Turismo não para de crescer em Minas Gerais. Será por acaso?

Minas foi o Estado que mais cresceu em atividade turística no Brasil de acordo com IBGE, em dois meses foram 19,7%, acima da média nacional

Foto: Acervo Secult – Governo de Minas 

Graças ao trabalho coordenado pelo secretário Leônidas Oliveira que comanda a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult, o estado tem se destacado no cenário do turismo nacional como o que mais cresceu mesmo com a pandemia. As atividades turísticas já voltaram aos patamares anteriores aos de fevereiro de 2020 e crescem a uma expressiva taxa de 19,7% em apenas dois meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (Índice de Atividades Turísticas).

Foto: Governo de Minas – Premiação queijo de Minas

Embora tenha sido o setor da economia mais afetado, a retomada vem surpreendendo em números, foi o que disse o Secretário Leônidas: “Trabalhamos com a perspectiva de alavancar o setor, pois entendemos que o turismo foi o mais afetado pela crise e o que mais tem potencial de geração de empregos neste momento. Tivemos a felicidade de receber prêmios e reconhecimentos internacionais que mostram um pouco do que somos para o mundo” destaca o secretário que tem sido procurado por prefeitos de dezenas de cidades para parcerias entre municípios com vocação turística e o Estado.

Destaque mundial como destino mais aconchegante e melhor vila turística

Foto: Prefeitura de Ouro Preto – Vila de São Bartolomeu

Minas foi destaque mundial como destino mais acolhedor (Lavras Novas) e melhor vila turística do mundo (São Bartolomeu) atrativos cujo destino comum já é consagrado, ambas distritos que pertencem a centenária Ouro Preto, Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecida pela UNESCO em 1980. O secretário destacou ainda as premiações que levaram o estado para o noticiário nacional e internacional com a vitória do queijo mineiro da “Canastra” em festival Frances.

Foto: Prefeitura de Ouro Preto – Lavras Novas

Na capital foram lançados projetos como o Circuito Liberdade, portal de entrada do estado de Minas Gerais cujo maior atração é o complexo de museus e casa de cultura, todos com programações gratuitas exibindo fotografia, concertos, exposição de artes e espetáculos. Aproveitando o embalo dos bons ventos a Secult lançou também o Plano da Cozinha Mineira como atrativo turístico com vieses culturais.

A cozinha mineira ganha as prateleiras de mercados emissores

A cozinha mineira é reconhecida dentro e fora do Brasil e conta um pouco da história do estado mediterrâneo, rico em diversidade culinária e temperos típicos que agradam a “gregos, troianos e gringos”. “A pandemia provocou no setor de alimentos e bebidas um golpe quase mortal e graças a essa interação e valorização da comida mineira por parte do governo estadual, os restaurantes estão conseguindo vencer a crise e retomar suas trajetórias”, relata o presidente da Abrasel Nacional, o mineiro Paulo Solmucci.

Foto: Acervo Abrasel – Paulo Solmucci – Presidente da Abrasel Nacional

Os projetos não param por aqui, foi por intermédio da incansável equipe comandada por Leônidas Oliveira e Milena Pedrosa, subsecretária de turismo, que a Itapemirim Transportes Aéreos fez o primeiro voo ligando o aeroporto Internacional de Guarulhos a Belo Horizonte no último dia 1º de julho, com desdobramentos para Brasilia e para o aeroporto internacional do galeão no Rio de Janeiro.

Além disso, a Secult e o governo de Minas costuraram um feito inédito e que vai fomentar o turismo no estado com a gigante dos transportes terrestres e aéreo, a Itapemirim. Além dos voos que ligam BH aos maiores mercados emissores de turistas nacionais, destaque para o projeto de conexão do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte com 42 importantes cidades do interior mineiro, todas elas com ramificações turísticas e significante abrangência.

Conexões entre modais facilita o deslocamento de turistas dentro do estado

Foto: Site Governo de Minas

Os confortáveis ônibus da Itapemirim receberão os passageiros em conexões sincronizadas no aeroporto deixando eles nas cidades destino, tudo isso com bilhetes únicos e despachos de bagagens na origem e destino. Leônidas destaca que este planejamento compartilhado envolvendo governo e iniciativa privada e começa surtir efeitos na retomada perene do turismo que é a menina dos olhos do Governador Zema.

Foto: Acervo Secult Sotero – Secretário Leônidas Oliveira e subsecretária Milena Pedrosa

Não é, portanto, por acaso o crescimento acima da média nacional. “Esta união de modais aéreo e terrestre, o Circuito Liberdade; as parcerias com a Policia Militar destacando Minas como o estado mais seguro para o turista do Brasil; o Projeto de Valorização da Cozinha, os projetos Minas para Minas, para o Brasil e o Mundo; os reconhecimentos como destino mais aconchegante do mundo e melhor vila turística; o incremento do turismo náutico em Furnas somam a hospitalidade e jeito mineiro de receber, tudo isto junto e misturado tem dado certo. O que fizemos foi organizar e divulgar”, encerra o secretário que é o responsável por uma revolução em curso no setor que mais tem gerado empregos em Minas Gerais, o de cultura e turismo.

Ele que está sempre repetindo: “É junto dos bão que a gente fica mió”. Vem pra Minas sô!

José Aparecido Ribeiro é jornalista e Presidente da Abrajet-MG

www.zeaparecido.com.br – WhatsApp: 31-99953-7945 – jaribeirobh@gmail.com

Este Blog necessita de anúncios e doações para sua manutenção. Colabore!

By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias relacionadas