TV´s instaladas em veículos de aplicativos permitem interatividade e já atingem 70 milhões de consumidores

Lançada em 2018, por  empresário Mineiros, entre eles Herbet Viana, a Zanzar une anúncios interativos e tecnologia como ferramenta de promoção e marketing com resultados expressivos

Foto: Divulgação Zanzar – Engenharia de Comunicação

Instaladas atrás de bancos dianteiros do passageiro e do carona, as TV´s interativas são uma ferramenta de divulgação e promoção de produtos, serviços e marcas que ganham cada vez mais espaço com o crescimento da preferência pelos veículos por aplicativos que explodiram no mundo inteiro. Enquanto desloca, o passageiro é convidado instintivamente a interagir com o monitor à sua frente. Usou uma vez, a tendência é repetir sempre ao acessar o Uber, ou veículos de aplicativos do gênero.

O nome disso é (Out of Home) e se refere a todo tipo de mídia externa veiculada em ambiente urbano, como outdoors, paines digitais, LEDs, empenas, monitores e totens. No Brasil a mídia OOH está entre os que mais cresceram junto com a internet. A segunda, que no ano passado faturou R$ 3,6 bilhões, passou para R$ 4,4 bilhões no período de 2022. Já o OOH, um dos setores mais afetados pela pandemia, passou de R$ 992 milhões para R$ 1,4 bilhões, segundo dados do Cenp-Meios.

Pensando neste filão o ex executivo da Localiza Rent a Car, Herbert Viana, se uniu a mais 4 parceiros e juntos correram na frente para faturar alto com a ideia que é sucesso em varias partes do mundo. O Blog conversou com Herbert: “Antigamente, víamos grandes outdoors espalhados e aquilo chamava nossa atenção. Mas o mundo evoluiu e hoje focamos muito mais no digital, com as empresas investindo rios de dinheiro para encontrarem a melhor maneira de captar seus clientes”, explica Herbert Viana, CEO e cofundador da Adtech Zanzar, startup que explora o mercado de DOOH.

Na verdade, a Zanzar surgiu para trazer mais uma “letra” para essa sigla: “o “i” traz em seu conceito a ideia de interatividade, formando o iDOOH”, é o que chama atenção o ex executivo que escolheu uma vida mais leve depois de passar vários anos servindo uma das maiores Locadora de automóveis da América Latina, e que resolveu apostar em uma nova forma de unir anúncios com interatividade fundando a Adtech.

Herbert Viana, “que não é o cantor dos Paralamas do Sucesso”, mas que junto dos parceiros Alysson Alves, Luiz Filipe Gana, Rodrigo Longuinho e Andrien Duarte, está fazendo sucesso, lembra que os anunciantes podem expor seus produtos ou serviços por meio de Vídeo, iBanner, Banner, e Branded Content. Isso tudo através de uma mídia digital de alta qualidade com possibilidade de interatividade (código promocional, QR Code, HTML customizado), geolocalização, além de programação por dia e horário e conteúdo em alta resolução (HD), com áudio e possibilidade de alteração on-line em tempo real.

Foto: Reprodução Facebook Zanzar

O passageiro entra no carro e, normalmente, já acessa o celular. Ao ver uma tela interativa, a chance dele querer interagir é muito grande, pois o nosso conteúdo é desenvolvido para atrair essa atenção e levá-lo a reparar no nosso anunciante”, explica o CEO da Zanzar. Isso acontece por gamificação, por vídeos virais ou mesmo informações importantes, e ele acrescenta: “Por exemplo, se a pessoa está perto de um aeroporto, é possível acessar o canal de serviços na opção voos, conectado on-line com o sistema da Infraero e ver o status de partidas e chegadas daquele aeroporto”, relata.

Como surgiu a Zanzar

Tudo começou depois de um ano sabático ao deixar uma carreira de sucesso em uma das maiores empresas do país, por opção e em busca de qualidade de vida. Em 2018, vivendo na capital mineira, e não abrindo mão do convívio com a família e da vida menos aceleradas que o emprego exigia, Herbet Vianna abriu em parceria com mais 4 parceiros, uma startup e foi à luta. No inicio foram 50 veículos de aplicativos com as telas, mas hoje, depois de uma pandemia que parou o planeta e exigiu resiliência, ele comemora sua ideia circulando em mais de seis mil telas, tendo São Paulo como grande vitrine e mercado.

E os números não param de mostrar que Herbert acertou na mosca ao apostar na Zanzar, são mais de 5.500 carros na capital paulista, que geram, pasmem, 2, 7 milhões de corridas ao mês, impactando diretamente cerca de 6 milhões passageiros mês, ou 70 milhões de consumidores ao ano. Em Belo Horizonte, são cerca de 600 carros, 300 mil corridas, e 5 milhões de pessoas impactadas.

A empresa tem uma série de cases com clientes grandes que enxergam neste produto inovador de comunicação, grandes oportunidades de negócios. “A forma como esse mercado pode ser escalado é gigantesca, e nós, da Zanzar, estamos sempre buscando posições estratégicas para ser uma das líderes desse ramo”, encerra o CEO da Zanzar, Herbert Viana que não é o do Paralamas.

Saiba mais em: https://zanzar.com.br/

Mais informações sobre o produto e fora do Brasil:

https://www.statista.com/outlook/amo/advertising/out-of-home-advertising/digital-out-of-home-advertising/europe

https://www.statista.com/statistics/278042/dooh-spending-in-the-us/

O Blog foi provocado pela Engenharia de Comunicação.

José Aparecido Ribeiro é jornalista

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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