG – Carnaval de Belo Horizonte
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE são surpreendentes até mesmo para os mais otimistas, isso porque a movimentação do turismo no estado chegou a 4,9%, 15 vezes maior que a média no país, de aproximadamente 0,3%. Outro destaque importante é que, de acordo com a Embratur, Minas foi o terceiro estado brasileiro a receber mais turistas internacionais em fevereiro, superando, por exemplo, destinos tradicionais do Nordeste.
A pesquisa do IBGE mostra que o estado é líder no desempenho turístico acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2023 a fevereiro deste ano, com crescimento de 12,6%, superior ao dobro da média nacional que foi de 4,9%. O estado continua figurando entre os dez destinos mais acolhedores do mundo, segundo dados do site de reservas internacionais com sede na Holanda, o Booking.com.
Foto: Reprodução – Secult-MG – Vista aérea da Praça da Liberdade
A interatividade entre cultura e turismo movimenta uma indústria baseada na economia da criativa, gerando empregos e renda para muita gente. Em fevereiro, só o segmento de cultura separado do turismo foi responsável por 368.289 empregos em Minas, os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Já no turismo, em fevereiro deste ano, o estoque de postos de trabalho no setor chegou a 400.519, um aumento de 7%. As duas áreas, segundo o Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, superam os 700 mil empregos formais, estando entre os principais criadores de empregabilidade do estado.
E não é por acaso, são vários festivais, feiras, eventos gastronômicos, espetáculos, shows, patrimônio histórico, museus e as riquezas naturais são os principais ativos dessa empregabilidade e renda. O Carnaval, por exemplo, movimentou R$ 4,7 bilhões na economia da criatividade e foi responsável pela criação de 100 mil novas vagas temporárias de trabalho no estado.
Foto: Léo Bicalho – Secult-MG – Inhotim – Brumadinho – MG
Todo este sucesso pode ser traduzido no esforço conjunto do governo e entidades que tem interface com o setor como CDL-BH, Codemge, Cemig, Gerdau, Fundação Clóvis Salgado, Circuitos Turísticos, prefeituras de várias cidades e Governo de Minas por meio da Secult-MG, fazendo uma cruzada em favor do turismo e da cultura, a indústria sem chaminé que mais cresce no mundo.
Este ano uma campanha publicitária levou o nome do estado para nove capitais, as que possuem potencial de emissão de turistas, com a bandeira do Carnaval de Minas. Além disso, a Secult participou em parceria com as entidades já citadas de dezenas de feiras nacionais e internacionais, além de programas estruturantes, como Natal da Mineiridade, Minas Santa, além das festas populares e religiosas em municípios de todas as regiões. Tudo isso contribuiu para o cenário favorável.
Foto: Léo Bicalho – Secult-MG – Secretário Leônidas Oliveira
O Blog conversou com o artífice de todo este plano bem elaborado que faz o turismo mineiro bater recordes históricos, conquistando cada vez mais a simpatia de viajantes de todo o país e de turistas estrangeiros, o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira: “Há mais de um ano, Minas lidera o crescimento das atividades turísticas no Brasil segundo o IBGE, mas o que aconteceu em fevereiro é um fenômeno impulsionado pelo turismo cultural carnavalesco, pelos festivais e também pelo verão nos lagos e nas cachoeiras. Devemos muito aos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, às IGRs (Instâncias de Governança Regionais), ao trade turístico e aos produtores, que são os propulsores da atração de turistas em Minas Gerais. Ao promover um evento, seja ele de negócios ou cultural, ou uma visita aos nossos parques e acolhermos bem quem aqui chega, também damos nossa contribuição. Minas está na moda e ganhando o Brasil e o mundo pela nossa mineiridade”, relata o secretário que é natural de São Gotardo no Alto Paranaíba.
Foto: Léo Bicalho – Secult-MG – Semana Santa em Minas
E não para por aqui, o relatório do Observatório do Turismo de Minas Gerais também traz outros dados importantes sobre o desempenho turístico do estado. No mês de fevereiro, segundo levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), foram registrados 4.936 pousos de aeronaves nos aeroportos mineiros, o que representa uma variação positiva de 6,4% em relação ao mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro e fevereiro, o número chega a 10.261, indicando um crescimento de 4,3% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Somente para o Minas Santa, foram mais de 90 novos voos oriundos de todo o país.
Ainda de acordo com a ANAC, entre janeiro e fevereiro deste ano, mais de um milhão de passageiros desembarcaram nos aeroportos mineiros. Em fevereiro, só o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, registrou um fluxo de 800.085 passageiros, crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. O Aeroporto de Confins é, hoje, o segundo mais movimentado do país, superado apenas por Guarulhos, em São Paulo. A Rodoviária de BH também apresentou alta na movimentação. Em março, 574.330 passageiros embarcaram e desembarcaram no terminal, variação positiva de 9,4% em relação ao mesmo período de 2023.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secult-MG
José Aparecido Ribeiro é jornalista e vice-presidente da Abrajet Nacional
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SEM LEVAR O TURISTA a sério, tá assim, IMAGINA o dia que todo mundo resolver investir no potencial turístico mineiro!?
A praça do Papa por exemplo, há anos está abandonada, NUNCA TEVE um posto de atendimento bilíngue a turistas!
ESGOTO da COcoPASA a céu aberto na PRAÇA 7, onde também não tem um ponto de apoio ao turista, nem com atendentes monoglotas!!!