Universidades que formam militantes doutrinados, autômatos e incapazes de fazer leitura crítica da realidade

As Universidades Federais não estão jogadas às moscas, mas aos capirotos! (Veja os vídeos ao final)

Foto: Jornalista Alexandre Siqueira

POR: Alexandre Siqueira – Jornalista e articulista

“A educação virou ferramenta de manobra ideológica nas mãos de políticos, não é difícil constatar na medida que estes mesmos políticos migraram seus “investimentos” das mídias de comunicação (canais de televisão, rádios, jornais e outros) para as escolas e faculdades.

A massificação de capital eleitoral não tem a mesma dinâmica e fluidez que os meios de comunicação oferecem, mas, por outro lado, “trabalhar” com as mentes de alunos tem uma força temporal e doutrinária que os compensa. Ou seja, um longo tempo cativando, doutrinando e amestrando as mentes, desde a escola fundamental até as universidades, forma um bolo gigante de cidadãos autômatos. É assim que eles chegarão ao mercado de “trabalho” repetindo mantras incutidos.

Essa atuação política, pelo reverso, nos remete aos textos do professor José Carlos Bortoloti, que tem como marca das chamadas de seus artigos, colunas ou posts nas redes sociais, o eloquente e sábio #PensarNaoDoi. E não dói mesmo! Só que essa massa doutrinada pelas ideologias, não percebe isso, e sem entender a realidade à sua volta, deixam que outros pensem por eles. E seguem o caminho pré estabelecido pelos doutrinadores.

Foto: Montagem – Alexandre Siqueira

Mas uma pertinente e cuidadosa observação, faz ver que uma quadrilha de intelectuais,foi ainda mais fundo nessa formação de delinquência. Uma forma mais do que perversa começou a tomar conta das instituições educacionais. Trata-se aqui, neste contexto, da esquerda doutrinária brasileira que é sorrateira e perversa.

Eles não pouparam esforços e recursos para aparelhar a educação, desde as escolas fundamentais até as universidades, repito. E quando chegaram ao poder, desde a eleição do socialista Fernando Henrique Cardoso, até as instituições governamentais ficaram à mercê do sistema.

Hoje, décadas se passaram e assistimos a um corpo docente,  completamente comprometidos com as causas esquerdistas. As universidades, que deveriam ser templos do saber, foram desvirtuadas! E o que dizer do corpo discente? Imagens são esclarecedoras… Questionamos se realmente é uma universidade ou alguma sala de lavagem cerebral.

Sim, senhoras e senhores… Essas imagens, e mensagens, são em universidades!

Foto: Gazeta do Povo

Ao governo federal, em última instância, tem restado o custeio e o financiamento de todo o sistema. Há quem discuta a interpretação deste artigo no tocante às questões de sua autonomia, mas o certo é alterar no campo legislativo, e isso apenas o Congresso Nacional pode fazer, via PEC (Proposta de Emenda Constitucional).

Mas o sistema é forte, e nossos nobres parlamentares buscam mudar uma questão que causa polêmica. Está em discussão na Câmara dos Deputados a alteração do artigo 206 da Constituição Federal que reza a gratuidade nas Universidades Federais, passando a cobrar daqueles que “podem pagar”. Não vou entrar no mérito, mas posso abrir meu ponto de vista – “Essa PEC elimina a essência da criação das Universidades Federais.”

Enquanto isso, a tal autonomia das universidades geram denúncias de toda ordem. A começar pela escolha do reitor, e sua famosa e desalmada lista tríplice, passando pelas licitações e gastos livres, militância política e politicagens, além da permissividade para comportamentos e atividades criminosas dentro de campus universitários.

E mais uma vez recorro a um professor que luta pelas reformas administrativas nas universidades, para clarear as coisas. Trata-se do professor Mauro Rosa, que trabalha na UFRJ, dono de um currículo com 32 anos como professor, sendo 14 deles em universidades. Por conta dos desmandos que ocorrem dentro destas instituições, o professor sofre com discriminação, assédio moral, perseguição, processos administrativos, enfim, até ameaças de morte.

Com propostas sólidas para reformas nas universidades, via legislativo, defino como prioridade a ideia do professor em abrir uma frente parlamentar para levar as propostas para discussão dentro do Congresso Nacional. Portanto, senhores pré-candidatos ao senado e à Câmara dos Deputados, a exemplo do próprio professor, atenção a esta importante pauta.

E alunos que divergem das condutas e discursos reinantes também sofrem, e apresento aqui o vídeo em que o professor Mauro Rosa conversa com um aluno da USP, Wesley Caíque. E como aconteceu com o Wesley, muitos outros alunos passam por esse verdadeiro martírio em sua formação acadêmica.

Assista ao vídeo:

https://www.instagram.com/tv/Cd68aEzhqfn/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Publico, ainda, uma live entre o professor Mauro Rosa e o deputado estadual Bruno Engler do PL/MG, onde abordam exatamente esse tema das universidades.”

https://youtu.be/MERfanzNZD8

Alexandre Siqueira é articulista no Blog

José Aparecido Ribeiro é editor do Conexão Minas

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By zeaparecido

José Aparecido Ribeiro é Jornalista, Bacharel em Turismo, Licenciado em Filosofia e MBA em Marketing - Pós Graduado em Gestão de Recurso de Defesa

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